Motivações por trás de pedido do Egito por ação na Líbia

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. Além disso, agora temos uma parceira, a Editora Unesp.

Motivações por trás de pedido do Egito por ação na Líbia vão muito além de morte de cristãos

Por trás da retórica da retaliação, ofensiva contra jihadistas na Líbia esconde articulação com bloco árabe e recado à Irmandade Muçulmana no próprio Egito

Na última semana, a Força Aérea do Egito realizou diversos ataques contra o autointitulado EI (Estado Islâmico), na Líbia. As missões tiveram como alvo as posições do grupo nas cidades de Sirte e de Derna. Os ataques foram realizados, em parte, como reação à captura e decapitação de 21 cristãos coptas egípcios. Após os ataques, o EI supostamente capturou mais 30 cidadãos egípcios, também em retaliação, tendo como objetivo ou busca de negociações de resgate ou mais atitudes violentas de impacto midiático. O rapto e execução de egípcios, entretanto, não é suficiente para explicar o envolvimento do país no conflito. A necessidade de retaliação pode ter sido o estopim, mas as motivações egípcias vão além, incluindo aspectos geopolíticos e de política doméstica do país.

Para ler o restante da coluna desse autor, vá ao Opera Mundi, onde ela foi publicada.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

 

 

 


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.