Xadrez Dominical – Centenário da trégua de Natal

Caros leitores, vamos ao último Xadrez Dominical do ano. O Xadrez Verbal entrará em um pequeno recesso de 23 de dezembro de 2014 até Cinco de janeiro de 2015. As redes sociais continuarão na ativa e, claro, em caso de uma grande novidade, voltaremos em caráter excepcional. Em 2013, o Xadrez Dominical da época foi sobre o Natal, generalizando. O desse ano será mais específico. Celebramos o centenário da trégua de Natal (Christmas truce em inglês, Weihnachtsfrieden em alemão, Trêve de Noël em francês); no Natal de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, soldados ingleses, franceses e alemães saíram de suas trincheiras e confraternizaram. Recolheram feridos, enterraram seus mortos dignamente, trocaram cigarros e souvenires, conversaram, em alguns pontos comeram juntos e disputaram algumas partidas de futebol na terra de ninguém, o espaço de mortandade entre as trincheiras inimigas. O evento é bem celebrado e estão previstas várias comemorações neste centenário. Vamos ao Xadrez Dominical do Centenário da trégua de Natal.

A primeira dica é um filme já presente por aqui. Feliz Natal é um filme francês de 2005, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme segue um francês, um alemão e um escocês durante a guerra e a Trégua de Natal, com vários atores conhecidos do cinema europeu, como Daniel Brühl e Diane Kruger. E, ao contrário das produções hollywodianas, segue o padrão europeu de: o mundo inteiro não fala inglês, cada personagem comunica-se em seu idioma.

joyeux-noel-original

Sinopse do AdoroCinema: Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.

Trailer

A segunda dica é um videoclipe. No clipe da música Pipes of Peace, de Paul McCartney, lançada em 1983, é feita uma representação da Trégua.

A terceira dica é uma série. Especificamente, um episódio de uma série. Blackadder Goes Forth, da BBC inglesa, estrelando Mr. Bean, menos conhecido como Rowan Atkinson. Essa é a quarta temporada de Blackadder, personagem-título da série que satiriza diversos momentos históricos. No último episódio, Edmund Blackadder está na trégua de Natal; um dos principais coadjuvantes da série é interpretado por Hugh Laurie, o Dr. House. Na verdade, recomendo todas as temporadas, especialmente se você aprecia o humor britânico.

Trecho

A quarta dica é outro filme. Oh! Que Bela Guerra!, de 1969, é um filme musical com clara mensagem anti-guerra, dirigido por Lorde Richard Attenborough, que ganhou dois Oscar como diretor e produtor de Gandhi. E a Trégua de Natal é o episódio perfeito para satirizar a guerra e escancarar sua estupidez.

guerra

Sinopse do e-Pipoca: Adaptação da peça de teatro escrita em 1963, este musical dirigido por Sir Richard Attenborough é ambientado durante a Primeira Guerra Mundial e trata de maneira irônica a forma como a europa lidou com o evento. Toda a narrativa é construída a partir de canções da época da guerra, mas aqui utilizadas para ridicularizar e fazer graça dos acontecimentos. Como aquele em que soldados ingleses e alemães interrompem a artilharia para comemorar o natal… juntos, na maior animação, fazendo das trincheiras um palco de música e dança.

Trailer

A quinta e última dica é um documentário, para não faltar. Da década de 1980, ou seja, com depoimentos dos últimos veteranos ainda vivos na época (o último combatente da Primeira Guerra Mundial morreu em 2012, aos 110 anos). Peace in No Mans Land – The Christmas Truce (Paz na Terra de Ninguém – A Trégua de Natal), produzido pela BBC inglesa. Vale assistir.

Na íntegra e no idioma original

O centenário está sendo muito celebrado na Europa, especialmente no Reino Unido e na Alemanha. Um jogo de futebol beneficente reconstruindo o evento será realizado na Alemanha; a UEFA, entidade do futebol europeu, fez uma série de materiais relativos ao evento e, no Reino Unido, um campeonato escolar de futebol será realizado retratando a Trégua.

Dois descendentes de veteranos inauguram, vestidos à caráter, um monumento que homenageia a Trégua de Natal.

Dois descendentes de veteranos inauguram, vestidos à caráter, um monumento que homenageia a Trégua de Natal.

E qual a menção do post de hoje? Nessa semana tivemos também o aniversário de vinte e cinco anos da invasão dos EUA ao Panamá. A chamada Operação Justa Causa já foi tema de vídeo no canal do Xadrez Verbal e também é tema de um documentário que ganhou o Oscar. The Panama Decepction (A fraude do Panamá) analisa o papel da mídia durante a invasão.

Documentário na íntegra e no idioma original

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s