Oito de Dezembro, a morte e a música

Caros leitores, hoje é o aniversário de vinte e anos (já?) da morte de Tom Jobim, um dos principais nomes da História da música brasileira. Sendo assim, deixo duas dicas para esse dia, um mini Xadrez Dominical.

tomjobim

A primeira é sua entrevista no programa da TV Cultura Roda Viva, na integra, pouco mais de um ano antes de sua morte.

A segunda é o documentário revolucionário A Música segundo Tom Jobim, feito de acordo com a frase de Jobim: “só a linguagem musical basta”.

Oito de Dezembro é também o aniversário da morte de John Lennon (trinta e quatro anos atrás), que já foi tratado aqui, em uma discussão sobre a construção do mito, escondendo suas eventuais falhas; no caso, o “mito Lennon” é claro.

Finalmente, hoje também é o aniversário de dez anos da morte de Dimebag Darrel, fundador da banda Pantera e um dos caras mais criativos das últimas décadas. Darrel foi assassinado em pleno palco. Deixo com vocês a íntegra do álbum que impulsionou o Pantera, Vulgar display of power

Sem dúvida, uma mistura eclética, complicada, que só um desses grandes acasos da História poderia proporcionar. Não importa seu estilo musical, ele foi influenciado por alguém que se foi no dia Oito de Dezembro.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s