Centenário de Lina Bo Bardi

Caros leitores, uma dica tranquila nessa Sexta-feira. Hoje comemora-se o centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Algumas de suas principais obras são o SESC Pompéia (Pompéia sempre terá acento aqui nesse blog, já avisei), que ilustra o post, conjunto de prédios com vinte e uma passarelas suspensas, além de reaproveitar diversos galpões fabris; o Teatro Oficina e, sua obra mais famosa, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, que ilustra o doodle do Google de hoje.
Então, fica a dica do documentário que leva o nome da arquiteta, de 1993, dirigido por Aurélio Michilis, com participações de Caetano Veloso, Darcy Ribeiro, Marcelo Ferraz, Marcelo Suzuki, Maria Bethânia e José Celso Martinez Corrêa, além de trechos de entrevistas com a própria Lina. Espero que gostem.
A foto das passarelas do SESC que ilustra o post foi retirada desse texto, que contém várias outras fotos, do blog Teoria e Crítica da Arquitetura – 13ª turma de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. Vale a visita.
*****
Filipe Figueiredo, 28 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
*****
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
*****
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Pingback: Resumo da Semana – 30/11 a 06/12 | Xadrez Verbal