Centenário de Lina Bo Bardi

Caros leitores, uma dica tranquila nessa Sexta-feira. Hoje comemora-se o centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Algumas de suas principais obras são o SESC Pompéia (Pompéia sempre terá acento aqui nesse blog, já avisei), que ilustra o post, conjunto de prédios com vinte e uma passarelas suspensas, além de reaproveitar diversos galpões fabris; o Teatro Oficina e, sua obra mais famosa, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, que ilustra o doodle do Google de hoje.

27176640

O MASP, visto do alto, além da perspectiva da Avenida.

Então, fica a dica do documentário que leva o nome da arquiteta, de 1993, dirigido por Aurélio Michilis, com participações de Caetano Veloso, Darcy Ribeiro, Marcelo Ferraz, Marcelo Suzuki, Maria Bethânia e José Celso Martinez Corrêa, além de trechos de entrevistas com a própria Lina. Espero que gostem.

 

A foto das passarelas do SESC que ilustra o post foi retirada desse texto, que contém várias outras fotos, do blog Teoria e Crítica da Arquitetura – 13ª turma de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. Vale a visita.

*****

assinaturaFilipe Figueiredo, 28 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

 

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s