Dia Mundial da Saúde Mental

Caros leitores, o post de hoje é um pouco diferente. Não será sobre política em suas variadas formas ou sobre História. Soa piegas, mas é um tema importantíssimo: hoje, dia Dez de Outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental. O dia, marcado desde 1992, é uma iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental.

O propósito da data é divulgar informações, conscientizar e lembrar as pessoas sobre a importância do tema e suas variações. Depressão, esquizofrenia, transtornos de bipolaridade, transtornos afetivos, distúrbio de ansiedade. A necessidade de conscientização é explícita nos atos cotidianos de desmerecimento ou falta de compreensão para com pessoas que sofrem com algum desses problemas. Isso é expresso, de forma direta e simples, nessa tirinha, que, infelizmente, não sei o autor (para dar o devido crédito)

depressao

No caso brasileiro, temos dois índices preocupantes. A maior cidade do país, São Paulo, foi indicada pela OMS como a metrópole com maior índice de distúrbios mentais do mundo. Quase 30% dos paulistanos, ou residentes, possui algum distúrbio. Outro índice grave é que o número de suicídios entre os jovens está aumentando no Brasil. Um crescimento de 30% em vinte e cinco anos.

Essas informações, e algumas outras, você pode encontrar no Xadrez Verbal Vídeo produzido quando da morte do humorista Fausto Fanti. O comediante, conhecido pelo grupo Hermes e Renato, se suicidou, muito provavelmente em decorrência de uma depressão não tratada. Talvez, sequer diagnosticada. E aí entra a importância de uma data com essa: a necessidade de autoavaliação e de combate ao preconceito, que faz com que muita gente não procure a ajuda necessária.

O vídeo está aqui embaixo. Você pode acessar o site da Federação Mundial de Saúde Mental para entrar em contato. O site está em inglês, não achei uma representação brasileira deles. Caso algum dos leitores conheça, por favor, comente, seja aqui no post ou em alguma das redes sociais.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s