Xadrez Dominical – Dia do Nutricionista

Caros leitores, hoje, dia 31 de Agosto, é o Dia do Nutricionista no Brasil. Como a efeméride coincidiu exatamente com o Domingo, nada mais apropriado que um Xadrez Dominical sobre Nutrição. Como os aspectos científicos e técnicos da profissão são um tanto quanto específicos, elenquei cinco dicas que podem muito bem serem desfrutadas pelo público geral, mas sem desvalorizar ou banalizar o conhecimento nutricional; por isso, não espere aqui a repetição da vulgarização tão presente nas bancas de jornal brasileiras, com dietas milagrosas ou dicas infalíveis de alimentação, com a estética como única finalidade.

alimentacao

A primeira dica é um documentário brasileiro. Muito Além do Peso, da diretora Estela Renner, trata da epidemia de obesidade infantil no Brasil. Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. O documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também em outros países, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Você pode assistir o documentário na íntegra no player abaixo ou baixar, em alta resolução e de graça, no site oficial do documentário

.

A segunda dica é outro documentário, bem conhecido. Super Size Me, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock. Embora tenha algumas “falhas metodológicas”, a abordagem do filme é direta e reta: para analisar a cultura do fast food, sua influência e consequências, o diretor decide se alimentar apenas no McDonald’s por um mês, fazendo todas as refeições nos restaurantes da rede.

Você pode assistir o documentário na íntegra, legendado, no player abaixo.

A terceira dica é de leitura. Uma leitura bem completa, diga-se. História da Alimentação, de Massimo Montanari e Jean Louis Flandrin. É um livro grande, para ser lido em doses, que analisa especialmente os papéis culturais da alimentação.

A quarta dica também é um documentário. Alimentos S/A, dirigido por Robert Kenner, analisa a indústria alimentícia dos EUA, controlada por grandes conglomerados que, muitas vezes, dominam todo um segmento do mercado. Foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2010.

Você pode assistir o documentário na íntegra, legendado, no player abaixo.

Um dos participantes do documentário Alimentos S/A é o escritor Michael Pollan, autor do livro que é a quinta e última dica. Em Defesa da Comida foca principalmente contra o pensamento retratado na introdução desse post, a ideia de dietas milagrosas, de alimentos “proibidos”, que a alimentação deve ser uma mera ferramenta. Pollan expõe uma defesa da alimentação como um prazer e como completa, a saúde sendo uma consequência de uma alimentação equilibrada.

Além das cinco dicas, a menção do post de hoje vai para o autor Truman Capote, cuja morte fez trinta anos nessa semana, no dia 25 de Agosto. Capote morreu de câncer no fígado, decorrente de seus anos de abuso de diversos tipos de drogas. Capote escreveu diversas obras, mas a recomendação aqui será de sua cinebiografia, Capote, de 2005, pela qual Philip Seymour Hoffman venceu diversos prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Ator, por sua representação do escritor.

Trailer

Philip Seymour Hoffman foi tema de um Xadrez Dominical aqui, junto com Max Schell, quando de sua prematura morte.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

3 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s