Xadrez Dominical – Emiliano Zapata

Caros leitores, nessa última semana, no dia Oito de Agosto, o revolucionário mexicano Emiliano Zapata teria feito cento e trinta e cinco anos; obviamente, dado que isso seria impossível, fiquemos apenas com a marca mais que centenária. Zapata foi o principal líder camponês da Revolução Mexicana de 1910, que derrubou o ditador Porfírio Diaz e cujos efeitos estão presentes na sociedade mexicana até hoje, assim como o zapatismo, conjunto de ideias derivado da atuação revolucionária de Zapata. Emiliano Zapata foi assassinado em 1919, numa emboscada das forças do rival Venustiano Carranza. Com algumas dicas para o leitor que quiser saber mais sobre essa figura histórica, vamos ao Xadrez Dominical sobre Emiliano Zapata.

A primeira dica é um filme, o principal filme do tema. Viva Zapata!, de 1952, com Marlon Brando e Anthony Quinn, que venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante como Eufemio Zapata. O filme ainda foi indicado a mais quatro Oscar. Embora seja em inglês e em espanhol, o filme é uma produção alemã.

 

Sinopse do AdoroCinema: Em 1909, no México, um grupo de lavradores vai até o presidente, afirmando que suas terras foram roubadas, e um deles deixa claro que o governo não pretende fazer nada por eles. Este lavrador acaba se tornando um guerrilheiro, que por vários anos teve importância política na vida do país.

A segunda dica é musical. A banda Rage Against the Machine, dos EUA, faz diversas referências ao zapatismo e a Zapata em suas músicas e no seu ativismo político. Seu disco ao vivo, Battle of Mexico City, é um exemplo disso, assim como a música Calm Like a Bomb

 

A terceira dica é um documentário. Um Lugar Chamado Chiapas, da canadense Nettie Wild, é um documentário em primeira pessoa, filmado pela própria documentarista, nos locais. Chiapas é uma província mexicana controlada pelo  Ejército Zapatista de Liberación Nacional (EZLN), comandada pelo Subcomandante Marcos, figura política conhecida. O levante zapatista se deu em 1994, contra a crise econômica mexicana derivada da dolarização atrelada ao NAFTA; a maioria dos seus componentes são indígenas da etnia maia. O documentário venceu o Genie Awards, o “Oscar Canadense”.

A_Place_Called_Chiapas_VideoCover

 

Documentário na íntegra e legendado

 

A quarta dica é artística. Um dos maiores artistas plásticos mexicanos, Diego Rivera, marido de Frida Kahlo, pintou diversos murais com a temática da Revolução Mexicana. O leitor pode acessar a obra dele, biografia e imagens no site do Museu Virtual Diego Rivera.

Diego_Rivera_mural_featuring_Emiliano_Zapata

 

A quinta e última dica é cultural, num sentido mais amplo. No México existe a Ruta Zapata (Caminho de Zapata), em Morelos, terra natal do revolucionário. Locais que podem ser visitados, como sua casa, além de museus e monumentos. O leitor pode ver fotos e vídeos, além de outras informações, no site da Ruta Zapata na agência governamental de turismo do México.

A menção do post de hoje é outro aniversário do século XIX; hoje, dia Dez de Agosto, faz cento e cinquenta anos da Guerra do Uruguai, ou Guerra contra Aguirre, quando o Império do Brasil interviu na disputa política interna do Uruguai e colocou o Partido Colorado no poder. O conflito é parte da presença brasileira na região no Rio da Prata no século XIX e fator decisivo para a Guerra do Paraguai, o maior conflito da América do Sul. Uma maneira rápida, fácil e de boa qualidade para compreender o período é ler os dois primeiros capítulos do livro O Brasil no Rio da Prata (1822-1994), de Francisco Doratioto, autor do livro Maldita Guerra, maior obra sobre a Guerra do Paraguai.

Siege_of_Paysandu_04

O livro é editado pela Fundação Alexandre de Gusmão e pode ser comprado por dez reais ou baixado, legalmente e de forma gratuita, no site da FUNAG. 

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s