Xadrez Dominical – Natal

Caros leitores,

Repito o que disse no último Xadrez Dominical: as últimas semanas tem sido de muita correria, por isso o pouco movimento aqui. Peço desculpas e tentarei remediar em breve. Ou no ano que vem.

Que outro tema para um Xadrez Dominical num dia 22 de Dezembro que não o Natal?

Tentarei fugir um pouco dos chavões e clichês da cultura do período, como trilha sonora da Simone e filme especial da Xuxa. Todos sabem que basicamente todas as séries, seriados e programas de TV têm especiais de Natal. Seria impossível citar todos por aqui, então, me focarei nos filmes.

Acho que já falei desse filme por aqui antes: Feliz Natal é a história da trégua de Natal no final de 1914, nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, e segue as histórias de um soldado escocês, um soldado alemão e um soldado francês.

20395678Los Angeles – Cidade Proibida não é exatamente um filme natalino, mas parte dele se passa durante o Natal e é um baita filme, o que já são motivos suficientes para estar aqui. Um thriller de primeira e que estourou a carreira de Russel Crowe. Fanny e Alexander é um filme do patrono do blog, Ingmar Bergman, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, sobre uma família no início do século XX.

Homenageando o recém-falecido Peter O´Toole, cito O Leão no Inverno, vencedor de três Oscar (e indicado para outros quatro, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator), que se passa no Natal de 1183, quando o Rei Henrique II da Inglaterra decidirá seu sucessor. Finalmente, uma obra-prima do cinema, do maior grupo de comédia de todos os tempos, ligada de forma intrínseca ao feriado e sua comemoração religiosa: A Vida de Brian.

Música. Novamente, fugindo do clichê, recomendo a banda de rock progressivo Trans-Siberian Orchestra, que tem uma trilogia de rock operas natalinas: Christmas Eve and Other Stories, The Christmas Attic e The Lost Christmas Eve (mas meu disco preferido da banda é Beethoven´s Last Night). Uma roupagem diferente para as diversas músicas clássicas de Natal, com outros elementos.

tsoaca

Livros. O clássico sobre o Natal é Um Conto de Natal, de Charles Dickens, que é editado pela L&PM como livro de bolso e como quadrinho. E, falando em quadrinho, encerro essa lista com um outro quadrinho inspirado pelo Conto de Natal de Dickens. Batman: Noël.

Gostaram? Não gostaram? Mais dicas? Comente.

*****

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s