Dia da Bandeira

Caros leitores,

Como devem saber, hoje é celebrado o Dia da Bandeira. O motivo da data se dá por ser o dia em que o quarto decreto republicano entrou em vigor, justamente o decreto que instaurava a nova bandeira. Por algumas semanas ainda, haveriam diversas bandeiras e versões em uso, sem uma padronização.

Aproveito a data e resgato um texto dos primeiros dias desse blog, de 21 de Junho de 2013, que fala justamente dessa falta de padronização na bandeira, e o simbolismo político incorporado na flâmula e nas cores usadas : A estrela vermelha na bandeira brasileira.

Arte representando como seria a bandeira hasteada no Cruzador Alte. Barroso

Arte representando como seria a bandeira hasteada no Cruzador Alte. Barroso

Além disso, já que nos últimos dias discutiu-se muito sobre racismo (e o tema retornará) aqui no blog, uma curiosidade: existiram projetos para uma bandeira republicana que rompesse totalmente com o passado monárquico do país, e alguns desses projetos, apropriando-se da ideia de von Martius sobre a identidade racial brasileira (europeus brancos, indígenas vermelhos e africanos negros), usavam as cores branco, vermelho e negro. O Barão do Rio Branco teria esboçado uma bandeira nesses moldes, assim como Júlio Ribeiro, que desenhou, objetivando como bandeira nacional, a bandeira que tornaria-se a bandeira do estado de São Paulo.

*****

Como sempre, comentários são bem-vindos.

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s