Prestação de contas, o futuro e um puxão de orelha

Caros leitores,

Os últimos dias foram um pouco parados aqui no Xadrez Verbal. Peço desculpas, mas foram por razões justificáveis.

Mesmo não sendo a melhor das semanas, comemoremos quatro meses de Xadrez Verbal!

Cena de O Sétimo Selo.

Cena de O Sétimo Selo.

Como eu disse na semana passada, parte desse novo passo foi garantir o endereço do blog. Agora, uma pequena prestação de contas desses meses de blog.

Foram 109 posts, visualizados 9.525 vezes, numa média de 77 visualizações por dia. 228 comentários (excetuados as minhas respostas), com um total de 243 seguidores em todas as plataformas.

Desses 9.525 acessos, cerca de um terço foi na página inicial, ou seja, não é possível saber qual, ou quais, posts foram visualizados. Mas o post singular que foi mais visualizado foi o sobre as declarações de Maristela Basso sobre a Bolívia, com 844 visualizações. O segundo mais visualizado foi o sobre a polêmica envolvendo Joaquim Barbosa.

Tais acessos foram de 52 países diferentes. Obviamente, o país com mais acessos é o Brasil; depois, na ordem, estão EUA, França e Portugal. Países com apenas um acesso variam dentre Armênia, Eslovênia, Lituânia, Etiópia, Cabo Verde, e alguns outros.

Compartilho tudo isso com vocês, primeiro, pois são vocês que fazem parte disso, que possibilitam esses números. Segundo, pois é dos aspectos mais legais de ter o blog. É meio doido até pensar que algo que eu escrevi foi lido na Etiópia, ou que cinquenta dos acessos do blog são de Moçambique, ou mais de cem em Portugal ou EUA. Pessoas que nunca vi, provavelmente nunca verei, de lugares que muitas vezes nunca sequer mencionei aqui.

Pessoalmente, estou feliz com esses números. O blog começou sem pretensão alguma, mais como um exercício e um hobby pessoal. Um blog recém-nascido, particular, de um “zé ninguém”, sem estar em um grande portal ou escrito por um nome ilustre, ter quase 10 mil visualizações é bem legal, e é graças à vocês, que divulgam, compartilham, comentam, incentivam.

E aí, uma pequena cobrança. Como tenho acesso aos números que postei aqui, vocês não fazem ideia da diferença que faz um compartilhamento, por exemplo. Nesse “boca a boca” da internet, recomendar o blog para um amigo ou postar no Facebook ou no Twitter, gera um novo fluxo de visitantes de forma impressionante. Então, peço que, quando puderem, compartilhem, divulguem, essas coisas. Faz uma diferença enorme.

Finalmente, podem comentar mais. As pessoas que me conhecem muitas vezes me procuram diretamente para comentar e discutir; ok, é válido, mas todos os visitantes, de qualquer um daqueles 52 países, é mais que bem vindo para comentar, debater, me contradizer, contrapor ideias, etc. Respondo todos os comentários.

Novamente, o meu muito obrigado a todos vocês que colaboram para a construção desse espaço de debate, análise, política, cultura e bobagens. Tenho algumas ideias e projetos para o blog e, em breve, espero iniciar com as novidades e aumentar minha dedicação ao espaço.

Um abraço a todos vocês

Filipe Figueiredo

*****

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial.

Anúncios

7 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s