Xadrez Dominical (4) – Revolução Francesa

Caros Leitores

Primeiro, o blogueiro pede desculpas pela semana atribulada. Além do feriado no início da semana, não estive muito bem na sexta-feira, por isso a ausência de posts. Avisei no Facebook (caso não siga o blog lá, só clicar na barra à sua direita), mas, como nem todos devem ter visto, peço desculpas.

Pois bem, 14 de Julho! Dois aniversários importantes hoje. O vigésimo nono aniversário da Associação Atlética Acadêmica Oswald de Andrade e o 224º aniversário da queda da Bastilha, considerada a data comemorativa da Revolução Francesa.

Então, o Xadrez Dominical de hoje é justamente sobre a Revolução Francesa. Esse é um assunto complicado de abordar; existem tantas referências que, primeiro, impossível conhecer todas. Segundo, separar o joio do trigo. Terceiro, infelizmente, ainda falta um bom filme contemporâneo sobre o tema. Mas, o blogueiro tentará recomendar algumas coisas.

Primeiro, livros. Se o leitor quiser um “romance histórico”, uma obra que costure a História usando da ficção, sugiro os livros de Max Gallo, publicados pela LP&M Pocket. São livros extensos, mesmo em edição de bolso, mas de leitura fácil. Um livro, historiográfico, introdutório é A Revolução Francesa Explicada À Minha Neta, publicado pela Unesp. Além de didático (como o título deixa claro, de forma humorada), faz algumas analogias contemporâneas interessantes. Resumidamente, já que o blogueiro não é nenhum especialista no tema, caso o leitor queira uma obra historiográfica que aborde o tema, sugiro Era das Revoluções, de Eric Hobsbawm, que trata não apenas da Revolução Francesa (caso queira apenas o capítulo sobre a revolução, ele é publicado em separado, formato de bolso). Finalmente, uma das leituras mais interessantes que fiz na faculdade foi a dos Discursos e Relatórios na Convenção, de Robespierre. É uma leitura mais demorada, mas que te envolve demais, exatamente por ser uma fonte primária; são os protagonistas daqueles eventos e suas palavras.

Documentários, infelizmente, não posso escrever no plural. Conheço apenas um, e é bem interessante, com filósofos e cientistas políticos, como Slavoj Zizek, discutindo o legado de Robespierre. Terror! Robespierre and the French Revolution é da BBC inglesa e, infelizmente, não sei onde conseguir as legendas.

Filmes. Como eu disse, em minha opinião, ainda é necessário um grande filme sobre o tema, desconsiderando os filmes sobre as Guerras Napoleônicas (eventos vinculados, sem dúvida, mas de aspectos diferentes). Além disso, ainda não assisti alguns dos filmes considerados clássicos, das décadas de 1930 a 1950, sobre o tema. Primeiro, recomendo Danton, que estrela Depardieu no papel principal, de um dos líderes da Revolução. O filme, lançado no fim dos anos 1980 e dirigido por um polonês faz ligações com a situação que a Polônia passava na época, com o Movimento Solidariedade, etc.

dvd-danton-o-processo-da-revoluco-gerard-depardieu-orignovo_MLB-O-4387771366_052013Finalmente, recomendo a minissérie Napoleão. Uma superprodução em quatro capítulos, com um elenco que inclui o próprio Depardieu, John Malkovich, Isabella Rossellini, aborda toda a vida de Napoleão Bonaparte; embora muito seja sobre seu período como Imperador, seja mais centrado nas guerras e em sua vida pessoal (baseado na biografia do citado Max Gallo, inclusive), o primeiro e parte do segundo capítulo estão intimamente ligados à Revolução. Um aviso: no Brasil foi lançada, além da minissérie, uma edição em formato de filme, com muitos cortes e sem ritmo algum. Evite essa versão à todo custo.

Espero que as dicas sejam proveitosas. Compartilhem, indiquem e, claro, mande sua dica também!

*****

Acompanhe o blog no Facebook e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação.

Anúncios

6 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s