Xadrez Verbal Podcast #333 – De Ierevan à Assunção

O Xadrez Verbal agora é um quarteto! Demos as boas-vindas a Sylvia Colombo, nossa nova integrante, que estreia em um papo sobre as eleições no Paraguai, Itaipu entre outras atualizações da nossa quebrada latino-americana. Também falamos sobre Armênia, Azerbaijão, Rússia e economia com a professora Vivian Almeida em uma edição um tanto diferente!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
África em Pauta #54 – Tentativa de golpe no Sudão
Perfil de Filipe Figueiredo no Instagram
Podcast Bom dia, Obvious #187 – Se eu desacelerar vou ficar pra trás?, com Monique Machado
Matéria O que pesquisadora aprendeu ao estudar o cérebro de mulheres por 20 anos, por Margarita Rodríguez
Ted Talk A influência da menopausa no cérebro, com Lisa Mosconi
Repertório #2.01 – Sylvia Colombo
Livro O ano da cólera: protestos, tensão e pandemia em 5 países da América Latina, de Sylvia Colombo
Livro Fronteiras da dependência: Uruguai e Paraguai, organizado por Fabio Luis Barbosa dos Santos, Fabiana Dessotti, Fabio Maldonado e Rodrigo Chagas
Músicas de encerramento:
- Linha do Horizonte, com Azimuth
- Banana Boat (Day-O), por Harry Belafonte
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:05:10 – Coluna Aberta: Filipe na Armênia
- 00:28:55 – Gambito da Dama: acordo Mercosul UE/Saúde da mulher
- 00:42:20 – Xeque: América Latina
- 01:40:10 – Música de Encerramento #01
- 01:44:30 – Música de Encerramento #02
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Na discussão sobre equilíbrio, dois especialistas em latino-america e um de política internacional foca o registro do equilíbrio 2 homens e 2 mulheres. E foi uma bela contratação ja que a química ja era boa no repertório
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Em primeiro lugar, parabéns por mais uma edição e pelo reforço da Sylvia, seja bem-vinda!
Em segundo, gostaria de saber qual foi a impressão que o Filipe teve da relação entre os armênios e o System of a Down, já que a banda sempre reivindicou pautas importantes ao povo desse país, sobretudo o genocídio cometido pelos turcos. A população realmente gosta e conhece o grupo ou não liga pra eles?
Abraços de BH.
Boa tarde de BH/MG.
Primeiramente, parabéns pela Sylvia Colombo! Gosto muito dela!
Segundamente (sim, se tem primeiramente, tem segundamente rss), eu não gostei do formato, pois ficou um bate-papo e sou acostumada com o Xadrez Verbal comentando notícias e senti falta disso. Se for possível, sugeriria que o podcast voltasse às edições anteriores, pois sinto que apenas um bate-papo não funciona muito bem para o conteúdo que o XV propõe. É muito denso para um simples bate-papo: comentar as notícias e aí sim ter um bate-papo funciona melhor, só bate-papo não.
Obrigada pelo meio-besta! rsss Abraços!
De novo a aula da 5a série sobre concordância nominal. O artigo deve concordar em número e gênero com o substantivo. “Coluna” é substantivo feminino e, assim sendo, o artigo deve concordar no feminino. Dizemos “a coluna”, não “o coluna”. A presença do pronome relativo “qual” não muda a regra. Assim, o certo é “coluna na qual” , não “coluna no qual”.
Vcs são professores da USP, educadores, fazendo trabalho jornalístico. Agora temos Sylvia Colombo, jornalista profissional. Não vão insistir no erro, não é? Aí vai ficar mais feio ainda.
No domingo, dia 30/04, Ding Liren derrotou o russo Ian Nepomniachtchi e se tornou o primeiro chinês campeão mundial de xadrez.
Após o match terminar empatado em 7×7 nas partidas clássicas (que duraram todo o mês de abril), a decisão foi pro desempate nas partidas rápidas, em que Ding Liren saiu vitorioso.
Bom dia, pessoal do Xadrez Verbal! Sou o Frederico, um gaúcho atualmente estudando na França. Quero parabenizar vocês em forma de um recado pra uma pessoa muito especial.
Eu e minha namorada Isabel nos conhecemos ano passado em Paris enquanto ela aproveitava as férias com uns amigos. Depois de cinco dias juntos no início, mantivemos um relacionamento quase todo à distância desde então.
Durante esse tempo separados, ela no Brasil e eu na França, introduzi ela à minha rotina semanal de escutar o Xadrez Verbal. O podcast desde então fez parte das nossas vidas, por vezes escutando juntos em chamada ou então fazendo competições de quem terminava mais rápido o episódio daquela semana (ganhei quase sempre).
A Isabel está de aniversário no dia 11 e um dia depois vai estar se formando em Direito pela UFRGS. Queria, por meio de vocês, mandar os parabéns à ela e dizer o quanto eu sou orgulhoso de tudo que ela conquistou. Acredito que ela ouvir esse recado de pessoas quem ela gosta tanto vai ter muito valor!
Agora, logo depois da formatura, ela estará vindo para a França, para passar 3 meses junto comigo (depois disso voltaremos para o Brasil em definitivo). Tenho certeza que o podcast vai permanecer na nossa rotina, pois já nos marcou bastante.
Enfim quero agradecer o Filipe, o Mathias, a Vivian pelo belíssimo trabalho e dar às boas vindas à Sylvia!
Bienvenida Silvia!
Agora é só esperar o Fronteira Invisível do Peronismo rsrsrs
Até que enfim chegou o programa meio besta, parabéns!
Ouvindo os relatos do Filipe sobre a Armênia e vendo as postagens dele no Instagram e relembrando que vcs vêm falando há muito tempo sobre sobre o Genocídio Armênio e as recentes tensões com o Azerbaijão que vêm sendo ignorada pelo restante do mundo me fez lembrar que a F1 ( esporte que sempre gostei) teve a última etapa no Azerbaijão e a FIA vêm proibindo os pilotos de se manifestarem e protestarem politicamente, vide que o único piloto negro ( Lewis Hamilton) começou a protestar contra o racismo e o preconceito contra todas a minorias e cobrando a inserção delas no esporte
E em nenhum momento ninguém comentou oq está ocorrendo no Azerbaijão
Somente falaram das belezas e oq se fazer no país
Oq esperar de um esporte que corria na África do Sul na época do Apartheid
É triste ver que o esporte no geral que era pra ser o lugar de termos mais diversidade que era pra ser um lugar de inclusão está sendo um lugar de exclusão