Xadrez Verbal e Atila Iamarino – Especial Coronavírus #25

Programa de número 25 sobre a pandemia da covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um estudo de caso sobre a ligação entre os fofinhos minks (ou visons, ou aquele bichinho lá) e o coronavírus, junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Matéria Covid-19: How a ‘warm vaccine’ could help India tackle coronavirus, por Soutik Biswas

Música de encerramento Lady in Black, por Uriah Heep

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 01:46:00 – Estudo de caso: Minks
  • 02:14:05 – Música de encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

9 Comentários

  • Se alguma das vacinas em teste não for eficaz, os voluntários vão poder tomar alguma outra vacina para se proteger? E as pessoas que ficaram no grupo controle durante os testes, vão ter acesso à essa informação para poder tomar a vacina (quando ela sair)? Eu não sei se o Atila já falou sobre isso, mas, se tiver, alguém pode me dizer onde, por favor?

  • Achei curiosa a observação do Atila sobre o custo da energia nos EUA. Ele falou em gás, se peguei direito. Quando estive nos EUA fiquei impressionado com o uso de energia elétrica. Numa cidadezinha no meio de nada em Nevada, uns 50ºC na rua, e não se vê ninguém pendurando roupa no varal. As pessoas usam lavanderias coletivas. Metade das secadoras queimadas (nem elas aguentam tanto calor), e a minha impressão é que energia elétrica deve ser muito barata por lá para terem este padrão de consumo.

  • Natan Rocha Batista

    Olá Filipe, Matias e Atila! Fiquei bastante contente com as menções do Atila sobre o apagão no Amapá, em um momento em que somos praticamente uma nota de rodapé nos principais veículos de mídia nacional enquanto a situação por aqui continua caótica. O corona vírus acabou se tornando um problema secundário no estado.diante da falta de energia, água e combustível que se seguiu. Ouvi diversos relatos de pessoas trabalhando nos hospitais completamente no escuro enquanto a energia dos geradores era direcionada apenas para as UTIs. No momento em que escrevo esse comentário, estamos passando por racionamento de energia nos bairros e água já voltou a cair nas torneiras. Mesmo assim, nos horários de calor mais intenso, as pessoas estão enchendo as praças e bares, se aglomerando. Tenho certeza que esses dias de caos irão cobrar seu preço com um número ainda maior de pessoas infectadas.

  • Opa, faz um bom tempo que não comento aqui e tenho 99,8% de certeza que vocês já vão dizer isso no programa, mas com o resultado das eleições a Kamala Harris se torna a primeira mulher, da comunidade asiática e afro-americama a ser eleita vice presidente dos EUA, sendo filha de pai jamaicano e mãe indiana, ambos acadêmicos.
    Aliás, ela é de Oakland, logo é seguro presumir que é fã dos Warriors está de olho no draft da NBA.

  • Olá Matias e Filipe, por acaso poderiam me informar qual foi o podcast indicado em um dos últimos programas sobre o continente africano?
    Fiquei interessado, entretanto esqueci de anotar o nome e esqueci.
    Obrigado e Abraçaço

  • Boa noite pessoal!, Por gentileza, vocês poderiam disponibilizar a matéria sobre o estudos de covid das escolas do Quenia. Muito obrigado!

  • Olá amigos, gostaria de compartilhar algumas dúvidas, provavelmente para respondê-las precisaremos de um profissional especialista em imunologia. Com o isolamento social devido ao coronavírus (Sarscov-2), lógico que essa questão está relacionada aos que fazem o isolamento e não estão expostos à horda de bárbaros decepadores de cabeça comandados pelo comendador… acabamos menos expostos aos outros patógenos que causam doenças comuns, meu filho por exemplo tem 8 anos e vivia com o nariz escorrendo, agora que não sai mais de casa (com medo do Átila) respira super bem há meses. No entanto, agora ele resfriou (estamos investigando se não está corongado), mas fiquei imaginando se nosso sistema imunológico não mudaria, ficando tanto tempo sem estes estímulos que seriam mais correntes…. diante disso, surge um paradoxo, se ficarmos com o sistema imunológico alterado, não responderíamos pior ao coronga?
    Abraços amigos, gostaria de pedir que mandassem um abraço ao meu amigo Talento, com certeza o homem mais isolado do Lauzane paulista!

  • Olá, gostaria de agradecer a vocês pela excelente cobertura das noticias do Coronga pela mundo, e perguntar ao Atila o que ele acha da chegada da Coronavac no BR: sou da área da saúde e muitos colegas temem a eficácia da vacina que está por vim, como também seus feitos adversos, já que nós, profissionais de saúde, seremos “privilegiados” com as primeiras doses, assim como a população de risco. Também pedir ao Atila para liberar um xeru, pois segundo o crush (acompanhante assíduo do Xadrez Verbal e culpado por eu tb acompanhar vcs), só tem xeru depois que o Atila permitir 😦 Um abraço alcoolizado para o Atila, Filipe e Matias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.