Xadrez Verbal e Átila Iamarino – Especial Coronavírus #01

Por causa da pandemia do Covid-19, convidamos novamente o biólogo e virologista Átila Iamarino para uma perspectiva diferente no seu noticiário internacional. Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia junto com as análises do que está funcionando, o que não está e quais as lições para o Brasil!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Em breve

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

Em breve

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

31 Comentários

  • RANGEL TEIXEIRA CARVALHO

    A fórmula 1 também teve eventos adiados, o GP da China já havia sido adiado e o GP da Austrália que aconteceria no último final de semana foi adiado\cancelado poucas horas antes dos treinos que seria com público aberto.
    A F1 foi muito criticada pois só foi cancelar a corrida após ter sido confirmado um membro da McLaren com corona.

    https://botecof1.com.br/noticias/1291

  • Excelente trabalho, espero que essa parceria continue e sou fã de vocês dois.

    • Olá .. Parabéns ao podcast e sensacional especial sobre esse momento temeroso, único e desafiador de nossa História. Nas próximas mensagens mandarei mais elogios. Indo ao ponto.
      Sou médico Hematologista, em Maceió. Dúvida que está gerando na discussão de vários grupos de médicos: como agir com os doentes crônicos? N da para simplesmente fechar e eles ficarem desassistidos. Não falo nem pelos da minha área (pactes em curso de protocolo de quimioterapia não tem como ser suspensos e sim são talvez o grupo mais vulnerável).
      O debate é diabéticos de difícil controle, hipertensos. Como isto está sendo feito nos outros países? Aproveitando o ouvinte Gil Mildar (n sei se acertei o nome) falou acima das medidas de Israel. Como eles tão resolvendo isso? Já pensei na ideia em pactes relativamente estáveis estender validade das medicações. Uma das medidas que vi governo estadual de Alagoas anunciando foi aumentar o serviço de medicamentos para idosos com entrega domiciliar;
      Oitra, n sei a viabilidade: montar áreas extra hospitalares (imaginei até tendas militares, rsrsrs; desculpa mas o desespero tá batendo) para triagem desses doentes que muitos sofrem de dores crônicas e habitualmente enchem os Pronto-socorros (um exemplo do que pode e já enche nossos hospitais). Caso Atila ou algum ouvinte saiba opinar sobre isso ficaria muitíssimo grato.

      Outro dúvida ao Atila. Pensando na China e Irã onde (me corrijam) aparentemente tem populações bem diversas como no Brasil, economicamente/socialmente falando. Se há dados comparativos nos bairros mais pobres? Pois, outro grande medo que já rola nos grupos médicos, qdo imaginamos os grandes conglomerados em comunidades nas nossas grandes cidades. Famílias em poucos cômodos (Meu Deus que tenso!)
      Pra finalizar, li que o Peru já está fechando tudo como Israel, não já passou da hora de começarmos isso pelo menos em São Paulo, Brasília, RJ e Recife. Logo em seguida em todas capitais e grandes cidades?

      Acabou ficando mais extenso do q imaginei. Mas se alguma dúvida for sanada, ou indicar fontes para me inteirar dessas políticas de saúde no meio da crise.
      Desde já mto agradecido. Belo trabalho. Mas senti falta do Matias!
      Grande abraço.

  • Olá pessoal! Na passagem pelo Oriente Médio senti falta de informações sobre Israel. Estamos completamente em lockout.
    Novas e dramáticas diretrizes do Ministério da Saúde, logo após Netanyahu dizer em rede nacional que não “fecharia” (toque de recolher) o pais neste momento. Ontem, 17/03/20 foi estabelecido que só pode se sair para o espaço público com crianças ou com um animal e o mínimo possível. O uso do transporte público deve ser evitado.
    Não deve se abrir portas com as mãos. Enquanto isso: o número de pacientes subiu para 324, cinco em estado grave. Estas são as diretrizes na íntegra:
    1. Não saia de casa, exceto em situações que o exijam (para comprar alimentos, medicamentos, serviços médicos e outros serviços essenciais).
    2. Não saia de casa para parques, playgrounds, praia, piscina, bibliotecas, museus, reservas naturais e parques ou outros espaços públicos, exceto para tirar as crianças de casa apenas em família ou com um animal (sozinho).
    3. Não há atividades extras – públicos ou privadas – nem mesmo para um número mínimo de participantes, o que inclui clubes esportivos e academias. Uma atividade esportiva não formal pode ser realizada para um grupo de até 5 pessoas, com uma distância de dois metros entre uma pessoa e outra.
    4. As conexões sociais entre as pessoas devem ser mantidas por comunicação remota e evitar receber amigos e familiares que não residem em casa.
    5 Diretrizes para populações de alto risco – idosos e pessoas com doenças crônicas graves de qualquer idade, doenças respiratórias, incluindo asma, doenças auto-imunes, doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbios e condições do sistema imunológico, doenças malignas deve-se tomar cuidado E evite sair da casa o máximo possível, hospedar pessoas em casa, exceto pelos serviços essenciais. Amigos e familiares devem ajuda trazendo suprimentos para essas pessoas.
    6. Recomenda-se adiar todos os tratamentos dentários e realiza-los apenas em situações necessárias e de emergência.

    7. Mesmo ao sair de casa em situações que o exijam (consulte no item 1) – o contato entre as pessoas deve ser reduzido e deve ser mantida uma distância de 2 metros.
    8. Serviços de saúde: a. É aconselhável se houver um problema de saúde não ir fisicamente ao hospital e fazer a consulta remotamente.
    No final do discurso ontem, o terceiro dia que o primeiro ministro vai à TV, ele disse que estejamos preparados para muitas mortes mesmo com todas as medidas drásticas que estamos tomando. O povo consegue conviver com um inimigo que todos enchergam mas está difícil aceitar um inimigo invisível.
    Obrigado pelo Podcast semanal sobre o tema e um grande abraço ao Átila por compartilhar seu conhecimento com tanta simplicidade e gentileza aos idiotas de plantão como eu.
    Abraços a todos!

  • Sensacional o podcast sobre a pandemia!
    Eu queria saber mais sobre como estava as ações nos países e o podcast ajudou, é sempre bom aprender com os acertos e erros dos outros. Uma pena que a cooperação internacional entre os países para lidar com essas crises são fraca e falta diálogo entre os mesmos. Nem vou falar do BR que está sem presidente!
    Quando o Átila disse: “como se fosse várias Wuhas…” a alma até saiu do corpo, é um problema gravíssimo.
    Enfim, que a ciência tenha mais investimentos e credibilidade de todos, pq é o que está ajudando nessa crise. Além do SUS que é amor ❤
    E os xovens tenham mais consciência neh o.O

  • Ainda não deu tempo de ouvir, mas já estou imensamente grato pelo conteúdo de qualidade e pela luz que vocês dois estão trazendo em meio a esse caos! Parabéns!

  • Ao receber a notificação por e-mail, a minha reação foi: “WHATAFUCK?! EU AINDA NEM TERMINEI O XADREZ DE SEXTA E JÁ TEM MAIS UM???”

    Mas aí vi que tem o Átila, que acompanho no Nerdologia desde 2013 e PAREI TUDO PARA OUVIR!

    Que vcs continuem com este programa nas terças. Vou amar! Abraços aos DOIS!!

    P.S.: Eu estou fazendo MUITA propaganda de vcs nos últimos 2 meses. Espero que esteja surtindo efeito pois até meu primo Vinícius já comentou aqui 🙂

    P.S.2: Eu comento com meu nome todo (Ingrid Pontes da Costa) ou uma parte (Ingrid Pontes), mas sou eu mesma 🙂

  • Jaime Fassin Jr, biologo de Londres.

    Grande Filipe e Mathias….digo, digo Atíla. Parabens pelo programa. Gostaria que houvesse uma veesão em inglês para poder divulgar aqui na Inglaterra. Eu gostaria de fazer alguns apontamentos. O Primeiro deles é que no momento em que esse podcast foi ao ar o Boris Johnson atualizou a posição do governo e fecharão as escolas, a partir de sexta agora. Acho que alguem ouviu o programa antes de nós ouvintes. Segundo é a posição do governo e dos governors que seriam os secretários de pasta aqui no UK era de que se fechar as escolas, além do que foi dito pelo Atila de poder infectar os avós que iriam cuidar das crianças, a diretriz era de evitar fechar devido ao problema economico que isso geraria. No UK não existe como no Brasil leis trabalhistas. O que vale é o seu contrato de trabalho que deve obdecer certas diretrizes, porém não oferecem grandes garantias mantidas pelo governo. O medo era de que se os pais não puderem ir trabalhar, eles poderiam ser despedidos e isso geraria uma onde enorme de desemprego e problemas na taxa de consumo e etc. Cheguei a ler reportagens que associavam esse comportamento do Johnson a uma tentativa de evitar um caos economico, lógo após o processo do Brexit e o deixaria em maus lenções e aos tories também. O problema é que o inglês realmente engoliu essa aposta e muitas pessoas do ramo da educação (campo em que trabalho) acharam acertiva a decisão do governo dizendo que eles sabem o que fazem….pois é.
    Estou louco para ouvir os proximos. Um sonho se realizando, os caras mais fodas da internet juntos, parabens.
    Ps: não chamem o Pirula por favor, porque se não os episódios teram mais de 5 horas (não que eu não vá gostar rsrs).

  • Primeiramente, obrigada por compartilharem informação científica! Precisamos incentivas isso no país! Além disso, seria bem interessante se pudessem abordar, num próximo episódio, como a configuração interna dos sistemas políticos dos países afetou a regulamentação das medidas restritivas (países unitários / federais), porque aqui no Brasil já começam a surgir normas federais, estaduais e municipais, com conteúdos e extensão diversos. A preocupação é a saúde pública, claro, mas como conciliar isso com o nosso sistema federado e a repartição de competências constitucionais?

  • Anselmo Blanco Dominguez

    Caros,

    No link
    http://biblioteca.cofen.gov.br/informacoes-sobre-coronavirus/
    encontra-se a seguinte afirmação:
    “Durante o período de incubação e em casos assintomáticos, os coronavírus não são contagiosos.”

    É verdade?
    Se aplica ao vírus da pandemia que vivemos?

    Acenos amistosos a uma distância segura, de um fã de ambos.

    • FAVOR AVISAR AO ÁTILA PARA PROVIDENCIAR UMA VERSÃO DO VÍDEO DE 18/03 COM JANELA DE LIBRAS, OU PELO MENOS LEGENDA EM PORTUGUÊS, PARA FICAR MAIS ACESSÍVEL AOS SURDOS! LEMBRO QUE HÁ POUCO MATERIAL SOBRE O ASSUNTO ADAPTADO PARA ESTE PÚBLICO E QUE MUITOS SURDOS FORAM INFLUENCIADOS PELA IRRESPONSABILIDADE DOS BOLSONARISTAS!

  • Salve! Parabéns pelo empenho na divulgação de informação qualificada no meio dessa pandemia e sou muito feliz por ter conhecido o podcast. Em fevereiro fiz uma cirurgia e fiquei um mês em casa, tendo uma overdose de Xadrez Verbal e de Fronteiras Invisíveis do Futebol. Nesse período eu quero dar a dica da série Pandemia da Netflix lançada esse ano que alertava sobre um novo risco de uma pandemia após 100 anos da pandemia de gripe espanhola. Grande abraço!

  • Parabéns pelo trabalho! Realmente bastante explicativo e didático! Um comentário rápido sobre o que vocês dizerem que está aumentando o número de casos de pessoas entre 19 e 50 anos… eu moro em Hamburgo, no Norte da Alemanha, e pelo menos aqui ainda não teve nem um lockdown ou coisa do tipo. O que está acontecendo na empresa em que eu trabalho é a quarentena de alguns funcionários de idade mais avançada e dentro do grupo de risco, além dos profissionais que tem que cuidar de seus filhos, porque as escolas foram fechadas. Então a empresa está dividida entre os que fazem home office e os que trabalham no local. Não dá pra todo mundo fazer home office já que o servidor da empresa tem sido sobrecarregado. Então o que acontece é que as pessoas mais jovens e fora do grupo de risco estão saindo de suas casas pra trabalhar e consequentemente se expondo mais. Esse aumento no número de internações pode em parte estar relacionado a isso. Eu acompanho o Xadrez Verbal todas as semanas e fico contente quando vocês citam alguma coisa daqui, hahahaha. Um grande abraço a vocês e obrigado pelo incrível e admirável trabalho!

  • JOSE NASCIMENTO DA SILVA JUNIOR

    Obrigado pelas informações, seu trabalho tem sido muito importante. Gostaria de pedir que fosse analisada a opção do Reino Unido. De acordo com um vídeo da BBC Brasil, o Reino Unido fez a opção da imunidade coletiva. O que é essa estratégia?

    • JOSE NASCIMENTO DA SILVA JUNIOR

      Vi a última Live do Átila e quero agradecer a resposta. Fiquei muito preocupado com a opção inicial dos ingleses, pois imaginei que muitos morreriam!
      Obrigado pelo trabalho de vcs!

  • Ótimo conteúdo!

    Corroboro com a opniao do Atila sobre a suporta intensão do governo Inglês. Ha ainda muita negacao do vírus principalmente entre as comunidades mais conservadoras. Mas a maioria entendeu o recado da Itália e Espanha. Estamos um uma situacao de guerra e escalando. Falta de alimentos nos supermercados, não eh mais somente papel higienico, itens como macarrão e leite UHT já são dificilmente encontrados nos supermercados.
    Como e praticamente um estado de guerra sera muito interessante ver como os Estados Unidos vão responder já que não ha uma guerra Norte Americana em solo Norte Americano desde a guerra civil. Isso em um pais com apenas 17 anos de paz dês da sua formacao. 

  • Queridos Filipe, Matias e equipe do Xadrez Verbal,

    mandei um email para vocês sobre o pronunciamento da Merkel sobre o corona no contato@xadrezverbal.com. Espero que ajude.

    Abraços

  • Pingback: Coronavírus: Compilação de Programas Externos – Rádio Comunitária Aconchego

  • Ótimo como sempre!
    No próximo programa, manda um abraço para todo mundo que já desdenhou do final de Guerra dos Mundos.

  • Olá Filipe, tudo bem contigo e com o Matias? Espero que sim, gostaria de me voltar na verdade ao senhor Átila Iamarino. – Tudo bem Átila?, sou um grande fã do seu trabalho, tudo que eu almejo como pesquisador está incorporado no senhor (embora eu seja na área da Filosofia). De todo modo, quero agradecer ao senhor por deixar todos sempre atualizados e conscientes em relação a tamanha crise. Já fiz minha mãe e vovó assistirem o seus vídeos e adoraram e repassaram as informações corretas que nos fornece. Enfim, trago uma dúvida além dos agradecimentos, em caso de que a Pandemia se alastre, o senhor acha que a sociedade civil, capitalista e liberal, moldada nessa maneira econômica, consegue se sustentar bem em um ano de pandemia? Ou o que aconteceria em um ano? em uma previsão abstrata. Desde já agradeço aos dois e é isso.

  • Pingback: Coronavírus e Quarentena |

  • Pingback: Coronavírus (COVID-19) — Um resumo com informações e dicas essenciais – Lekler

  • Tem um vídeo do spotnick bem absurdo, na linha da tread bizarra que o Eduardo Bananinha compartilhou. Ia ser muito lindo se vcs respondessem (quem sabe um react?).

    Longe de mim defender o PC chines, mas é muito barbarie culpá-los pela existencia do virus e fica parecendo que só governo chines foi omisso (passa um pano para todos os outros Estados que não tem preocupação de acompanhamento biologico e para a industria farmaceutica). Acho que isso tá por dentro dessas estratégias da direita brasileira de ficar desviando o assunto, mais do que assumir sua responsabilidades e olhar a realidade de frente.

  • Pingback: Coronavírus (COVID-19) — Um resumo com informações e dicas essenciais - Lekler

  • Miguel Felipe Bianchi

    Olá pessoal. Parabéns pelo grande trabalho. Será que num próximo programa conseguem abordar situação na Rússia ? Abraço

  • Boa noite, Filipe!!

    Primeiramente, parabéns a vc e ao Atila pelo trabalho fantástico!!

    Eu vi essa postagem da embaixada da China, e acho que fecha muito bem para um comentário de vcs dois!! Eles já estão com teste em humanos? Muito rápido, não? Só o autoritarismo Chines permite algo assim, certo?

    • Neste sábado, a China injetou sua primeira vacina de combate ao coronavírus em “voluntários”
      “voluntários”!!! AHAMMMM, temos uma pistola na sua cabeca, se voluntaria ai! 😀

  • Parabéns pelo episódio, ao Átila e à excelente iniciativa. Cris minha esposa e eu ouvimos sempre e eu recomendo o podcast por aí, mesmo que muitos prefiram ficar com a sua própria idéia formada sobre tudo.

  • Pingback: Xadrez Verbal Podcast #227 – Tupá Guerra, Europa e Israel | Xadrez Verbal

  • Rosana Rodrigues Freedman

    Passei para conhecer o site, sigo vcs no YouTube e não perco nada. Vocês são ótimos e quero agradecer tanta informação de qualidade.
    Achei um mundo aqui…pra ouvir e ler tudo isso não posso dormir mais!rsrs
    Saúde e paz. Gratidão. Namastê.

    • Rosana Rodrigues Freedman

      Ah! Em tempo! Por favor falem mais sobre a África!
      Sou brasileira e moro na África do Sul.
      Matias comentou o “Ponta de Lança ” sobre informações da África, mas eu não encontrei!
      Por favor expliquem melhor e informem o link em novo PodCast?
      Novamente….Obrigada!! 🌷

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.