Xadrez Dominical – Bibi Andersson

Faleceu hoje a maravilhosa Bibi Andersson, aos 83 anos. A atriz sueca é frequentemente resumida como a Musa de Bergman, devido suas inúmeras colaborações com o diretor Ingmar Bergman. Musa aqui é como inspiração artística, não apenas beleza.

Isso acontece pois a maioria dos seus filmes mundiais foram com Bergman, mas ela teve uma carreira muito maior. Principalmente, por décadas, ela fez parte da direção da academia sueca de teatro, sua paixão. Também coordenou projetos com refugiados bósnios.

Seu maior prêmio na carreira, inclusive, não foi em um filme de Bergman. Ela venceu o Urso de Prata de Melhor Atriz do Festival de Berlim por A Amante Sueca, de 1962. 

Ao mesmo tempo, foi com Bergman que ela teve seus papéis mais reconhecidos. Sugiro três clássicos dessa parceria.

Primeiro, Morangos Silvestres, de 1957, sobre a passagem do tempo e as memórias ao fim da vida.

Depois, Persona, de 1966, em que Bibi contracena com Liv Ullmann, outra musa de Bergman, sobre as armadilhas da nossa mente.

Finalmente, é claro, O Sétimo Selo, de 1957, dos maiores filmes de todos os tempos, filme de enorme importância pessoal e uma inspiração pro Xadrez Verbal. Um filme que lida com vida e morte, religião, dentre outros temas.

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

2 Comentários

  • Todo post seu é um um acrescimo na lista de filmes e livros que eu ja devia conhecer

  • Olá,sou novo no blog,o mesmo foi indicado por um amigo ,ele não mentiu….rsrs ,o blog é ótimo,mesmo demonstrando uma tendência esquerdista ,que dou muito valor….todo comentário é muito bem pautado e esclarecedor, os comentários também são de grande valor ,pois aprendemos também,mesmo que, contrários ao autor……aliás a riqueza de um saudável debate está nas contrariedades.
    Parabéns a todos ,achei mais uma riqueza na internet e vai ser de grande valor para o meu crescimento profissional e social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.