Xadrez Verbal Podcast #174 – State of the Union, Venezuela e Europa

A crise entre Itália e França chega ao seu pior nível desde a Segunda Guerra Mundial. Palavras da porta-voz do Ministério e Relações Exteriores da França! Luigi di Maio recebeu líderes dos coletes amarelos franceses, e ainda tuitou que “o vento da mudança cruzou os Alpes”, o que pegou bem mal na França. Sobrou até para os Tartarugas Ninja. E mais algumas notícias sobre a Europa.

Claro que voltamos para a Venezuela, onde Guaidó e Maduro continuam sua queda de braço, cada um com seus apoiadores internacionais, agora com um novo grupo, o de Montevidéu, que defende novas eleições via um acordo entre as partes. Além de passarmos pela América Latina, vamos aos EUA, onde Trump proferiu o tradicional discurso de State of the Union perante o Congresso, abrindo o ano na política do país. Além disso tudo nós giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Filme A Fera da Guerra

Filme O 9º Pelotão

Livro Do Dom à Profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França, de Arlei Sander Damo (tese que deu origem ao livro)

Livro Dente de Leite S/A: a indústria dos meninos bons de bola, de Juan Pablo Meneses

Série Black Earth Rising

Música de Encerramento Taj Mahal, de Jorge Ben

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

59 Comentários

  • Isadora Zenere Marcon

    Estou no terceiro ano do Ensino Médio e indiquei o podcast para dois professores meus, o de geografia e a de produção de texto, quando bateu o sinal do intervalo de hoje mostrei um pedacinho do que se tratava um podcast para minha professora Simone de produção de texto, mandem um abraço pra ela se ela, se caso ela ouvir já será bem recepcionada. Obrigadão pelos podcasts semanais (que coincidem com o dia que eu limpo a casa) e um abraçoo

  • Olá, Filipe e Matias!

    Entre 2015 e 2016 cursei Relações Internacionais na ESPM, oportunidade em que pude ter aulas com o professor Guilherme Casarões (abraços pra ele se estiver ouvindo). Digo isso porque, na época, vários movimentos “por um brasil livre” começaram a pipocar no país, e acabaram despertando minha curiosidade como fonte de estudo. Achei interessante perceber, ainda que de forma relativamente superficial, como um movimento que teve início em 2013 contra o aumento das passagens nos transportes públicos acabou virando rapidamente um movimento contra “tudo isso que tá aí”, muito por causa dos gastos com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016.

    Queria saber de vocês se vocês veem alguma semelhança entre esses protestos que se originaram a partir de 2013, como os protestos da galera com a camisa da CBF, com os Coletes Amarelos na França, tanto nas formas de protesto quanto nas reivindicações.

    No mais, um forte abraço e continuem esse trabalho incrível de vocês!

  • Luciano Neves Córdova

    Falem sobre o que está acontecendo no Haiti neste momento

  • Olá amigos! Enfim, consegui finalizar um episódio inteiro! Ufa! Adoro vocês! Muito obrigada por esse trabalho maravilhoso. Sou nutricionista e docente em instituições de ensino superior e utilizo algumas das informações de vocês para contrapor com conteúdos, principalmente relacionados à Política Pública e Saúde, relacionando as informações do Brasil e do mundo com o que acontece no nosso cotidiano, nos atendimentos das unidades de saúde e também nas políticas públicas e até Previdência Social, entre outros. Ah, e quero deixar aqui meu comentário sobre o doce de leite mineiro. O melhor doce de leite é o Doce de Leite Viçosa, fabricado pela Universidade Federal de Viçosa. Esse sim, é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! No aguardo do próximo programa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.