Xadrez Verbal Podcast #174 – State of the Union, Venezuela e Europa

A crise entre Itália e França chega ao seu pior nível desde a Segunda Guerra Mundial. Palavras da porta-voz do Ministério e Relações Exteriores da França! Luigi di Maio recebeu líderes dos coletes amarelos franceses, e ainda tuitou que “o vento da mudança cruzou os Alpes”, o que pegou bem mal na França. Sobrou até para os Tartarugas Ninja. E mais algumas notícias sobre a Europa.

Claro que voltamos para a Venezuela, onde Guaidó e Maduro continuam sua queda de braço, cada um com seus apoiadores internacionais, agora com um novo grupo, o de Montevidéu, que defende novas eleições via um acordo entre as partes. Além de passarmos pela América Latina, vamos aos EUA, onde Trump proferiu o tradicional discurso de State of the Union perante o Congresso, abrindo o ano na política do país. Além disso tudo nós giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Filme A Fera da Guerra

Filme O 9º Pelotão

Livro Do Dom à Profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França, de Arlei Sander Damo (tese que deu origem ao livro)

Livro Dente de Leite S/A: a indústria dos meninos bons de bola, de Juan Pablo Meneses

Série Black Earth Rising

Música de Encerramento Taj Mahal, de Jorge Ben

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

79 Comentários

  • Isadora Zenere Marcon

    Estou no terceiro ano do Ensino Médio e indiquei o podcast para dois professores meus, o de geografia e a de produção de texto, quando bateu o sinal do intervalo de hoje mostrei um pedacinho do que se tratava um podcast para minha professora Simone de produção de texto, mandem um abraço pra ela se ela, se caso ela ouvir já será bem recepcionada. Obrigadão pelos podcasts semanais (que coincidem com o dia que eu limpo a casa) e um abraçoo

  • Olá, Filipe e Matias!

    Entre 2015 e 2016 cursei Relações Internacionais na ESPM, oportunidade em que pude ter aulas com o professor Guilherme Casarões (abraços pra ele se estiver ouvindo). Digo isso porque, na época, vários movimentos “por um brasil livre” começaram a pipocar no país, e acabaram despertando minha curiosidade como fonte de estudo. Achei interessante perceber, ainda que de forma relativamente superficial, como um movimento que teve início em 2013 contra o aumento das passagens nos transportes públicos acabou virando rapidamente um movimento contra “tudo isso que tá aí”, muito por causa dos gastos com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016.

    Queria saber de vocês se vocês veem alguma semelhança entre esses protestos que se originaram a partir de 2013, como os protestos da galera com a camisa da CBF, com os Coletes Amarelos na França, tanto nas formas de protesto quanto nas reivindicações.

    No mais, um forte abraço e continuem esse trabalho incrível de vocês!

  • Luciano Neves Córdova

    Falem sobre o que está acontecendo no Haiti neste momento

  • Olá amigos! Enfim, consegui finalizar um episódio inteiro! Ufa! Adoro vocês! Muito obrigada por esse trabalho maravilhoso. Sou nutricionista e docente em instituições de ensino superior e utilizo algumas das informações de vocês para contrapor com conteúdos, principalmente relacionados à Política Pública e Saúde, relacionando as informações do Brasil e do mundo com o que acontece no nosso cotidiano, nos atendimentos das unidades de saúde e também nas políticas públicas e até Previdência Social, entre outros. Ah, e quero deixar aqui meu comentário sobre o doce de leite mineiro. O melhor doce de leite é o Doce de Leite Viçosa, fabricado pela Universidade Federal de Viçosa. Esse sim, é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! No aguardo do próximo programa!

  • Olá, rapazes,
    Estava com saudades do Fronteiras, MAS confesso que estava com o dedinho nervoso do “atualizar” no agregador esperando o episódio novo do Xadrez Verbal. Esperamos programa duplo ahahaha
    Na próxima semana teremos duas efemérides familiares: meu aniversário no dia 23/02 e o aniversário da minha irmã mais nova e também ouvinte de vocês, Lorena, no dia 25/02. Esperamos para ouvir as efemérides e pensar: isso aconteceu no dia do meu aniversário 😄😄😄
    Um abraço em cada,

  • Igor Coura de Mendonça

    Caros companheiros de horas semanais,

    Eu nunca disse meu currículo, ai lá: sou formado em administração pública pela Fundação João Pinheiro, especializado em Poder Legislativo, e sou mestrand de Demografia. Atualmente trabalho no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) como um analista de PPPs e concessões. Sou belo-horizontino, Forte e Vingador, e acho um ABSURDO falarem que o doce de leite uruguaio é melhor que o de Viçosa. Se vierem aqui em BH me chamem pra organizar um TESTE CEGO pra saber se isso é verdade!! Vocês merecem umas bolachas por isso (bolachas de verdade, não biscoitos)!

    Há anos que eu quero “converter” minha carreira para algo que eu possa contribuir com a divulgação acadêmica no Brasil (assim como vocês, o Pirula, dragões de Garagem, Nerdologia, etc). Uma dessas vontades é criar algum tipo de conteúdo inspirado no Xadrez Verbal – mas ao invés de política internacional, falar sobre governo e política em níveis municipais e estaduais do Brasil, porque essa mesma dificuldade que temos de nos integrar com o resto do mundo, nós temos de nos integrar com governos que não sejam relacionados à União ou aos temas mais óbvios (tipo milicias no Rio ou mobilidade urbana em São Paulo). Só que COMO fazer isso sem ficar uma coisa estupidamente muito chata é que eu não sei… tenho até o fim do meu mestrado pra pensar nisso e conseguir pessoas que também sejam interessadas. Coisas como:

    Giro de notícias sobre prefeituras e estados (inovações, corrupções, notícias relevantes, etc.); colunas abertas em que o programa abordaria um tema mais relevante e depois rodaria informações mais completas sobre regiões inteiras (Sudeste, Nordeste, etc.), ou outras formas de distribuir regiões pelo Brasilzão (floresta amazônica, fronteiras, encontro de prefeitos, etc.); algo especial como as fronteiras invisíveis do futebol, também sobre os cantões do país; dicas culturais; ou ainda focar em uma série de conteúdos que ajudem a fazer as pessoas desse país a conhecerem melhor outras regiões além das suas.

    Algum dia, assim como o Filipe gravou os vídeos sobre livros de história recomendados, vocês poderiam gravar um programa ou conteúdo extra (ou post no blog) mostrando como vocês produzem seu conteúdo (curadoria, roteiro, o papel de cada um, entrevistados, etc.).

    Em suma, aliar governo, política, história, cultura e regionalismo no Brasil. Como disse, tenho até o fim do mestrado pra bolar tudo (fim de 2020). E, se possível, passar dicas que vocês JÁ conheçam de conteúdos bacanas que existem sobre esse tipo de tema.

    Se alguém aqui dos comentários gostar dessa ideia e quiser compartilhar comigo esse projeto (por enquanto estou sozinho, porque esta é literalmente a primeira vez que essa ideia finalmente sai da minha cabeça), especialmente se for de outros estados, por favor me procurem no e-mail igorcmendonca@gmail.com

    PS1: “Felosofia” pode ter um significado bem estranho… e eu tenho medo disso já existir no Reddit.

    PS2: Já pedi para que meus familiares e amigos respeitem a regra do português que diz que quem morre tem seu nome necessariamente convertido corretamente para o português. No meu caso, acredito que “Igor” deveria ter um acento no “Ígor” (paroxítona terminada em “r”).

    Abraço e sucesso a todos!!

  • Vitor Barbosa Magalhães

    Queridos Matias e Filipe, me chamo Vitor Magalhães e sou professor de Inglês – Português, estou no último ano de Letras na Uninove. Sou grande fã do programa de vocês e essa é a primeira vez que comento aqui, queria deixar meu muito obrigado! Um fato curioso sobre mim, sou muçulmano há 7 anos e no ano de 2016 durante as olímpiadas do Rio fui um dos presos na Operação Hashtag da Polícia Federal, e passei algumas semenas em um presídio de segurança máxima. Depois que saí de lá sem nem saber ao certo por que fui preso e com uma carta de “revogação de inquérito” da PF, fiquei muito interessado em política nacional e internacional e passei a escutar semanalmente o programa de vocês. Uma das minhas metas esse ano é escutar todos os episódios em dia!

  • Parabéns pelo trabalho de vocês, infelizmente só conheci o podcast depois que me mudei para Barcelona ano passado (queria ter conhecido antes) e estou viciada demais, notei isso quando lembrei sexta-feira passada que não ia ter programa e tive aquela sensação incômoda de que estava faltando alguma coisa, e era o podcast de vocês.

    Ansiosa demais para saber o que vocês tem a dizer sobre as eleições espanholas que aconteceram em abril, a prefeita de Barcelona ficou “full pistola” e disse que a culpa é dos partidos independentistas de esquerda da Catalunya que com isso podem entregar a Espanha para a extrema-direita, segue vídeo do Instagram oficial da Ada Colau que acabo de mencionar: https://www.instagram.com/p/Bt1G54CgncP/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=t784foqsko0d

    Muito obrigada pelo trabalho de vocês.

  • Queridos Matias e Filipe, me chamo Gabriel Negreiros, sou estudante de Defesa e Gestão Estratégica na UFRJ e agradeço bastante pelo excelente trabalho de vocês que está me ajudando bastante para estudar as atualidades para em breve ser aprovado no CACD.

  • Defesa e Gestão Estratégica Internacional*.

  • Ótimo programa meninos! Comecei esse ano a fazer RI e ano passado a ouvir o podcast por recomendação do meu primo Nicolas, se puderem mandar um abraço para ele eu iria adorar!

    • Marias e Filipe, sou muito grato a vocês pelo podcast. Não tem meio melhor de se atualizar sobre o mundo e entender o contexto de cada notícia. Pra mim que me formei em Ciências Sociais e perdi contato com o meio acadêmico, é um tratamento escutar o xadrez verbal.
      Estou agora tentando convencer meu filho Lucas de 15 anos da utilidade de ouví-los toda semana por apenas 3 horas, mas ainda não consegui. Gostaria que deixassem um recado para ele “colar” em vocês, que o sucesso é certo!
      Abraços a todos!

      • Filipe e Matias sou ouvinte do xadrez verbal desde o tempo que vocês tinham tempo para postar sincronizado no YouTube na sexta feira e venho por meio desta dizer que minha casa está suja por culpa de vocês, por favor não façam mais isso abraços Robson vila velha E.S.

        Ps. Baixei um agregador de podcast por culpa de vocês virei fã de política internacional.

  • Primeiramente, Filipe e Matias, meus mais sinceros parabéns e agradecimentos por este programa fantástico! Sou ouvinte de vocês deste o Xadrez 70 (mais ou menos) por indicação do prof. Rafael da FMU (um grande amigo, abraços!!!).
    Queria fazer uma pergunta/sugestão para analise de vocês: Por que o parlamento Britânico, simplesmente, não pede a anulação do Brexit (se não me engano isso é possível, como vocês explanaram em algum Xadrez) . Isto é respeito a democracia ou um orgulho imperialista saudosista? As consequências do Brexit não serão piores do que um “canetada antidemocrática” contra o Brexit do parlamento?
    No mais forte abraço para vocês e muitos anos de Xadrez!

    PS: É possível conhecer as instalações do Estúdio 3 e vocês?

  • Álvaro Carnielo e Silva

    Olá pessoal do Xadrez verbal, o podcast que deixa minha faxina mais sensacional e me nhã pessoa menos boçal.

    Sou Álvaro Carnielo e Silva, de São.J. Campos, Eng. Mecânico trabalhando no em uma grande empresa de desenvolvimento de aeronaves no Brasil.

    Parabéns pelo trabalho! Semana passada ouvindo o podcast da revista Piauí percebi que vcs também são ouvidos por lá. Um dos locutores disse “Braeking News” e outro respondeu que o companheiro estava roubando o tema de outro podcast.

  • E aí Filipe e Matias, acompanho o xadrez verbal desde os tempos dos videos do Filipe no youtube, por muitas vezes me recusei a ouvir o podcast por que achava longo e chato, mas depois que comecei não parei de ouvir, baixei varios quando fui pra Itália estudar e acredito que já ouvi todos os programas e agora estou no fronteiras inviseveis, parabens pelo otimo trabalho de vocês!

    • Thor Gabriel Martins

      Queria deixar aqui registrado minha atrasada denuncia de clubismo por parte do senhor Felipe Figueiredo por no penúltimo nerdologia sobre a batalha de Guararapes não ter colocado como música de fundo o samba enrrendo O Principe Encoberto da gaviões ao falar do “desaparecimento” do Dom Sebastião( AVISO DE POSTE IRONICO NÃO DEVE SER LEVADO A SÉRIO).

  • Ótimo programa! Sempre no aguardo do próximo.

    Abraços de Presidente Prudente- Sp, terra wahabismo caipira. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Olá Filipe e Matias, comecei e cursar esta semana História na UFPR. Queria agradecer muito a vcs pelo trabalho fantástico que desenvolvem, o Fronteiras invisíveis do Futebol me ajudou muito na especifica de segunda fase da UFPR.
    Se poder manda uma aló para os calouros 2019 da UFPR .

  • André Felipe Mantovan

    Felipe e Matias, me ajuda!
    Estou em abstinência aguardando seu programa, estou tremendo há duas semanas!
    Não sei se perdi alguma informação sobre não ter programa na sexta e peço desculpas por isso.

    Masssssss fico no aguardo pro próximo programa hahaha.

    Sou contador e sempre amei a Segunda Guerra, depois que ouvi o NerdCast sobre os Balcãs eu acabei me apaixonando por toda a cadeia histórica dos conflitos, até porque está tudo entrelaçado, enfim, virei fã do programa!
    Parabéns por trazer algo útil à internet!

    Abraços!

  • André Felipe Mantovan

    Corrigindo, Filipe*

  • Boa tarde meus amigos, não consigo ficar mais de uma semana sem podcast, sei que é chato mas estou na abstinência, eu sempre escuto na ida e volta do trabalho, um abraço a todos e no aguardo do programa. !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.