Xadrez Verbal Podcast #159 – 73ª Assembleia Geral da ONU

Mais uma edição da sua revista semanal de política internacional em formato podcastal chegando no seu feed! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão até Nova Iorque, para falar da 73ª Assembleia Geral da ONU. Ao menos, dos seus primeiros dias. Antes de tudo, recebemos novamente o professor Guilherme Casarões, na tradição de termos seus comentários sobre o discurso brasileiro na abertura do Debate nas Nações Unidas.

Passamos pelos encontros que ocorrem à margem da AGNU, em portas fechadas, ou encontros informais, e até mesmo a sessão do Conselho de Segurança. Aproximação entre Cuba e a Europa e acusações dos EUA contra a China são alguns dos exemplos desse tema, além da primeira bebê com credencial da AGNU. Finalmente, vamos até os discursos propriamente ditos, perante a comunidade mundial, fazendo um breve apanhado dos três primeiros dias da Assembleia. Giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um podcast do Xadrez Verbal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Editora Contexto

Palestra Juros, Moeda e Ortodoxia, de André Lara Rezende

Filme Glória

Livro La Noche de Tlatelolco, de Elena Poniatowska

Música The Fresh Prince Of Bel Air, de Will Smith

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:10:06 – Giro de notícias #1;
  • 00:32:10 – Coluna Aberta: Discurso do Brasil na Abertura da 73ª AGNU com o professor Guilherme Casarões;
  • 00:50:54 – Efemérides semanais: A semana na História;
  • 00:56:40 – Match: Bastidores da 73ª AGNU;
  • 01:38:39 – Xeque: Discursos da 73ª AGNU;
  • 02:44:19 – Gambito da dama: Alta de juros no Estados Unidos;
  • 02:55:24 – Giro de Notícias #2;
  • 03:09:48 – Peões da semana;
  • 03:11:35 – Sétimo selo.

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

29 Comentários

  • Filipe, volte a agradecer “a todos que nos toleram” por favor! Sinto saudades.

  • Filipe e Matias, mandem um abraço a Santa Luzia – MG
    🙂

  • Essa aversão do Temer a relações internacionais só pode ser explicada por um forte transtorno de parcopresis!

  • Matias, Felipe, mandem um abraço para os brasileiros do eixo Trento-Bolzano, principalmente aqueles que espalham a palavra do Xadrez Verbal (eu mesmo).

    Grande abraço e parabéns por mais um excelente programa.

  • Olá Meu Caro Matias e Felipe,

    Sou um grande fã de vocês de do Jovem Nerd. Recentemente ouvi com grande surpresa que eles vão fazer um evento em uma churrascaria batendo papo e se divertindo com os fãs. Assim que pensei: E se um dia o Xadrez Verbal orgazinasse uma dessas, mas com uma partida de Europa Univesalis? 😀

    Um mega abraço desde Hamburgo.

    Felipe Kautzmann

  • Vocês pensam em migrar pro Spotify?

  • Olá meus caros Felipe e Matias, falo de Paulo Afonso na Bahia, conhecida como terra da energia, curso engenharia elétrica aqui e por isso moro sozinho aqui, vocês são minha companhia aos fins de semana quando lavo roupas e escuto o xadrez verbal enquanto isso, gostaria de agradecer as boas informações e companhia sempre. Abraços.

  • Olá Felipe e Matias!
    To mandando um abraço em nome da turma de psicologia (2° período) da UEMG (campus de Divinólis), eu sei que tem um pessoal que escuta seu programa lá na sala e, aproveitando a deixa, a respeito de momentos e lugares inusitados onde se escuta o podcast do xadrez verbal, eu e minha namorada (A Lu <3) ouvimos seu programa enquanto fazemos sushis já que o pessoal encomenda com a gente aqui na cidade e que é nosso trabalho.

    Inclusive se rolar uma propaganda aí, é Nid's Sushi kkkk
    Se vocês não gostarem de comida japonesa, a gente pode negociar o pagamento com coxinhas e paçoquinhas!

    Obrigado pela presença pessoal, vocês são nota 10!

  • Matias, o Brasil não é mais a 5ª população do mundo. O Paquistão já passou há um tempo.

  • Olá Filipe e Matias,

    Fiquei com uma dúvida na parte que vocês comentaram sobre a Argentina. Nesse trecho foi falado em desvalorização de 100% no valor do peso argentino, mas isso não quer dizer que a moeda passaria a não ter valor algum? Acho que o correto seria dizer que o dólar valorizou 100% em relação ao peso argentino. Posso estar enganado, não sou especialista na área, mas confesso que fiquei um pouco confuso.

    Um abraço,
    Lúcio

  • Olá Filipe e Matias.
    Sobre o beisebol, se formos falar de seleções os EUA não são dominantes. o World Classic Baseball – WBC, que é a copa do mundo da modalidade, e envolve jogadores profissionais das grandes ligas [EUA, Japão, México, Venezuela etc], mostra a força dos países asiáticos. Os EUA ganharam somente a última edição, em 2017, sendo que em 2010 perderam na decisão do 3º lugar pra Venezuela e nas outras duas nem classificou pras semis. Japão tem 2 titulos e 2 terceiros lugares, Rep. Dominicana tem um titulo, Cuba tem um vice , Coreia do Sul tem um vice e um terceiro e a venezuela tem um 3º. Outro time com grande representatividade são os Países Baixos

    • Ah, e Matias, o nome ”soyboy” tem um significado pejorativo e é usado por alguns ”grupos” da internet. Melhor o nome SOJINHO mesmo , kkkkkkkk

  • Peço desculpas por não comentar especificamente sobre o #159, mas depois da AGNU, Trump sobre o Kim Jong-un:

    “E então nos apaixonamos, OK? Ele me escreveu cartas bonitas e elas são ótimas cartas. Nós nos apaixonamos”.

    Já pode shippar (gíria da juventude) essa relação de amor e ódio?

    O ato de shippar tem que ter união de nomes, pra facilitar o elo de amor, algumas opções:

    Trump Jong-un
    Kim Jong Trump

    E a que eu acho mais legal (com a licença poética):

    “The John Jong love”

    (Trump tem John no meio do nome).
    (Parece nome de filme de romance).

  • Filipe, em relacao ao programa anterior, achei um poema coreano (traduzido) em homenagem à montanha e o cume sagrado. La vai, vais gostar:
    No alto daquele cume
    plantei uma roseira
    O vento no cume bate
    a rosa no cume cheira
    Quando cai a chuva fina
    gotinhas no cume cai
    formigas no cume entram
    abelhas do cume saem
    Quando cai a chuva grossa
    a água no cume desce
    o barro no cume escorre
    o mato no cume cresce
    Então quando pára a chuva
    no cume volta a alegria
    pois torna a brilhar de novo
    o sol que no cume ardia

  • Felipe Peters Berchielli

    Fala Mathias e Filipe, sobre criquete, nao sou nenhum expert porem sei que existe uma selecao supra nacional de criquete das indias do oeste(West Indies), sempre achei bastante curioso isso.

    (perdoe a falta de acentuacao, o teclado usado nesse momento eh alemao)

  • Olá Filipe e Matias.
    Sou ouvinte do podcast há pouco mais de um ano e apresentei o programa a minha mãe Cleusa. Ela tem 62 anos e disse que amou! Nas palavras dela ” as análises desses meninos são muito inteligentes, agora vou saber de tudo que acontece no mundo, vou ouvir sempre.” Se puderem por favor mandar um beijo para ela no próximo programa, agradeço muito. Abraços para vocês.

  • será que o Treme sofrerá as consequências de uma investigação após deixar o osso?!

  • Fiquei imaginando:
    Se Che Guevara fosse vivo e ao invés de ser um ditador sanguinário resolvesse ser formado em história, colunista, youtuber e professor; qual seria a duração de cada programa semanal?
    Por um xadrez verbal com blocos de 9 horas!

  • Olá Filipebe Matias, tudo bem? Sou ouvinte e fã do Xadrez Verbal a aproximadamente 2 meses por sugestão do meu namorado (Matheus, se puder mandar um salve pra ele 😅) e me identifiquei com a sua história das provas corrigidas que quase podiam ser fumadas 😂 meu antigo professor de química também entregava as provas com MUITO cheiro de cigarro e além disso segurava o giz na sala como se fosse um cigarro, só faltava ele fumá-lo mesmo kkk. Queria aproveitar também para agradecer a vocês pelo programa sensacional que vocês fazem e pelo modo como nos mantém informados. Grande abraço!
    Um podcast atrasado porque não sabia onde mandar de modo que vocês realmente vissem kkk sou nossa no mundo podcastal, sorry

  • Olá pessoal.
    ‘Ganhou mas não levou’ começou em Portugal nas eleições legislativas 2015. O PSD (centro-direita) ganhou mas quem ficou no governo foi PS (centro-esquerda) com apoio da restante esquerda.

  • Olá Pessoal,

    já que fui descoberto por citar o “Erdogollun” em aula, gostaria de agradecer o Filipe e Matias por me ajudarem a dar exemplos atuais para os temas discutidos (ainda preciso arrumar onde encaixar as investiduras essa semana)

    E mandar um abraço para Matheus henrique, que pegou a referencia e pros demais alunos que vieram comentar que escutam o podcast e ficaram surpresos com o abraço.

  • Salve Matias e Filipe,

    o Brasil quer saber em quem vcs votar. =) brincadeira… Mas podem comentar um pouco sobre as eleições? Abr

  • Posso ter entendido errado, mas o PNB inclui não os investimentos externos, mas sim as rendas egressas e ingressas remunerando os fatores de produção. Isto é, adiciona as rendas geradas por investimentos que o Brasil fez no exterior e retira as rendas geradas por investimentos estrangeiros realizados no Brasil. O investimento estrangeiro propriamente dito, enquanto acúmulo de estoque de capital brasileiro, entra no PIB diretamente, essas rendas que não entram. Não seria isso? Esclarecimentos da professora Vivian seriam bem vindos…

  • Guilherme Zacarias

    Sobre os carros Cubanos Filipe e Matias, visitei Cuba ano retrasado e posso te afirmar por que acabei perguntando a um Taxista em Havana que nos abordou e ele falou que “Raul não deixa tirar os carros da ilha, pois são um patrimônio do país” ah, detalhe quando ele perguntou de onde eu minha família éramos, ele comentou:

    “Paulista trabalha para carioca brincar no carnaval”.

    Tente imaginar a nossa cara de incrédulos quando ouvimos isso. E tem mais tive que contar o final da novela “Totalmente demais” para a garçonete do Hotel onde ficamos e um outro garçom estava conhecendo a geografia de SP melhor do que eu citando várias cidades como Araraquara e São José dos Campos, ficamos impressionados com a quantidade de Brasileiros que já foram para lá, então fica meu abraços a essas pessoas e espero voltar em breve para lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.