Xadrez Verbal Podcast #140 – Armênia, América Latina e Irã

TRÊS ANOS DE PODCAST DO XADREZ VERBAL! 36 meses, 140 programas e zilhões de minutos de áudio depois, Matias Pinto e Filipe Figueiredo chegam em mais um semanário de política internacional em formato podcastal. Dessa vez, com a presença de Heitor Loureiro nos estúdios, nos contando um pouco sobre a Armênia e sobre a mudança política que o país está passando, após semanas de protestos contra o governo.

Comentamos a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã e como isso influencia as relações internacionais. Não apenas entre iranianos e israelenses, que já trocaram hostilidades, mas também entre os EUA e seus aliados europeus. Passeamos pela América Latina, passando especialmente pela Argentina, onde Mauricio Macri começa a ver queda em sua popularidade e o aumento da crise econômica. Giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões, dicas culturais e um Menino Neymar senatorial fecham esse programa de aniversário!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Série John Adams

Documentário Soldado de Deus

Filme Le voyage en Arménie

Música Bari Arakeel, por Khatchadour Tankian e Serj Tankian

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

19 Comentários

  • Primeiro ano: 1 hora de programa, segundo ano: 2 horas de programa, terceiro ano: 3 horas de programa…. Onde vamos parar?
    Parabéns pelo programa!
    Vocês me acompanham durante a arte da bricolagem e “prograstinagem” de todo final de semana!

  • Oi Matias e Filipe, gosto muito do conteúdo, profundidade e duração… qdo tenho tempo. Muitas vezes desejo informação+opinião de apenas uma parte do globo, em geral da América Latina. Eu sei que muitas vezes os assuntos estão ligados, mas o tempo urge. Fatiar o podcast seria o supra sumo do supimpa, mas eu ficaria muitíssimo feliz com um disclaimer no início do episódio com os marcadores de tempo das sessões.

  • Diogo Maia de Carvalho

    Não sejam sarcásticos com Egideus, o líder em assistências da Libertadores, como comentou o Filipe. Abraços de BH.

  • Eu não sou a mãe do Heitor, mas, a participação dele ficou muito boa, muita informação importante!
    E meus parabéns pelos 3 aninhos, muito mais sucesso ao podcast, inclusive, agradeço ao Matias que encheu o saco do Filipe para criar o podcast tb. Obrigada Matias! Ótima equipe vcs dois formam, parabéns!

  • Adaljan dos Santos Marques

    Sobre a cotação do peso, estive a primeira vez na Argentina em 2014, depois disso voltei todo ano para lá, sendo a ultima vez no mês passado (abril 2018). Nesse período paguei 3,25 pesos por real em 2014 e nesse ano paguei 6,20. Claro que em 2014 o real também estava muito desvalorizado, mesmo assim é um aumento considerável!!! Forte abraco!

  • Olá pessoal,
    Episódio muito bom! Não vou resistir a fazer uma piada ruim.
    A Coreia do Norte soltou alguns estadunidenses que estavam presos. Dentre as pessoas estava a dupla:
    Tony Kim e Tino Kim.

    Perdão pela piada ruim. Acho que estou ouvindo muito vcs e a influência está começando a ser perigosa!
    :-D:-D:-D

    Parabéns mais uma vez!

  • Feliz em saber que não sou o único que ouve o programa enquanto lava a louça. Xadrez Verbal deveria ser o patrocinador oficial do Dishwashing Championship 2018.

  • Gente, gostaria de anunciar que em virtude dos 3anos de podcast, vou fazer um “protestos contra Presente de Uganda” com a crush ouvindo vocês. Façam um programa de 3 horas, por favor.

  • Este ano, teremos nosso próprio Trump aqui no Brasil.

  • 282 horas, 47 minutos e 35 segundos depois…
    Olha vocês aí. 140 programas, um especial sobre Jerusalém e três prorrogações. Parabéns!

    Os ouço desde o #46 com a Ana Luísa, que ouvi no dia 29/4/16. Nem parece que passou tão rápido, não é?

    Um abraço!!!

    P.S.: Só gostaria de deixar registrado que sou o feliz proprietário de uma Elba Weekend 1995 IE 4 portas.

    E verde.

    Fica o convite, se quiserem uma caroninha qualquer dia destes – e ver que o carro vai bem além da referência “collorida”.

  • Como grande estrategista militar que sou aposto que os Estados Unidos vão dar o primeiro tiro bem no Coração do Irã através do Afeganistão…

  • Olá companheiros Felipe e Matias, grato pelo excelente programa radiofônico podquesteiro na central 03. Uma pergunta, quando teremos um grupo para debates e discussões pomposas na plataforma Discord sobre o maravilhoso mundo politico?

  • Gabriel Barcellos

    Oi Filipe e Matias, tenho 21 anos e curso RI. Sempre achei interssante o campo da política internacional e depois de começar a ouvir o podcast tive certeza da minha escolha, muito obrigado pelos episódios tanto do xadrez verbal quanto os do fronteiras invisíveis.
    Uma dúvida. No ano passado, eu lembro que a Central 3 mudou o servidor do site (ou alguma coisa do gênero) e desde então não consigo mais baixar episódios antigos, existe outra forma de baixar? Acontece com mais alguém ou é apenas comigo…
    OBS: Sempre baixei os episódios pelo celular.

  • You I'll Be In My Heart

    Eu não ouço lavando louça, mas no carro toda segunda no caminho diário Santo André/Hortolândia a caminho do trabalho! O único “problema” é que quando surge algo que tenho vontade de comentar (escrevendo aqui) não posso por estar dirigindo… aí depois esqueço! Por favor, comprem um “chip da tiiiiiiiiiiiim” no metrô, e disponibilizem para mandarmos comentários em áudio por “zap zap”! Prometemos não mandar mensagens de bom dia! E surgiu essa notícia hoje, o que acham? https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/turma-da-monica-tem-edicao-dedicada-militares.html

  • (Edit agora com o nome correto hahaha) Eu não ouço lavando louça, mas no carro toda segunda no caminho diário Santo André/Hortolândia a caminho do trabalho! O único “problema” é que quando surge algo que tenho vontade de comentar (escrevendo aqui) não posso por estar dirigindo… aí depois esqueço! Por favor, comprem um “chip da tiiiiiiiiiiiim” no metrô, e disponibilizem para mandarmos comentários em áudio por “zap zap”! Prometemos não mandar mensagens de bom dia! E surgiu essa notícia hoje, o que acham? https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/turma-da-monica-tem-edicao-dedicada-militares.html

  • Saudações FAUanas caros Matias e Filipe,
    parabéns pelos 3 anos do programa! Ouço sempre no meu caminho para dar aula na faculdade e também na função de lavar louça!
    Não sei quando o Matias frequentou as reuniões de tabela da LAAUSP, mas talvez já tenhamos nos esbarrado por lá! Representei a FAU nas reuniões em 2001 e fui membro da LAAUSP em 2005, organizando todas as tretas que surgiam por lá!

    Grande abraço!

  • Excelente programa, amigos! Quero agradecer a consultoria, pois semana passada fomos almocar na casa de um casal amigo da Georgia e o XV me ajudou a socializar, falando da situacao no pais e a historia de tretas com a Russia.
    Abracos!

  • Pessoal, antes de tudo, parabéns pelo programa. Comecei a escutar há cerca de um ano, sobretudo nas viagens de carro que faço frequentemente entre Recife e Aracaju. Sou professor no curso de RI da UFS e, vez ou outra, recomendo o podcast para os alunos. Nesse semestre, inclusive, sugeri algumas edições do Fronteiras Invisíveis na disciplina de Relações Internacionais da América Latina.

    Porém (todavia, entretanto, contudo, mas), estou aqui comentando pela primeira vez por outra razão: tenho notado que, não raro, o nome do presidente chinês tem sido pronunciado no Xadrez Verbal como “JI Xinping”, quando o correto é “XI Jinping”. Ou seja, primeiro o X e depois o J, e não o inverso.

    Mais uma vez, parabéns pelo programa e fico no aguardo de um Fronteiras sobre a China (nada mais justo, haja vista que já teve uma edição sobre Taiwan).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.