Fronteiras Invisíveis do Futebol #53 – Costa Rica

Lá vem eles de novo! Em 2018, Brasil e Costa Rica se enfrentarão pela terceira vez em uma Copa do Mundo. Essa é a desculpa perfeita para voltarmos à América Central e contarmos um pouco da História desse pequeno país. Das origens indígenas e seu legado de bolas rochosas gigantes. Vamos para o passado colonial, pobre, baseado na agricultura e em pequenas propriedades, algo que daria retorno séculos depois.

Passamos pelas independências, tanto da Espanha, quanto do México, quanto da República Centro-americana. E, claro, explicamos a guerra civil cujo legado foi um país democrático e estável, inclusive sem forças armadas estabelecidas. E claro, tudo isso temperado com o futebol do país que tem o segundo maior número de títulos da CONCACAF e jogadores de destaque internacional. Dê o play, tico!

Referências no programa

Livro História da América Latina Vol. IX: A América Latina Após 1930

Site El Espíritu del 48

Texto Costa Rica: “tão longe de Deus, tão perto dos EUA”

Música Soy tico

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinatura

Filipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

7 Comentários

  • Opa.
    Só um toque..O som do Filipe está muito ruim, parece que está falando de longe domicrofone.

  • Um comentário fora do tema, mas no episódio sobre a Bahia, o Filipe falou que não houve nenhum presidente/chefe de estado/governo nascido na Bahia. Itamar Franco, nasceu no mar, na rota Salvador-Rio e foi registrado como natural de Salvador. Tá valendo? Um abraço e sucesso!
    Willey Silva
    Valente-BA

  • Gleyton Genoveski Silva

    Filipe e Mathias, sobre os solos basálticos, ao menos no contexto brasileiro eles se formaram a partir das atividades vulcânicas do mesozóico, em geral associados à separação do continente antigo Gondwana (composto por América do Sul, África, Índia e Austrália). Esses solos são relativamente férteis por contar com a presença de ferro e outros minerais herdados de tais rochas. Há uma teoria de que aqui no Brasil deu-se o nome de “terra roxa” porque os italianos que trabalhavam nas fazendas de café ficavam admirados com o tom avermelhado do solo e se referiam a este como “Terra Rossa”, que em italiano quer dizer terra vermelha, mas aí abrasileiramos o termo e ficou roxa mesmo rsrsrs

  • Olá Felipe e Matias.
    Sempre que escuto o Podcast vocês falam na parte de prêmios ganhos pelos times que eles ganharam “canecos”. Eu não entendo essa expressão. Gostariam que explicassem o seu significado.
    Beijo nos rins de vocês.

  • Amigos, por favor gostaria que me indicasse livros na mesma linha do “coleccion de historia de america latina” sobre outros continentes, pois além desse citado eu conheço só o “historia geral da áfrica”. Agradeço desde já e parabéns pelo programas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.