Xadrez Verbal Podcast #118 – EUA, Oriente Médio e Paradise Papers

A sua revista semanal de política internacional em formato podcastal começa pela visita de Donald Trump ao Extremo Oriente, onde bateu um hamburgão com Shinzo Abe, comeu lagostins de águas em disputa entre Coreia do Sul e Japão e foi o primeiro dignatário estrangeiro a jantar na Cidade Proibida.

Ainda na Ásia, repercutimos a crise no Líbano e a operação anti-corrupção na Arábia Saudita que mandou diversos príncipes para prisão… em hotéis de alto luxo!

Mas a principal pauta da semana foi o vazamento de mais de 13 milhões da arquivos da Appleby, empresa especializada em criação de offshores. Revisitamos a aula do Prof. Daniel Sousa sobre o tema, durante a divulgação dos Panama Papers, e listamos todas figuras políticas citadas neste novo escândalo.

Já a sua dupla habitual passa por todo o mundo em três giros de notícias, além de comentários sobre a Catalunha. O programa também tem uma semana na História em dobro, os peões da semana, dicas culturais e tudo o que você precisa saber sobre o globo, que não é plano!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Dr. Jivago

Livro Luís Carlos Prestes: Um revolucionário entre dois mundos, de Daniel Aarão Reis

Música Sheena Is A Punk Rocker, dos Ramones

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

15 Comentários

  • Só algumas correções:

    A Danica Roem não foi a primeira mulher trans eleita a um cargo eletivo nos EUA, mas a primeira mulher abertamente trans durante a campanha (uma notícia aleatória do Google que fala mais sobre: http://www.independent.co.uk/news/world/americas/andrea-jenkins-first-black-transgender-woman-elected-lgbt-history-minneapolis-city-council-a8045156.html ).

    O Henrique Meirelles não foi ministro do governo Lula, mas presidente do Banco Central. (Fui confirmar e descobri que ele foi o primeiro presidente do BC a receber o status de ministro de Estado, segundo a wikipedia, então fica uma errata à minha errata porque talvez não seja uma informação de conhecimento comum: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Meirelles ).

  • Só uma pequena correção, a anarquia de propriedade privada não é um termo anacrônico, já que Bakunin não foi o “primeiro anarquista”, seria ignorar Étienne de LaBoetie que já há 300 anos antes escreveu ” o discurso a servidão voluntária “. Então anacronismo seria associar o anarquismo as idéias de esquerda a não ser é claro que se ignore a história em benefício de sua ideologia. Obs: muitos anarquistas hoje de esquerda defendem até saúde, educação, previdência, tudo estatal, que mostra o quão sem sentido é o anarquismo de esquerda. Abraços

    • O fato de anarquistas citarem ou resgatarem Étienne de LaBoetie, ou ainda um certo revisionismo de sua obra, não o faz anarquista. Seu contexto era de crítica ao Absolutismo, é como achar que os irmãos Graco eram comunistas, como outros revisionistas fazem. Isso sim é um grande anacronismo.

      E, como francês crítico ao Absolutismo, de que lado ele sentaria na Assembleia Nacional…?

      “Então anacronismo seria associar o anarquismo as idéias de esquerda”. Essa frase não faz sentido.

      “a não ser é claro que se ignore a história em benefício de sua ideologia”. Sempre costumo dizer que esse tipo de comentário costuma vir sempre em um contexto claramente ideológico. A última frase do comentário mostra que é mais um desses casos.

    • Sem sentido é entender que direita e esquerda é sinônimo de mais ou menos presença do Estado ao invés de qual o papel que o Estado exerce.

  • por favor, corrija o link pra download desse episódio, porque dá erro 404 no site da Central3 quando abro o hiperlink

  • Tentei várias vezes baixar o podcast mas não consegui, e agora o link aparece como não encontrado. Outra coisa, outro dia baixei o podcast do Fronteiras Invisíveis sobre a África do Sul é só veio metade do programa, tentei novamente agora e o link sumiu

  • Marcelo Borret Cortez .

    Olá turma do XADREZ VERBAL. Mais uma vez parabéns pelo excelente programa. E sobre o ANARQUISMO gostaria de dizer que, como professor de História, já ouvi, li e vi de tudo, mas dizer que o ANARQUISMO NÃO É DE ESQUERDA, foi, sem dúvida, TOP TEN das aberrações conceituais. Peço que vocês mandem um beijo para o meu filho Ítalo Mendonça que foi a pessoa que indicou o xadrez verbal e o fronteiras invisíveis do futebol. E aviso que estou tentando ser um colaborador do xadrez verbal, mas não estou conseguindo. Não são raras as vezes em que diante de uma tela sou acometido por um “cãibra mental”. Grande abraço e continuem o grande trabalho.

    OBS.: Em um dos programas do xadrez verbal, um aluno os qualificou de REPUBLICANOS, adorei o termo e não poderia ter sido mais apropriado. Quero reforçar essa tese: os membros do xadrez verbal são VERDADEIROS REPUBLICANOS, na essência da palavra.

  • Link pra download não está funcionando, não consigo baixar. Diz “Oops! Nada encontrado.”

  • Obrigado irmãos brasileiros!

    Sempre ouço…

    Abraços desde a Bogotá D.C.

    Obter o Outlook para Android

    ________________________________

  • O link para download está quebrado.

  • Pingback: CIA fingiu ser empresa de segurança virtual russa | Aperta o TAB

  • O link para donwload esta off :/

  • Rafael de Carvalho Oliveira

    O link para baixar o programa esta quebrado! Arrumem a bagaça ae hehehehe

    E aceito como um pedido de desculpas, um abraço para o Rafael, o Lusitano mais fanático de São Paulo. hahaha

    Abraços e bom trabalho amigos!

  • Cara, o Trump não cansa de soltar pérolas. Toda semana tem uma dele. Eu já escuto o podcast pensando “O que o Trump aprontou dessa vez? O Donald só não está pior que os políticos brasileiros.

    Adorei a música de encerramento, entretanto, não é a minha favorita do álbum. Difícil decidir a melhor com tanta música boa no Rocket To Russia. Abraços. #RamonesForever

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s