Xadrez Verbal Podcast #115 – EUA, caso Battisti e Catalunha

Com a presença da ídala Ana Luisa Demoraes Campos no estúdio, chega mais um podcast do Xadrez Verbal. Ela nos explica tudo sobre o caso Cesare Battisti e os motivos da situação confusa que temos atualmente. Passamos pelos EUA, com a saída do país da UNESCO, o que isso significa e outros temas, como o anúncio de hoje sobre o acordo nuclear com o Irã.

Debatemos a independência de Schrödinger da Catalunha: declarou ou não a separação da Espanha? Uma forma de ganhar tempo ou voltaram atrás? Giramos pelo mundo, a semana na História, a professora Vivian Almeida fala sobre o Nobel de Economia em sua coluna, dicas culturais, peões e muito mais em um programa com um meta menino Neymar.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme Gagarin, First in space

Livro El Diario del Che en Bolivia

Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO no Brasil

Podcast Conexão Sudaca #146 sobre a Bolívia

Música Nothing compares 2U, de Sinnead O’Connor

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

12 Comentários

  • “A Espanha faz fronteira com dois países…” Amigão, tem Andorra, Reino Unido e Marrocos também né, mas ok

  • A Espanha não é país unitário coisa alguma. É um estado de autonomias. País unitário é a França, por exemplo (talvez hoje um pouco menos que antes). Nenhuma entidade subnacional na Europa tem mais autonomia que a Catalunha, nenhuma, nem os länder alemães, nem Escócia, nem qualquer outra região europeia conta com tanto autogoverno como os catalães. Na prática, a federação existente no Brasil dá muito menos poderes aos estados brasileiros do que a Catalunha tem no contexto espanhol.

  • Bom dia Filipe.

    Sou arquiteto, de Tupã-SP, 30 anos.

    Não sou um estudioso da área, ouço o programa apenas como entretenimento mesmo. Passo muito tempo dirigindo na rodovia e Podcasts são ótima companhia, já que além de me divertir, fico muito bem informado.

    Acompanho o programa desde as primeiras edições e, o programa é um dos meus Podcasts preferidos.

    Como os programas ficaram maiores e mais complexos, eu ouço ele por blocos ( dica essa que uma ouvinte passou em um dos programas).

    Acho que seria legal, dentro do possível, se colocassem na descrição do programa a timeline de cada bloco.
    .
    Não preciso dizer que estão de parabéns e que espero que continuem com o programa, etc…rsrsrs

    Então apenas um abraço para você, para o Matias, para a professora Vivian Almeida e todos os ilustres convidados que abrilhantam esse programa.

  • Na minha cabeça, eu realmente fiquei imaginando o filipe e o mathias comendo uma carne enquanto a ana luiza falava

  • O caso do Cesare Battisti me lembrou bastante de Sacco e Vanzetti, revolucionários italianos condenados por homicídio em um julgamento bem dúbio. Inclusive a morte dos dois completou 90 anos em 23 de agosto deste ano.

  • Queridos Felipe e Matias, antes de mais nada obrigada por cada segundo de esforço dedicado ao maravilhoso podcast do Xadrez Verbal e a minha passagem por aqui é para elogiar a participação da Ana Luisa Demoraes Campos (impossível não repetir o nome completo dela).
    Eu simplesmente adorei a dinâmica do programa com uma voz feminina (sem clubismo) e deixo aqui meu pedido de mais participações dela no mesmo formato.

  • Obrigado por esse ótimo trabalhos feitos por todos vocês!

  • Thor Gabriel Martins

    Olá Felipe,
    Sou muito fã do seu trabalho e sempre o uso para ajudar a formar a minha opinião sobre os assuntos, por isso quero te fazer esse pedido/sugestão de você comentar porquê o Brasil não é ou não é considerado uma superpotência, dês que eu vi um vídeo de um gringo comentando sobre isso fiquei na vontade de saber sua opinião sobre o assunto.

  • Bruno Gonçalves da Silva

    Olá pessoal,

    Por favor coloquem a Ana Luísa como permanente no programa, sou muito fã de vocês, mas com a participação dela, o programa ganhou um novo ritmo! A adição da Luisa ao programa seria o equivalente a vida com paçoca.

  • Filipe desculpe o uso deste espaço, porem recebi este link hoje de uma amigo e você por ser excelente professor o qual acredito no trabalho desempenhado, gostaria de lhe perguntar se isto realmente procede, segue o link: https://youtu.be/bioLPFDvhOE
    Agradeço desde já
    Grato por seus vídeos
    Alexandre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s