Fronteiras Invisíveis do Futebol #43 – Trinidad e Tobago

Ao sul do caribe, próximo da Venezuela, está localizado Trinidad & Tobago, que celebrou 55 anos da sua independência no mês passado. Quando Cristóvão Colombo chegou ao arquipélago, em 1498, a principal ilha era chamada de Iere pelos aruacas, enquanto que Tobago manteve o nome dado pelos caraíbas.

A partir da chegada dos espanhóis, as ilhas passaram três séculos  sendo assediadas por franceses e holandeses até a capitulação à Coroa Britânica, em 1797, quando mais da metade da população era formado por escravos de origem africana, que trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar e cacau até a abolição em 1833.

Devido à influência metropolitana, as duas principais modalidades esportivas entre os colonos são o críquete, mais popular, e o futebol. O primeiro registro de uma representação local foi a vitória por 4 a 1 diante da Guiana Britânica, em 1905, quase cem anos antes da única participação trinitária na Copa do Mundo, quando foram derrotados justamente pela Inglaterra.

Referências no programa

Documentário Caribbean to Caliphate, da Al Jazeera

Livro Beyond a Boundary, de CLR James

Música Mary Ann, de Roaring Lion

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

7 Comentários

  • apesar de ser um numero grande, é limitado ao tanto de paises/regiões importantes de paises q existem, ou ja existiram.
    vcs tem pelo menos 250 eps.
    vcs planejam fazer algum ep sobre um “pais” q n existe mais?

  • Eu gosto de Orinoco Flow… (o que é estranho já que adoro heavy metal). Mas independente de gostos musicais, obrigado pelo programa. E toca Rammstein!

  • Fantástico programa. Faltou lembrar do melhor jogador da história de Trinidad Tobago, o Cabo Luis Fernandez do filme “Victory” de 1981. Parabéns pelos excelentes podcasts.

  • Ainda acho o TTzão menos enrolado que o Campeonato Carioca

  • André Felipe Mendes

    Espero que vocês aproveitem o aniversário de 100 anos da Revolução Russa para fazer um Fronteiras Invisíveis do Futebol sobre a União Soviética

  • Queria deixar aqui uma dica cultural! Trata-se de um episódio do desenho animado Os Camundongos Aventureiros, no qual Emily e Alexander visitam sua prima em Trinidad e Tobago e se metem em altas confusões. Esse desenho era exibido pela TV Cultura.

  • No começo do programa vocês reclamam da falta de comentários femininos. Pois então, a Marina Fabri (do blog coisas de diva) indicou e eu amei o programa! Parabéns pelo ótimo trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s