Xadrez Verbal Podcast #101 – Srebrenica, Trump, Brasil e América Latina

No centésimo primeiro programa, contamos com o retorno da professora Ana Luisa Demoraes Campos. Ela nos explica com detalhes a notícia de que os Países Baixos foram condenados em relação ao Massacre de Srebrenica, na Bósnia, em 1995. Vamos aos EUA, Donald Trump teve duas vitórias, uma na Suprema Corte, sobre sua política migratória, e outra na imprensa, com a demissão de jornalistas da CNN.

Na nossa vizinhança, repercutimos eventos no México, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Argentina e Uruguai, além da decisão de Michel Temer de se ausentar do encontro do G20, semana que vem na Alemanha. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, dicas culturais e os peões da semana fecham mais um podcast do Xadrez Verbal! .

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Documentário Tell Spring Not to Come This Year

Documentário Being Canadian

Filme Mulher-Maravilha

Música Back in the USSR, de Paul McCartney

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

13 Comentários

  • Tá na cara que os ataques na Ucrânia foi uma represália da Rússia devido a derrota na guerra de memes no Twitter.

  • Peguei o Victoria 2 semana passada pela sugestão do Filipe e tou com umas 30 horas de jogo. É meio viciante mesmo.
    E em setembro O Hobbit fará 80 anos. Nunca ouvi falar em Tolkien por aqui, espero ver nas efemérides. No mais, excelente podcast como de costume.

  • Na verdade o software que foi usado no novo ataque a Ucrânia aparentemente não é um ransomware, foi descoberto que ele não tem a função de descriptografar seus dados. Mesmo que você pague não vai receber seus dados de volta. É na verdade um ataque com o objetivo de destruir ,de prejudicar o alvo, não de conseguir dinheiro, que é o objetivo do ransomware

  • Um outro virus descoberto é o malware ‘ExPetr” que se parece com o virus “Petya” que tbm foi usado como ataque,
    Mas esse Malware tem um modo de operar completamente diferente. Um dos vetores de infecção do ”ExPetr” é um código modificado o ”Eternal Blue”, também usado pelo ‘WannaCry. No entanto, o ”WannaCry” tinha um único vetor, enquanto o ‘ExPetr’ utiliza pelo menos quatro fontes de distribuição”.

  • Ana Caroline Magnoni

    Adoro as participações da Ana Luisa, convidem ela mais vezes.
    Parabéns pelo programa, sempre excelente.

  • Na verdade, está se completando 20 anos do lançamento do PRIMEIRO livro do Harry Potter. Dumbledore só morre no sexto livro, que foi lançado em 2005, há 12 anos. Portanto, foi spoiler. No mais, ótimo episódio como sempre!

  • Muito instrutiva a participação da Ana Luisa. Mal posso esperar pelo especial sobre a Bósnia!

    Cabe esclarecer um pouco o mais recente episódio do imbróglio CNN-Trump:

    O vídeo no qual um produtor da CNN ”assume” que a narrativa Rússia-eleições não passa de ”bullshit”, não é uma corrente de Whats App ou coisa do tipo. Trata-se de uma reportagem do site projectveritas.com, uma iniciativa de jornalismo investigativo comandada pelo ativista James O’Keefe.

    Aqui está a matéria completa: http://projectveritas.com/video/american-pravda-cnn-producer-says-russia-narrative-bullsht/

    Nos dias sequentes a primeira denúncia, o VERITAS soltou mais duas matérias sobre o assunto.
    Em uma delas, Van Jones, comentarista da rede, afirma: “the Russia thing is just a big nothing burger”: https://www.youtube.com/watch?v=l2G360HrSAs

    Muito compartilhado e comentado no meio conservador-direitista americano, a reportagem, surpreendentemente (ou nem tanto assim), não bombou na mídia liberal e, salvo engano, nem chegou a imprensa brasileira.

    As últimas atualizações sobre a treta são o tweet épico de Donald Trump: https://twitter.com/realDonaldTrump/status/881503147168071680

    E a resposta hilária da CNN: https://www.youtube.com/watch?v=QotA7KHb7mo

    WHAT A TIME TO BE ALIVE

  • Obrigado por lembrar dos 150 anos do Canadá desde a Confederação. Parabéns a vocês por 100 episódios!

  • Oi! Gostei muito do programa, como sempre! Queria deixar um abraço especial pra minha futura professora e integrante do Xadrez Verbal no quadro Gambito da Dama, a Vivian Almeida!

    Eu estava desde o começo do período “encucado” com aquele nome “Vivian Almeida” que vi no corpo docente do Ibmec e passei a metade do ano todo me perguntando se era a mesma do Xadrez Verbal, até que o Felipe ou o Matias (não sei quem administra o Twitter) me confirmou que ela trabalha lá mesmo, e coincidentemente, ontem eu estava na faculdade na vista de prova de microeconomia e encontrei justamente com a Vivian! hahaha Já gostava dela por apresentar meu quadro favorito aqui no Xadrez Verbal, agora gosto mais ainda depois de ver que ela é super simpática e atenciosa! Mal vejo a hora de ter aula com ela. Obrigado pela atenção, Vivian, a gente se vê daqui a uns períodos. 😀

    Só queria comentar esse fato curioso que aconteceu, até a próxima! 😀

  • Toda vez que vocês citam o Macri ou o Macron eu fico perdido. Nesse programa mesmo, fiquei me perguntando o que a Argentina tinha haver, ainda bem que vocês falam os países hahahaha.

  • Alguém tá tendo problema com o app “podcast addict”? Não tá atualizando os episódios do xadrez. :/

  • Como sempre um excelente programa.
    Todos os dias viajo 240 km de ida e volta pra faculdade e o Xadrez Verbal é uma das principais distrações durante essas viagens.

    Agora fazendo um adendo ao programa, quanto a aprovação do casamento igualitário na Alemanha, acabei de ler uma noticia dizendo que de todos os seis parlamentares muçulmanos também votaram a favor da decisão.

  • Ola Filipe e Matias, primeiro quero agradecer a vocês por nos trazer toda informação que se passa no mundo e que a mídia Nacional não se importa com algumas notícias importantes como de exemplo a nova rota da seda. Segundo, sou muito fã do programa, escuto toda semana e por muitas vezes caminhando com meu filho de 4 patas. Venho pra falar da participação da professora Ana Luísa, que adorei e gosto bastante das participações dela. E venho pra dizer que tem um filme que retrata bem desse genocídio na Bósnia e Herzegovina que chama In the Land of Blood and Honey e quem dirigiu o filme é Angelina Jolie. É um filme forte com umas cenas pesadas como de estrupo de mulheres e extermínio de homens. Recomendo também um quadrinho que chama uma história de sarajevo de joe sacco. Muito bom. Indicação de meu irmão Gabriel Rodrigues e que gostaria que mandasse um abraço pra ele. Ele estuda relação internacional na unila em Foz do Iguaçu. Mais uma vez, parabéns ao programa. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s