Xadrez Verbal Podcast #92 – Theresa May, Turquia e Lei de Imigração

É feriado? É. De novo? De novo. E tem podcast do Xadrez Verbal mesmo assim? Isso mesmo! Contamos com duas participações muito especiais nesse programa. Camila Asano, da Conectas Direitos Humanos, e Daniela Alves, do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais, comentam a nova Lei de Imigração, aprovada pelo Congresso nessa semana. E o futuro sultanato turco? Explicamos como foi a votação no referendo, a vitória de Erdogan e as mudanças que serão realizadas na constituição do país.

No Reino Unido, a premiê Theresa May pegou todos de surpresa e chamou por uma nova eleição. Seus motivos? O que pode acontecer? Quem gostou e quem não gostou? Tudo isso você fica sabendo aqui. Giramos pelo mundo, a semana na História, os peões da semana (será que Erdogan ganhou o Peão Promovido?) e dicas culturais fecham esse podcast no Xadrez Verbal para ser ouvido no feriado de Tiradentes!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Site da Conectas Direitos Humanos

Página do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais

Blog da Daniela Alves

Filme Z

Documentário Les Bleus une autre histoire de France

Música La Cumparsita, de Julio Sosa

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

8 comentários

  • Boa noite, vou ouvir agora o podcast… estava ansiosamente aguardando.

    Não sei se comentaram sobre isso, mas seria interessante mencionar o que anda acontecendo na Rússia no que tange a liberdade religiosa:

    http://www.bbc.com/portuguese/internacional-39663034?ocid=socialflow_facebook

    • Que bom que vocês citaram isso… O que dá pena, que elas já sofreram muito durante a guerra fria (indo muitas vezes pra campos de trabalho forçado)… e algumas dessas pessoas que passaram por isso, hoje alguns deles com 70 e poucos anos, vão passar de novo por perseguição.

      E independente de concordar ou não com as convicções delas, é inegável que elas nunca serão ameaça a segurança pública.

      Bom fds pra vocês.

  • o padre Alexandre não é o único clerical que ouve o podcast. eu também ouço religiosamente todo sábado.
    att
    bruno costa osb. padre e monge beneditino.

  • Só para constar: O trabalho de todos vocês no podcast é “invisível” ! Só que o do Leandro, também nos é “inaudível”

  • Felipe, acredito que o procedimento pelo qual passou a Daniela seja uma cirurgia ortognática. Ela é indicada quando a discrepância óssea entre os maxilares vai além do que o tratamento ortodôntico convencional é capaz de resolver. Então é efetuado um movimento dos arcos maxilares em todos os seus planos, usando fraturas executadas criteriosamente, e fixados em novas posições mais harmoniosas e adequadas. Tais cirurgias são feitas por cirurgiões buco-maxilo-faciais, como é o meu caso.

  • Salve senhores,

    eu acrescentaria que o Papa Francisco não ir ao Brasil tem mais a ver com o Macri do que com o Temer. Penso que por ter feito sua primeira viagem apostólica para o RJ, para a Jornada Mundial da Juventude em 2013, não seria de bom tom ele voltar às terras brasileiras antes de visitar a Argentina e outras nações americanas com proporções equivalentes de católicos. Corrijam-me se eu estiver errado, mas historicamente já houveram governos que procuraram suscitar um sentimento de nacionalismo através da devoção à Nossa Senhora Aparecida (lembrei disso com a fala do prefeito de SP Dória que reiterou o pedido evocando o Brasil como “maior nação católica” em sua participação na audiência PÚBLICA, na quarta 19/04), daí o interesse por parte do atual Presidente na visita, ao passo que ao interno da Igreja me parece que a história não rendeu tanto. Agora, um assunto de bastidor que deve ter pesado é que além do convite do Arcebispo de Aparecida para ir ao Santuário, na comemoração dos 300 anos da aparição da imagem, outro Arcebispo o de Manaus também convidou o Pontífice para aproveitar a viagem e dar um “pulinho” na Amazônia, Francisco até ficou entusiasmado com o segundo convite, porém parece que a distância de 4.000 km entre uma Arquidiocese e outra pesou e para não ter que cobrir um santo e descobrir outro o Brasil ficou fora da rota do Papa Bergoglio. Interessante que, apesar disso, a região amazônica não ficou de fora, pois a visita à Colômbia foi confirmada em setembro: http://br.radiovaticana.va/news/2017/03/14/igreja_colombiana_viagem_do_papa_%C3%A9_pastoral,_n%C3%A3o_pol%C3%ADtica/1298466

    Abraços.

    P.S.: Olha, eu bem que tento fazer meus amigos clericais, inclusive uns que estudam Direito Canônico Internacional aqui em Roma, se converterem pra mídia podcastal, mas tá difícil. Quem sabe se vocês transmitirem o programa em rádio AM. rs rs rs

  • Boa Noite, sou ouvinte novo do podcast e já é um dos meu favoritos.
    Gostaria de deixar uma sugestão. Já que o Xadrez Verbal é a minha revista de política internacional em formato podcastal por que não ter um “sumário”?
    Vocês poderiam colocar o minuto final e inicial de cada bloco do programa no post ou na descrição do episódio no iTunes, bem como um título da matéria.

    Parabéns pelo trabalho

  • Glauber Oliveira

    Adoro o programa! vocês são os melhores na área !!

    Mas só um ponto: foi meio infeliz a comparação da imigração com o Canadá, país de primeiro mundo, que vive até hoje como protetorado do Reino Unido…

    Lá não é só a lei de imigração que é mais satisfatória, é só ver o estilo de vida do cidadão comum.

    Não sou contra a vinda de refugiados, mas acho que deveríamos assumir sim que mais imigrantes podem onerar nosso orçamento sim. Sem hipocrisia. E que o governo deveria considerar seu orçamento, porém acho que seria pedir demais diante da nossa situação tão sem base nem planejamento que se encontra.

    Abraços e vida longa ao Xadrez Verbal !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s