Xadrez Verbal Podcast #84 – Serra renuncia, Europa e América Latina

Véspera de Carnaval! Tem samba? Tem! Tem frevo? Tem! Tem abacaxi na pizza? Talvez! Tem chanceler novo? Ainda não! O seu podcast semanal de política internacional chega em ritmo de Carnaval trazendo tudo que você precisa saber sobre esse mundo que vivemos. Giramos pela Europa, comentando das eleições de três países, a polêmica escolha da nova chefia da Scotland Yard, que comandou a operação que matou Jean Charles, antissemitismo na Hungria e prisões e absolvições na Espanha.

Também falamos de nossa vizinhança latino-americana, com o Equador indo ao segundo turno para escolher entre Lênin Voltaire (quem tiver o contato dos pais dele, nos passe) Moreno e Guillermo Lasso. Assange acompanha a apuração com atenção lá de Londres. Repercutimos mais desdobramentos sobre a Odebrecht, relações entre México e EUA, Bolívia e a Venezuela. A notícia principal da semana não poderia deixar de ser a renúncia de José Serra como chanceler brasileiro. Fazemos um apanhado geral de sua gestão, ranqueamos os chanceleres por idade e tempo no cargo e analisamos o que pode ocorrer daqui pra frente. Giramos pelo mundo, peões, a semana na História, a professora Vivian Almeida e dicas culturais fecham o programa, encerrado com dois ritmos brasileiros!

capa-renuncia-serra-podcast

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme A Rocha

Livro O crime do restaurante chinês, de Boris Fausto

Livro O dia que adiaram o Carnaval, de Luis Claudio Villafane Santos

Música Pelo Telefone, de Baiano

Música Vassourinhas, pela Spok Frevo Orquestra

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3que está no Apoia-se


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

12 comentários

  • Leila Salgueiro, estudante de Biologia

    A Ovelha Dolly não foi o primeiro ser vivo a ser clonado. Povos africanos, por exemplo, praticavam a clonagem muito antes através do plantio de leguminosas uma vez que plantas podem nascer através dos substratos de raízes e rizomas. A Ovelha Dolly, portanto, foi o primeiro animal a ser clonado.

  • Olá pessoal! Comecei a seguir o programa de vocês recentemente (descobri através do AntiCast onde ouvi o podcast sobre Brexit com o Filipi) e gostei muito. Vocês são maravilhosos nessa luta pela democratização de um conhecimento menos midiático. já admiro muito o trabalho de vocês.
    Só queria fazer uma observação em relação ao áudio: a música que vocês escolheram como fundo (a do início) é muito forte pra ser um som ambiente que não atrapalhe na compreensão do conteúdo… Depois de muito tempo ouvindo fiquei angustiado demais. Ficaria muito feliz se vocês trocassem por algo como o AntiCast que tem só uma vinheta inicial pq as vozes já são informações demais pra assimilar – ainda mais ouvindo na rotina com poluição sonora urbana.

    Obrigado pela atenção, abraços

  • Apenas uma correção. O méxico entrou na Segunda Guerra Mundial sim, mas do lado dos Aliados. Não enviou tropas terrestres como o Brasil, mas lutou no Pacífico com um esquadrão de caças P47 Thunderbolt, os Aztec Eagles.

  • Sobre o podcast do dia 24 de fevereiro, apenas para socializar, o plural correto é “cessar-fogos”(segundo o portal da língua portuguesa).

  • Oi Pessoal! Saíram duas publicações no D.O.U de hoje que talvez possam acrescentar aos temas do Podcast. Um é o Decreto n. 8996/2017, que fala sobre um Acordo de Complementação Econômica entre países do Mercosul, e outra coisa é a Resolução Normativa n. 126 do Ministério do Trabalho, que concede residência temporária a estrangeiro que ingressou no País por via terrestre. Acredito que o assunto do último tópico tenha sido levantado neste último podcast #84. Valeu! (Parabéns pelo trabalho de vocês!)

  • Muito agradecido pelo programa meus caros .

    Gosto muito do podcast, principalmente quando se fala da America Latina. Penso, que seria interessante citar alguns livros para compreender o atual momento que se passa na América Latina. Com essa mudança de políticos para empresários na presidência dos países.

    Abraço

  • Teve o 84 e 85? não vi porque não tava no youtube :\ eu não consigo acessar aqui do celular que é geralmente por onde escuto, será que há como por lá?

  • Paulo Henrique Panazzolo de Albuquerque

    COMO ASSIM A OVELHA DOLLY NÃO É UMA HOMENAGEM AO GUARANÁ??? AO MELHOR, AO SABOR BRASILEIRO!?!?!
    Gente, tô chocado…

  • muito bom como sempre!
    PS: filipe, volte a postar videos no seu canal do youtube, mesmo que seja uma vez por mês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s