Xadrez Verbal Podcast #69 – Oriente Médio, Filipinas, Brasil e BRICS

temer-brics

Programa longo hoje! A pauta principal é relacionada ao Brasil. A mais recente cúpula dos BRICS em Goa, os encontros bilaterais durante o encontro e a ida de Temer ao Japão. Também falamos do crédito aprovado pelo Congresso brasileiro para o pagamento de dívidas em organizações internacionais e do sargento brasileiro que morreu no Haiti. E, claro, das polêmicas e gafes. O desmentido sobre o encontro entre Temer e Putin, além da circulação da foto em que os dois não se dão as mãos.

Também passamos pelo Oriente Médio. Ofensiva contra Mosul, no Iraque, a situação e as negociações sobre a Síria, o atual status no Iêmen e as agendas da Turquia e da Arábia Saudita. Fomos até as Filipinas, onde as relações do país com os EUA estão estremecidas, em prol da China. Quais os possíveis impactos dessa mudança de rumo? Giramos pela América Latina, pela África e pela Europa, os peões da semana, dicas culturais e a semana na História fecham o programa, que não tem o menino, mas tem vinheta nova para a professora Vivian Almeida e uma nova hospedagem.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Dicas do Sétimo Selo e links

Filme A Queda

Livro México insurgente, de John Reed

Site Mundo Podcast

Página da loja Velas da Vila

Música A Internacional, interpretada pelo Desacato Civil

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.  (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

16 comentários

  • O programa mencionado pela professora Vivian. Filipe tem que dar créditos pra nós aqui do site também, é bem mais complicado o cadastro na WordPress do que ter uma conta no youtube :PPPP

  • Fala Filipe e Matias. Excelente programa. Dessa vez vocês cumpriram com a promessa e o programa foi longo. Assim que eu gosto. Sobre os Navios russos no Atlantico Norte, eles passaram pelo Canal Inglês e isso foi notícia aqui em todos os jornais. A BBC fez uma entrevista com um almirante da Royal Navy, que disse que estavam pteparados e monitorando cada metro do percurso. Tem algumas fotos de Dover com os návios passando, circulando na net. Quanto a música do fim do programa, não deu pra entender nada da letra, foi uma gravação ao vivo Matias? Parecia sua voz ao fundo kkk. Grande abraço e digo novamente, façam um patreon, queria muito poder fazer com o meme do Fry do futurama e dizer “shut up and take my money”. Abc

  • Já tivemos o Prêmio Lenin para personalidades de literatura, ciência e etc. Quem sabe ainda não surge um prêmio Putin.

  • Ótimo programa como sempre!! Só um comentário – Não sei como funciona a gravação do programa de vocês, mas a voz do Matias geralmente é muito mais baixa que a do Filipe. Sempre coloco o som alto, para não perder nenhuma informação, mas mesmo assim perco alguns comentários do Matias. Seria legal o som do Matias ficar sempre na “mesma altura”.

  • Olá, pessoal.

    Ótimo programa, pessoal. Sou noob em conhecimentos políticos gerais (praticamente um alienado ao mundo) e estou aprendendo bastante com vocês. Acho o Xadrez Verbal um excelente veículo de informação parcial e imparcial (se é que isso é possível) pelo fato de apontarem os ocorridos e seus contextos de forma genérica (imparcial) e depois inferirem suas análises sobre os tópicos (parcial).

    Quanto quadro da “1ª Dama” do Xadrez Verbal, quero parabenizar a todos mais uma vez pela iniciativa e parabenizá-la pelas informações excelentes e elucidativas sobre economia, pois sou também leigo nesse assunto e uma pessoa que não aprende fácilmente, mas o conteúdo passado pela professora Vivian é bem simples na sua forma didática e rico em informações. A dica cultural professora na edição #68 também foi excelente, ainda estou terminando de ver/ouvir os vídeos, mas é muito legal saber como a atual economia mundial foi formada e sob quais pretextos ela cresceu, e também sua influência política em todas as épocas. Como leigo no assunto, achava que economia era simplesmente dinheiro, lucro, etc., mas vejo pelas ponderações da professora neste programa e em outros programas que a economia abrange e é abrangida em vários pontos da vida cotidiana. Uma pergunta à professora, teria algum canal onde trata de assuntos inerentes a economia além do Xadrez Verbal? Blog, Vlog, coluna em algum jornal, etc.? Se não, o que acha da ideia? Teria planos para tal?

    Abraço e congratulações a todos pelo excelente trabalho. Espero que continuem melhorado como sempre.

    Obs.: O único problema do programa cumprido é arranjar tempo em meio a correria para prestar a devida atenção ao mesmo. Espero que um dia vocês possam ter mais condições financeiras e de tempo para dividir o programa em mais de uma vez por semana (mas acho que acabariam fazendo programas de 2 horas mesmo assim, rs)

    • Marcelo,

      Realmente é difícil arrumar tempo pra ouvir tudo de uma vez só, mas você pode dividir a escuta em blocos. É o que eu faço normalmente. Começo ouvindo e vou até o final do primeiro bloco do “Giro de Notícias”. No segundo dia ouço todo o bloco “Xeque” e as “Efemérides da Semana”. No terceiro dia ouço o “Mate” e por aí vai. É claro que você pode pausar em qualquer momento, mas parar no meio de um bloco prejudica muito a continuidade. Fazendo assim, parando só no final de cada bloco, você não perde nada de compreensão. São como vários programas independentes. Fica a dica!

      • A parada é conseguir parar. Comecei a ouvir faz pouco tempo, daí vou ouvindo os anteriores. Mas quanto aos novos acho que é melhor fazer isso mesmo.

  • Ótimo programa como sempre.
    Só uma pequena correção SpaceX e a Tesla Motors ambos pertencem ao Elon Musk, por tanto estão alinhadas em seus pensamentos sendo a SpaceX responsável por toda estratégia Espacial
    Mas existe a Blue Origin, do Jeff Bezos o fundador da Amazon, para concorrência ao desenvolvimento da SpaceX

  • A viagem do Temer ao Japão não foi para discutir sobre a criação de um anime da Lava-Jato? Me parecia tão óbvio que era pra isso…

  • agora Zimbabwe quer declarar guerra com a Alemanha… que mundo bizarro

  • Arthur Gonzaga de Avila

    Olá meus nobres produtores do Xadrez Verbal. Olha eu aqui novamente (hehehe) sou eu o Arthur Gonzaga que pediu o salve para a galera de Rondonópolis, sou estudante de Direito e apaixonado por História, não obstante conheci o Xadrez Verbal através do grande Pirula! e venho através desta resposta pedir uma palhinha seja por Podcast de sexta-feira ou até mesmo um artigo no blog pedir-lhes que digam o que acham da PEC 241 visto que ,ultimamente, não se fala de outra coisa a não ser isso.
    Como cidadão e estudante há pontos que concordo e discordo, porém gostaria de uma terceira opinião e gostaria muito que tal pudesse vir através de vocês, visto que o Blog e o Canal é bem politizado e antenado consequentemente ” de viés de Direita e também de Esquerda”(Entendedores irão sacar!). Um forte abraço ao Felipe e o Mathias, desde já agradeço a atenção.

    Obs:Banjo-Kazooie é para os fracos, nerd de verdade joga é Top Gear!

    • tem um video bem interessante que explica um pouco do limite de gastos nos estados unidos

      • Arthur Gonzaga de Avila

        Bacana, mas não podemos comparar a nossa realidade seja ela social, cultural e principalmente econômica com a da terra do Tio Sam… temos muitas particularidades a ser tratadas que geram muito custos por exemplo: INSS!

        • sim sim, longe de mim fazer uma comparação exata, entre um gigante politico e a terra tupi. contudo apesar das diferenças pode-se traçar uma linha tímida do que pode acontecer no Brasil pois da mesma forma que que o presidente americano precisa da aprovação do congresso para aprovar o budget (alem de poder alterar), o presidente Brasileiro também tem essa peculiaridade junto ao legislativo com o PPA e o LOA,

  • Pingback: Dia do Podcast 2016!!! | Rock Me ON

  • De lejos são a melhor fonte de informação que existe na internet, falando da que se encontra em línguas ibéricas.

    Não tem comparação com ninguém. Me surpreende a forma tão profunda com que analisam as notícias semanais.

    Confesso que às vezes não comparto a vista de vocês, mas observo que es informada.

    Não sabem tudo que eu aprendi escuchándolos.

    ¡Cuenten con um amigo em Bogotá!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s