Início do Debate da 71ª Assembleia Geral da ONU

capa-onu-71

Caros leitores, hoje iniciou-se mais um debate da Assembleia Geral da ONU. A septuagésima primeira AGNU, a primeira após os novos objetivos da ONU, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para serem concretizados até 2030, e também a inaugural pós-Acordo de Paris, o novo acordo climático, negociado na COP21, em dezembro de 2015.

Em uma perspectiva bem mais modesta, é a quarta AGNU da existência do Xadrez Verbal e será mantida a tradição de uma cobertura especial dos principais pronunciamentos e tópicos. Para aquecimento, expectativa, registro, ou mera curiosidade, as coberturas anteriores podem ser acessadas na guia de categorias especiais ou no menu superior do site.

A terça-feira foi bem recheada. Além da abertura por Michel Temer, estão na agenda Barack Obama, dos EUA, Mauricio Macri, em sua estreia como Presidente da Argentina, François Hollande, da França, Erdogan, da Turquia pós-golpe, Theresa May, em sua estreia representando o Reino Unido, dentre outros.

Para ficar informado, você pode checar a programação do debate no site da 71ª Sessão da Assembleia Geral da ONU; notícias e releases no site da Assembleia Geral da ONU; e assistir aos pronunciamentos e demais coberturas no site oficial das Nações Unidas UN Web TV. Caso o leitor seja um estudante de línguas estrangeiras, é também uma ótima oportunidade para a prática mais formal dos idiomas. Os discursos normalmente são disponibilizados em PDF e com áudios nos seis idiomas oficiais da ONU.

Teremos uma série de textos aqui no Xadrez Verbal, analisando os principais discursos e temas, além da cobertura no podcast do Xadrez Verbal, semanário dedicado aos temas de política internacional. Idealmente, teremos mais, incluindo reminiscências nos dias seguintes e análises regionais, com focos como Oriente Médio e a ex-Iugoslávia. Com mais textos publicados, teremos também um índice fixo na página inicial, para facilitar a navegação.

Espero que apreciem o trabalho e amanhã teremos o primeiro texto, analisando o discurso de Michel Temer que abriu a 71ª AGNU.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

7 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s