Xadrez Dominical – Documentário sobre o fim da União Soviética

adeus camaradas

Caros leitores, o Xadrez Dominical passará por uma pequena reformulação. Como alguns notaram, o tradicional post dominical tem, por vezes e infelizmente, atrasado. O volume de trabalho (parte dele graças vocês, devo sempre dizer) tem me impedido de manter a regularidade das pesquisas de filmes, livros, documentários e outras referências culturais típicas do post.

Soma-se ao útil, o agradável. Algumas pessoas comentavam que o antigo formato do post trazia tantas referências (sempre cinco, mais uma diferente) que elas nem sabiam por onde começar em aproveitar o post e as dicas.

Então, como será? O post conterá uma referência apenas, sempre diferente da dica cultural dada no podcast de sexta-feira. Ele será postado no site, para termos o link no Twitter, mas também colocado na íntegra na página do Xadrez Verbal no Facebook, para que mais pessoas vejam, compartilhem e usufruam, sem precisar clicar no site.

Espero que gostem da mudança.

Para iniciarmos, temos em agosto de 2016 os vinte e cinco anos de um mês chave para a dissolução da União Soviética, com o Golpe de Agosto, promovido pela linha-dura militar, e a independência da Ucrânia. Uma série documental ótima sobre o impacto do fim da URSS no Leste Europeu é Adeus, Camaradas!, que é disponível no Brasil em DVD

Sinopse oficial: Filmado em 12 países da Europa, alternando entrevistas, músicas e imagens raras de arquivo, ‘Adeus, Camaradas!’ oferece um ponto de vista único e plural sobre um dos maiores eventos históricos do século XX – a ascensão e o colapso do império soviético. A direção é do renomado documentarista russo Andrei Nekrasov, que foi assistente do mestre Andrei Tarkóvski, em O Sacrifício. ‘Adeus, Camaradas!’ é um programa para professores, pesquisadores, alunos e todos os interessados em conhecer mais sobre esse período fundamental da história da Humanidade.

Site oficial da série

Também está disponível, legendada em português, no Youtube.

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s