Fronteiras Invisíveis do Futebol #14 – Europa

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Depois da Copa América, nas vésperas da Eurocopa, vamos falar da integração europeia. Uma maneira de obter a paz? Ou de disputar a hegemonia política e econômica com as duas superpotências durante a Guerra Fria? Passamos pelo histórico da integração, iniciada de fato após a Segunda Guerra Mundial e que tem seu marco mais visível com a adoçao da moeda única, o Euro (€).

Todo esse processo, não por coincidência, é acompanhado pelo crescimento da Eurocopa; tanto em importância quanto no tamanho, até chegar o seu formato atual, com 24 equipes. Algumas delas de fora da União Europeia, inclusive países campeões, como a antiga União Soviética. Ouça o programa e aproveite ainda mais a competição que se inicia nesta sexta-feira (10/06).

Referências no programa

Livro A União Europeia: os Desafios, a Crise e o Futuro da Integração, de Cristina Pecequilo

Música The Final Countdown, do Europe

O dossiê visual do programa sobre a Europa ainda não foi publicado, peço desculpas pelo atraso

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

3 Comentários

  • Milagre um Podcast em que a Turquia é citada sem que o Erdogolum tb o seja (e o sonho turco de ingressar na UE cd dia mais distante no que diz respeito ao critério democrático).

    Platini não replicou só os feitos de Fontaine da Copa para a Euro. Como presidente da UEFA ele fez igual um outro ‘patrício’, Havelange (descendente de francófonos), na Fifa: inchou o principal torneio de 16 para 24 seleções (ainda falta subir pra 32). E tal qual o brazuca aparentemente não soube administrar muito bem as finanças da entidade e sem querer ficou com uns trocados no próprio bolso.

  • Gostei do apanhado das datas e quantidades de times

    de 1960 a 1974= 4 times
    1980= 8 times e aos 20m47s completa dizendo 1916 onde se encaixaria o ano de 1986, acho que o Felipe (e o Matias) comeu bola nessa.
    1986= 16 times
    2016= 24 times

    A EUROCOPA está com cara de algo que se torna cada vez mais a Copa do Mundo que vale.

    Podcast ficou bacana e é pano pra manga de muuuuuuuuito assunto relacionado a geopolítica.

  • Comentario muito tardio mas acho que vale… O Michael Laudrup não participou da Euro 92… Ele tava de férias e nao quis interromper pra disputa-la… Muitos jogadores estavam em ferias e toparam abandona-la para jogarem, se deram bem… O Brian Laudrup sim jogou mas o Michael nao…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s