Xadrez Dominical – 30 anos de Chernobyl

Caros leitores, no dia 26 de abril de 1986, 30 anos atrás nessa semana, ocorreu o acidente nuclear na Usina Nuclear de Chernobyl, Ucrânia, então parte da União Soviética. O evento é um dos marcos da História recente e um dos momentos em que o medo nuclear atingiu seus maiores níveis. Aproveitando a data, vamos com algumas dicas variadas nesse Xadrez Dominical de trinta anos de Chernobyl.

A primeira dica é o excelente documentário Battle of Chernobyl, traduzido no Brasil como O Desastre de Chernobyl. O documentário é focado na repercussão imediata do acidente, as tentativas de acobertamento, o combate ao fogo e ao espalhar da radiação, em um evento de proporções inéditas e desconhecidas até então.

Na íntegra e dublado em português

A segunda dica é a filmagem de um voo de drone atualmente na cidade de Prypiat, a cidade que foi evacuada e abandonada por causa do acidente, onde residiam os operários e construtores da usina nuclear.

Vídeo na íntegra

A terceira dica é a série de jogos S.T.A.L.K.E.R. São três jogos produzidos pela empresa ucraniana GSC que se passam na Zona de Exclusão Nuclear. Os jogos são de ficção científica, ou seja, tomam liberdades, porém a usina e o acidente são elementos centrais da trama e dos gráficos.

Trailer do terceiro jogo da série

A quarta dica é um livro, Vozes de Tchernóbil, de Svetlana Aleksievitch, vencedora do Nobel de Literatura de 2015. O livro é uma coletânea de relatos de moradores da região que foram afetados diretamente pelo acidente.

A quinta e última dica é uma música. Red Alert, da banda inglesa de heavy metal Saxon. A música conta a experiência da banda com o acidente, pois estavam em turnê no leste europeu quando um dos reatores de Chernobyl iniciou a dramática série de eventos.

Vídeo feito por um fã com imagens de Chernobyl

2012_05_21_23_54_570

A menção do post vai para o dia Primeiro de maio, dia da publicação desse post e Dia do Trabalhador. Sendo assim, talvez o leitor se interesse em visitar o Xadrez Dominical sobre o Dia do Trabalhador.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

3 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s