Xadrez Dominical – Guerra Civil dos EUA

Caros leitores, nessa semana, no dia Doze de abril, tivemos os 155 anos de quando as forças confederadas abriram fogo contra o forte Sumter, iniciando a Guerra Civil dos Estados Unidos, um dos maiores conflitos do século XIX. Vamos com algumas dicas culturais sobre o tema no Xadrez Dominical de Guerra Civil dos EUA.

O primeiro filme foi mencionado no último podcast. Lincoln, de 2012, dirigido por Steven Spielberg. O filme não é uma cinebiografia, mas uma narrativa da aprovação da 13ª Emenda, que liberta os escravos, em meio à guerra civil. O filmaço rendeu um Oscar de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis no papel principal.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

A segunda dica é uma série documental, The Civil War, de Ken Burns. Uma das maiores séries documentais de todos os tempos, com muitas fontes primárias, fotos e documentos de época. Alguns dos nomes das narrações são, por exemplo, Morgan Freeman e Jeremy Irons.

A terceira dica é uma das maiores produções da televisão dos EUA, Gettysburg, de 1993, conta a história da maior batalha da guerra civil. A produção fez tanto sucesso que foi lançada, posteriormente, no cinema. Recomendo assistirem a versão do diretor, estendida.

Trailer

Sinopse do Filmow: Nessa grande produção reviva passo à passo a batalha decisiva da Guerra Civil Americana. Em 1863 as tropas do General Lee terão que enfrentar na Pensilvânia uma batalha decisiva contra as tropas da União, mesmo em maioria enfrentarão a grande resistência das tropas inimigas que querem mais do que nunca esmagar a rebelião dos Confederados. Viva toda a ação e o drama das tropas com visão de ambos os lados da batalha que virou um marco na histórica americana e que decidiu o futuro do país

O quarto filme é outro clássico de guerra. Templo de Glória, de 1989, sobre os regimentos formados por soldados negros durante a Guerra Civil dos EUA. Com Denzel Washington e Morgan Freeman, foi vencedor de três Oscar, incluindo um para Denzel Washington.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Durante a Guerra Civil americana, Robert Gould Shaw (Matthew Broderick), um jovem sem experiência, mas de uma influente família, recebe o comando do primeiro batalhão composto exclusivamente por soldados negros.

A quinta e última dica é o filme Cold Mountain, drama estrelado por Jude Law, Nicole Kidman e Renée Zellweger, que conta a história de um confederado ao final da guerra. Indicado a sete Oscars, Zellweger venceu como Melhor Atriz coadjuvante.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Após o término da Guerra Civil Americana, o soldado Inman Balis (Jude Law) inicia o percurso para retornar à sua casa, na vila de Cold Mountain. Lá está à sua espera Ada (Nicole Kidman), sua namorada, que luta para administrar uma grande fazenda após a morte de seu pai. Para ajudá-la na tarefa chega Ruby (Renée Zellweger), enviada por sua vizinha Sally (Kathy Baker), que cria uma grande amizade com Ada. No caminho de volta, Inman encontra diversos outros soldados, feridos como ele, com quem divide suas experiências da guerra.

gagarin

A menção do post vai para os cinquenta e cinco anos da ida de Iuri Gagarin ao espaço, o primeiro homem que desbravou essa fronteira; várias sugestões sobre o tema podem ser vistas no Xadrez Dominical sobre espaço, por conta dos trinta anos da estação espacial MIR.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s