Cinema e História Ep.6: O Nome da Rosa e a complexidade da Idade Média

No sexto programa da série Cinema e História, vamos ao filme Nome da Rosa, baseado no livro homônimo de Umberto Eco. Veremos a complexidade da Idade Média, que não é um período homogêneo. A Inquisição, a vida nos mosteiros e nas abadias, a sexualidade e aspectos históricos dos principais personagens. Curiosidades, pegações no pé, palavras em Latim, copistas de livros e cortes de cabelo curiosos.
Não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever, ou clique no botão abaixo
E também não se esqueçam de se cadastrar para receber as novidades e recompensas sobre os futuros cursos do Xadrez Verbal!
Filipe, gostaria de agradecer por ter abordado esse filme. Te confesso que é o meu preferido. Ainda mais com Sean Connery. Será que você poderia me indicar alguns livros básicos para que eu entendesse um pouquinho melhor o período da idade média? Muito obrigada e parabéns pelo seu canal.
Fátima, dois livros introdutórios e fáceis de encontrar e de consultar sobre a Baixa Idade Média
Livro A Idade Média explicada aos meus filhos, de Jacques Le Goff: http://goo.gl/sEuqIS
Livro Idade Média, Idade dos Homens, de Georges Duby: http://goo.gl/W3vrHJ
Caso queira algo mais aprofundado ou específico, me diga.
Muito obrigada Filipe. Vou procurar esses dois livros. um abraço 🙂
Obrigado pelo vídeo, Felipe. Sou fã do Umberto Eco e senti uma falta de homenagens ao escritor, principalmente na podosfera e meios afins, considerando a sua importância, que não se limitou a influenciar o meio intelectual, mas a cultura pop em geral. De qualquer forma, vocês estão de parabéns com o belo trabalho. Abraço!
Olá Professor…. Tem uma referência no filme sobre os lobisomens…. quando o Adson está perdido na biblioteca e o Mestre, William de Baskerville pede para ele andar e ler um livro que está á mão. Dúvida… Esse comportamento Lupino (lobos) (Lobisomens) que é lido no filme me chamou atenção por conta do filme do Harry Potter (Prof. Lupin) em o Prosioneiro de Azkaban e o Prof. Astromar em Roque Santeiro. Pergunta: Será que existem lobisomens mesmo, terminando a vida em cemitérios como é citado em O Nome Da Rosa? Existe realmente o fascínio pela lua cheia nas sextas feiras? Será que a sodomia existe até hoje como forma de dominação de classes consideradas inferiores? Agradeço pelos canais e pela pesquisa. Abraço!!!