Xadrez Dominical – Filmes de temas navais

Caros leitores, os ouvintes do podcast do Xadrez Verbal sabem que ontem, dia Dois de abril, tivemos o aniversário de 215 anos da primeira Batalha de Copenhague, ocorrida em 1801. Uma das mais importantes batalhas navais das Guerras Napoleônicas. Por isso, vamos com algumas dicas de filmes com temas navais, durante as Guerras Napoleônicas ou apenas para vermos grandes navios de linha de três deques no Xadrez Dominical de hoje.

A primeira dica é talvez a maior produção do gênero, Mestre dos Mares, com Russel Crowe como “Lucky” Jack Aubrey, um dos mais queridos personagens da literatura inglesa. O filme foi indicado a dez Oscar, incluindo Melhor Filme, levando dois prêmios técnicos.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Jack Aubrey (Russell Crowe) é o capitão do H.M.S. Surprise, um dos principais navios de guerra da marinha britânica. Com seu país em guerra contra a França de Napoleão Bonaparte, Aubrey é atacado por um navio inimigo mais poderoso, que fere boa parte de sua tripulação e ainda danifica o navio. Aubrey então se sente dividido entre cumprir seu dever e tentar derrotar o inimigo ou retornar para cuidar dos feridos.

A segunda dica é sobre outro personagem britânico, o capitão Horatio Hornblower, que batiza o filme lançado no Brasil traduzido como Falcão dos Mares, com o personagem principal interpretado por Gregory Peck.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Em 1807 o Lídia, um pequeno navio da marinha real, partiu da Inglaterra com destino secreto. Com cinco milhões de soldados franceses e espanhóis mobilizados no continente por Napoleão, nada poderia salvá-los da invasão, exceto trezentos navios. O Lídia logo se distanciou da Europa em conflito. Cumprindo ordens das mais secretas, navegou velozmente em direção ao sul, circundou o Cabo Horn e rumou para o norte, novamente indo em direção ao Pacífico. Por sete meses ficou no mar sem avistar terra. Durante as calmarias sua tripulação, já deprimida, remava com afinco tentando encontrar uma brisa. Com fome e sede, eles se perguntavam para aonde estavam indo e o que fariam quando lá chegassem. Isso era de conhecimento de apenas um homem, Horatio Hornblower (Gregory Peck), o capitão do navio. Quando enfim chegaram em uma fortaleza na América Central, Hornblower cumpre sua missão, que era entregar um suprimento de armas para um líder megalomaníaco, Don Julian Alvarado (Alec Mango), que se auto-denominava El Supremo. A razão desta ajuda é que ele iria liderar uma insurreição contra a Espanha, que era inimiga dos ingleses. Além disto Hornblower capturou um grande navio de guerra espanhol e o deixou com El Supremo. No entanto, ao regressar, descobre que a Espanha e a Inglaterra eram outra vez aliados e El Supremo tinha se tornado inimigo do reino. Hornblower e seus homens são forçados a aceitar como passageira Lady Barbara Wellesley (Virginia Mayo), irmã do Duque de Wellington, que estava tentando escapar de uma epidemia de febre amarela. Além disto teve de lutar contra El Supremo que, usando a nau espanhola que Hornblower tinha capturado, atacou o Lídia.

A terceira dica é o filme HMS Defiant, estrelado por Sir Alec Guinness e com Dirk Bogarde no elenco. O filme saiu no Brasil como Revolta em Alto Mar, o que pode causar confusão…

Trailer

Sinopse do Filmes Épicos: Alec Guinness tem que enfrentar uma tripulação amotinada e a armada de Napoleão na grandiosa e histórica aventura REVOLTA EM ALTO MAR. Como o comandante do navio de guerra H. M. S. Defiant, o justo Crawford (Guinness) esforça-se para manter a ordem no navio contra a incessante brutalidade do sádico imediato Scott-Padget (Dirk Bogarde). Depois de Crawford ser ferido em uma feroz batalha com um navio francês, o irado marinheiro Vizard (Anthony Quayle) lidera a tripulação num motim quando Scott-Padget toma o navio. Agora, com Vizard no comando, Crawford o convence a juntar-se a armada britânica na luta contra a planejada invasão francesa da Inglaterra, em troca do perdão pelo motim. Quando um marinheiro vingativo mata Scott-Padget, a tripulação do Defiant deve decidir entre salvar seu país ou suas próprias vidas.

…com a quarta dica, o filme Rebelião em Alto Mar, título nacional de The Bounty, mais um dos filmes que trata do famoso motim do HMS Bounty, ocorrido em 1789. Estrelado por Anthony Hopkins e Mel Gibson, ainda tem Laurence Olivier, Daniel Day-Lewis e Liam Neeson no elenco.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Em 1789 um navio inglês, o HMS Bounty, empreendeu uma viagem até o Taiti para conseguir mudas de fruta-pão, que seriam largamente cultivadas para alimentar os escravos. O tenente William Bligh (Anthony Hopkins), comandante do Bounty, começa a agir de forma cada vez mais despótica, impondo castigos cada vez mais duros para a tripulação. Isto faz com que Fletcher Christian (Mel Gibson), o melhor amigo de Bligh, comande um motim, mesmo sabendo que este ato poderia ser punido com o enforcamento.

A quinta e última dica volta no tempo e não tem compromisso com a História, mas caso o leitor queira apenas se divertir com filmes com batalhas navais, marujos e piratas, a série de megaproduções Piratas do Caribe, de quatro filmes, estrelada por Johnny Depp, é uma boa pedida. Geoffrey Rush, Orlando Bloom e Keira Knightley são outros nomes de peso da franquia, que terá mais um filme em 2017.

150515-palmyra-syria-mn-0710_9adca2a59a848bab2334b9a5a7421a52.nbcnews-ux-2880-1000

Como menção no post, dada a retomada do sítio arqueológico de Palmira por tropas do regime sírio de Bashar al-Assad, sugiro uma visita ao site do Patrimônio da Humanidade na UNESCO, com textos, fotos e vídeos.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s