Fronteiras Invisíveis do Futebol #9 – País de Gales

Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.
Voltamos às ilhas britânicas para falar do País de Gales. Sua História, a origem celta da cultura galesa, seu idioma característico, o domínio romano, as disputas entre pequenos reinos medievais que culminam no domínio inglês durante o reinado de Eduardo I, o vilão do “documentário” Coração Valente. E é por causa do seu filho que existe o título de Príncipe de Gales até hoje!
E esses séculos de relação entre galeses e ingleses é refletido, é claro, no futebol, com clubes galeses que estão no sistema de ligas inglesas. E 2016 é um ano importante para o futebol e para a política galesa. Pela primeira vez, a seleção do País de Gales disputará a Eurocopa, no ano em que teremos eleições para a Assembleia Nacional de Gales, formada na década de 1990 após referendo, com o partido Plaid Cymru sendo o maior representante do movimento que busca autonomia e independência de Gales.
Referências no programa
Ator Anthony Hopkins
Texto Um a zero para os amantes de ovelhas, capítulo do livro A Rainha de Chuteiras
Filme Patagônia
Música Delilah, de Tom Jones
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Olá, deixei um comentário no post sobre a Nigéria.
Abraços.
Olá, gostaria de parabenizá-los pelos excelentes podcasts. E gostaria de sugerir a trilogia As Crônicas do Rei Artur, do escritor Bernard Cornwell, onde na nota histórica ele cita que as lendas arturianas são narrativas galesas e Artur é um ancestral dos galeses. Abraço!!!
Pingback: Fronteiras Invisíveis do Futebol! | Rock Me ON
Pingback: Xadrez Verbal Podcast #257 – Gaza, Europa, América Latina e Ernesto na CPI | Xadrez Verbal