Xadrez Verbal Podcast #34 – Refugiados, Irã e Economia em 2016

No programa de hoje recebemos o professor de economia Daniel Sousa, pois precisávamos de alguém que sabe fazer contas. Um balanço do último Fórum Econômico de Davos, o que significam os problemas na bolsa chinesa e os novos acordos comerciais no continente são o tema da nossa conversa.

Voltamos na discussão sobre a crise de refugiados na Europa, com as novas leis na Dinamarca e o anúncio sueco de deportação de requerentes de refúgio. Também falamos da visita europeia do presidente iraniano e as polêmicas decorrentes. Notícias sobre os EUA, a América Latina, semana na História, dicas culturais e um Menino Neymar venezuelano fecham o programa da semana.

Observação: Marraquexe não é a capital do Marrocos, desculpem a cãibra mental.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

635887097827243502-EPA-SWITZERLAND-ECONOMY-WEF-2016-DAVOS

Dicas do Sétimo Selo

Livro Crash, de Alexandre Versignassi

Livro Freaknomics, de Stephen J. Dubner

Livro Jacobinos Negros, de C.L.R. James

Filme Amadeus, trailer aqui

Filme O Último Rei da Escócia, trailer aqui

Música Strach, do Fakné

Dicas de leitura

Declaração de Marraquexe, em inglês

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

13 Comentários

  • FINALMENTE!

  • Fui atras da musica indicada pelo Matias, tem algum lugar onde posso ver a letra?

  • Mais um excelente programa. Como sou oceanógrafo, cabe um pequeno puxão de orelha pela comparação entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Pacífico, que são de proporções bem diferentes, entre tantas outras coisas. Além do mais, quando o Fernão de Magalhães resolveu falar em Mar Pacifico (e essa eu tirei do Wikipedia), deve ser por que ele tinha acabado de cruzar o Estreito de Drake, onde tem as águas mais violentas do mundo para navegação. Qualquer coisa que viesse depois disso já seria pacífica.

    • Jaime Fassin Junior, Biologo de Londres UK

      Olá Filipe, como sempre espero ansiosamente por sexta-feira anoite para me divertir e informar. O programa de vocês vem melhorando cada dia mais. 34 semanas seguidas sem perder um programa. Algumas informações sobre a Terra da Rainha Elizabeth II. Essa semana saiu nos Jornais britânicos que a população inglesa deve ter muito cuídado ao ir para a Ameria do Sul, principalmente o Brasil, devido ao surto de Dengue fever e Zika fever, como são chamadas as doenças aqui. Inclusive, eles pedem que mulheres que estajam gravidas e ja compraram ingressos para assistir aos jogos do Rio peçam reembolso dos valores, devido a epidemia. Quanto aos casos de Zika aqui na Europa, inclusive aqui na Inglaterra, todos foram pessoas que estiveram na America e se contaminaram lá. O mosquito Ayedes sp não existe aqui no continente, o que impossibilitaria a transmissão, uma vez que até o momento é a única maneira de faze-la. Infelizmente o combate ao Zika e a Dengue estão muito mais relacionados ao descaso da própria população que não tem a consciencia do está de risco em que vivem, do que propriamente ações governamentais como puverização de inseticidas, que de fato poderiam atacar o mosquito, porém afetariam toda uma faúna e flora que depende de outros artropodes para sobreviver ou se reproduzir. Além de serem acumulativos nos organismo e poderem afetar as cadeias alimentares e chegarem a nós Humanos. Bom, ja escrevi de mais. Grando abçs e continue com esse trabalho excelente de sempre.

      • Jaime Fassin Junior, Biologo de Londres UK

        Oi Felipi, uma errata minha, no Sul do continente, principalmente na França e na Espanha tem uma espécie de Aedis, que até o momento não é um vetor, porém a OMS tem medo do que possa se tornar. abçs

  • Ola, pq começaram a fazer o podcast com um hora e meia de duração?
    Abraço. Ótimo trabalho de voces

  • Guilherme Lourenço

    Olá, Felipe! Muito bom trabalho novamente! Bom… Quando vc estava comentando sobre os EUA, mais especificamente Flint, Motown, Detroit e Michael Moore, vc diz que ele cometeu alguma desonestidades intelectuais depois de um certo tempo de carreira. Poderia exemplificar? Só assisti os documentários “Tiros em Columbine” e “Farenheit 9/11″ e li Stupid White Man” e lembro vagamente de não ter percebido algum grande problema. Enfim… Mais uma vez parabéns!

  • Filipe com o começo das primarias estadunidenses sabendo-se que toda semana teremos um estado diferente seria interessante um quadro especial por 5/10 minutos com comentários sobre o cenário atual.

  • Bom Dia Xará (só que diferente rsrsr), esta é a primeira vez que comento sobre o podcast então vamos lá!!

    Trabalho na aviação a 10 anos e sou entusiasta também, e no ultimo podcast vocês comentaram sobre a renovação da frota Iraniana de aviação comercial de 114 ou aeronaves da Airbus, então segue mais uma noticia sobre este tema. A noticia saiu no site Cavok (recomendo que acompanhe este site).

    http://www.cavok.com.br/blog/iran-air-adquire-20-unidades-do-turboelice-franco-italiano-atr-72-600/

    A empresa ATR, pertence ao grupo Airbus(França) e Alenia Aeronautica (Italia).

  • Economia?
    Está saindo da mão dos governos e fora do controle da população
    Basta ver o respeito ao resultado do plebiscito da Grecia
    Entrevista do ex-ministro das finanças da Grecia Yanis Varoufakis
    Lançará dia 9 de fevereiro o movimento “Democracia na Europa 2025”
    http://outraspalavras.net/destaques/democracia-poder-e-soberania-na-europa/

  • Pingback: Os Comentadores #44 - Férias, Viagens e Feriados | Mundo Podcast

  • Pingback: Xadrez Dominical – Um ano de podcast do Xadrez Verbal | Xadrez Verbal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s