Xadrez Dominical – Fim de ano 2015

Caros leitores do Xadrez Verbal, o final de ano se aproxima. Amanhã publicarei por aqui as datas do pequeno recesso aqui no nosso espaço. Como acredito que muitas explicações não sejam necessárias sobre o final de ano, nesse clima, vamos ao Xadrez Dominical de fim de ano de 2015.

A primeira dica é um filme, já mencionado por aqui antes: Feliz Natal é a história da trégua de Natal no final de 1914, nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, e segue as histórias de um soldado escocês, um soldado alemão e um soldado francês.

Sinopse do AdoroCinema: Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.

Outro filme, com uma das cenas de Ano Novo mais famosas do cinema, é O Poderoso Chefão II. Se não sabe do que estou falando, assista, para não termos spoilers por aqui.

Sinopse do AdoroCinema: Início do século XX. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito (Robert De Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida (legal ou ilegalmente) e manter sua esposa e filhos. Ele mata Black Hand Fanucci (Gastone Moschin), que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci, o poderio de Vito cresce muito, mas sua família é o que mais importa para ele. Um legado de família que vai até os enormes negócios que nos anos 50 são controlados pelo caçula, Michael Corleone (Al Pacino). Agora baseado em Lago Tahoe, Michael planeja fazer incursões em Las Vegas e Havana instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth (Lee Strasberg) estão tentando matá-lo. Crescentemente paranoico, Michael também descobre que sua ambição acabou com seu casamento com Kay (Diane Keaton) e até mesmo seu irmão Fredo (John Cazale) o traiu. Escapando de uma acusação federal, Michael concentra sua atenção para lidar com os seus inimigos.

Musicalmente, caso queira substituir as trilhas sonoras típicas (e, habitualmente, insuportáveis) do período, a dica é a banda de rock progressivo Trans-Siberian Orchestra, que tem uma trilogia de rock operas natalinas: Christmas Eve and Other Stories, The Christmas Attic e The Lost Christmas Eve (mas meu disco preferido da banda é Beethoven´s Last Night). Uma roupagem diferente para as diversas músicas clássicas de Natal, com outros elementos.

tsoacaA quarta dica é outro filme, um clássico. O Leão no Inverno, com Peter O’Toole, vencedor de três Oscar (e indicado para outros quatro, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator), que se passa no Natal de 1183, quando o Rei Henrique II da Inglaterra decidirá seu sucessor.

Sinopse do AdoroCinema: No Natal de 1183, o Rei Henrique II da Inglaterra (Peter O’Toole) promove uma reunião de família com seus três filhos e até mesmo com a Rainha Eleanor da Aquitânia (Katharine Hepburn), de quem ele está separado há vários anos e a mantém detida em um castelo distante, para impedir que ela interfira politicamente no seu reino. A razão deste encontro para decidir quem o sucederá no trono. Enquanto ele prefere o filho mais novo, a Rainha deseja que o mais velho herde o poder, mas os três filhos não se importam com as preferências de seus pais e cada um planeja ser o próximo rei. Este quadro gera diversas maquinações e alianças dentro da família real, onde o poder a única coisa, que realmente importa.

A quinta e última dica é um quadrinho, inspirado pelo Conto de Natal de Charles Dickens. Batman: Noël.

ap96042502439-e1423842364719

A menção do post vai para os vinte anos do Caso Bosman, que afetou o futebol e as relações trabalhistas da União Europeia. Um especial, em inglês, sobre o caso pode ser lido no site da BBC.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s