Xadrez Verbal Podcast #30 – Acordo de Paris e Arábia Saudita

Depois do atraso no Acordo de Paris, repercutirmos o consenso encontrado e o que vai acontecer com o clima do planeta. As diferenças para os acordos anteriores, o que foi acordado e o procedimento zulu para chegar num acordo. E, claro, as críticas ambientalistas de que ele não seria o suficiente. Matias levanta uma plaquinha de “Eu já sabia” para Macri e nos conta sobre os decretos do novo presidente argentino.

Aproveitamos e discutimos a maturidade do líder venezuelano, que pretende criar um novo Parlamento, já que perdeu as eleições. Também comentamos as eleições na Arábia Saudita e o anúncio de uma coalizão de países islâmicos para combater o terrorismo. No meio disso tudo, giros de notícias e a semana na História. E em clima de festa da firma, recados e anúncios especiais, Menino Neymar compartilhado, dicas culturais e os peões da semana e DO ANO!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

COP21-MARCH-3

Dicas do Sétimo Selo

Documentário Bobby Fischer e eu, trailer aqui

Música Odio eterno al fútbol moderno Vol II, do FRAC

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

12 Comentários

  • Só vim dizer que o programa sobre carros cubanos é esse e ele começou antes do fim do embargo:
    http://www.brasil.discovery.uol.com.br/motores/cuba-sobre-rodas/

    E até que é bom, não fica jogando pobreza ou discurso partidário no meio, eu achei bem isento (E não gosto nem de Cuba nem da cultura automotiva americana), digamos que pro meu gosto dá de 10 a zero nos programas americanos com Lego, onde eles só encaixam pecinhas prontas.

  • Alguém achou o procedimento pra receber um alcorão de graça em casa? Parece que a embaixada da Arábia Saudita daqui nem site tem…

  • Como posso ter acesso a fonte da notícia sobre o procedimento de negociação indaba (forma de diálogo) Zulu e Xhosa, disponibilizado pela Catharian Lincoln, que foi adotado na Conferência do Clima?

  • Bem, mais um ótimo programa pra fechar o ano.
    Só gostaria de fazer um adendo. Qual o problema que os dois (principalmente o Matias) contra o Macri?
    A Cristina passou usou a canetada pra prejudicar o início do mandato do cara e vocês não comentam. Assim, sei que há muita incerteza contra o atual presidente da Argentina, mas ele se elegeu com um bandeira bem transparente e até agora vem fazendo tudo o que havia prometido.
    Temos de aguardar e ver se essa visão mais conservadora na política e liberal na economia irá trazer ou não resultados.

    • Primeiro, o Macri levou até Peão promovido e falamos da Argentina nos três últimos programas, incluindo críticas à Kirchner.

      Segundo, as críticas do Matias tiveram fundamento, não teve xingamento ou panfleto.

      Terceiro, ele tem direito a não simpatizar com as mesmas idéias do Macri.

      Um abraço

      • Agora que vi que meu comentário tá bem mal escrito, mas de qualquer forma me fiz entender.
        Antes de qualquer coisa, gostaria de me desculpar se pareci ofensivo, não foi minha intenção. Outra coisa é minha memória, realmente ela é péssima, mas depois de você ter comentado relembrei das críticas a Cristina.
        O meu comentário em relação ao posicionamento do Matias sobre o Macri é porque sempre vejo vocês criticarem e elogiarem da forma mais correta e imparcial possível. Vocês tem um viés ideólogico e até então nunca deixaram isso atrapalhar a visão de vocês, porém infelizmente não estou percebendo isso no caso argentino. Não que isso seja motivo pra qualquer coisa, mas só quis deixar regestrado.
        Tanto você quanto o Matias tem a total liberdade de expor suas opiniões da forma que quiserem, na verdade é realmente isso que faz toda a diferença do programa.

  • Feliz Natal atrasado e Ano Novo em tempo!
    Primeiramente quero agradecer a vocês pelo excelente trabalho, eu e minha futura esposa esperamos o início de vendas das camisas do canal.
    Atendendo ao “chamado” do Filipe vou discorrer algumas palavras sobre a caixa preta, mas quem leva o puxão de orelha hoje será o Filipe. Matias hoje é o dia de “vendetta”.
    Primeiro para o Filipe aos 45:40, a reportagem do jornal italiano corriere della sera chega à conclusão que a marcha do Putin é resultado de um duro treinamento da KGB, onde o mesmo deveria ser treinado para estar sempre armado e pronto para agir, não que ele anda sempre armado, como mencionado pelo nosso querido Filipe, Matias deve tá comemorando.
    Segundo, a caixa preta eu vou tentar simplificar.
    A caixa preta é um dispositivo de gravação. Ela geralmente não é preta e sim laranja, para que seja de fácil identificação. Outro pronto é que não se tem uma caixa preta, mas duas caixas pretas, pois todos os dispositivos das aeronaves devem ser duplicados para garantir a segurança. A AirBus pretende instalar localizadores nas caixas pretas das futuras aeronaves, podendo essa possibilidade se tornar obrigatória nas demais aeronaves.
    A caixa preta é divida em dois subdispositivos, ambos de gravação, um de áudio e outro de dados.
    O dispositivo de gravação de áudio é destinado a gravar todas as conversas de três fontes de fonia, o do piloto, o do copiloto e de um microfone no cockpit (ou seja, nada de pegar a aeromoça na cabine para os pervertidos de plantão).
    O dispositivo gravação de dados fica responsável por registrar, quase ou todos, os parâmetros da aeronave, obviamente relacionado com a hora de cada parâmetro para que se possa acompanhar. O número de parâmetros registrados depende do modelo da aeronave, por exemplo se ela navega por GNSS (GPS), ADS-B, ADS-C ou RNAV ela deveria registrá-los e cada registro ter uma hora e data de acordo com o horário UTC (mundial, sem fuso horário), de modo simples se a aeronave navega por “GPS” ela deveria registrar a posição e a hora em que estava posicionada.
    Então, como as aeronaves mais modernas viajam por meio da tecnologia RNAV, GNSS ou ADS-B e C que são semelhantes ao GPS, a caixa preta deveria registrar as coordenadas. Só abrir a caixa preta não vai revelar nada, somente a análise dos dados é que se poderá ter uma ideia que possa reforçar alguma teoria sobre o fato. Desta forma eu acho muito alarde abrir a caixa preta ao vivo, sendo que os dados não serão processados na mesma hora.
    Desculpem se me alonguei, forte abraço a todos!

  • Gente, uma coisa nada a ver, mas vocês poderiam discorrer sobre o atual momento de crescimento do Paraguai. Um país que esta recebendo muitos investimentos e crescendo, mas que os brasileiros tendem a ignorar.

  • Opa, também gostaria de saber deste procedimento para receber uma cópia do alcorão, através da embaixada saudita. Procurei no Itamaraty mas o site deles nem funciona mais, apenas achei dois e-mail. Feliz Natal e Ano Novo, atrasados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s