Xadrez Verbal Podcast #25 – Catalunha e Reino Unido, ASPA, Turquia e G-20

Na União Europeia tem gente querendo entrar e tem gente querendo sair. Falamos do Reino Unido, onde Cameron está cumprindo sua promessa de campanha de renegociar a presença do país na UE, incluindo consulta popular. No mesmo teor vamos até a Catalunha, onde o Parlamento local passou uma resolução pela instituição da república catalã, independente do desejo espanhol.

Aproveitamos a Cúpula América do Sul-Países Árabes e fazemos tanto um balanço do Oriente Médio quanto do Brasil e refugiados. Falamos da situação do autoritarismo na Turquia e o fato do país receber a cúpula do G-20 no próximo final de semana. Nos giros de notícias viajamos por Mianmar, Bósnia, Colômbia, Portugal, comentamos Slavoj Zizek e dicas culturais ligadas à nossa semana na História.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

gettyimages-496391862

Dicas do Sétimo Selo

Obra Gorazde – Área de Segurança – A Guerra na Bósnia Oriental 1992-1995, jornalismo em quadrinhos de Joe Sacco

Música Agostinho Neto, de Matadidi

Textos e links

Curta Je Vous Salue Sarajevo, de Jean-Luc Godard

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

4 comentários

  • Incrível como às vezes os fatos andam e datam nosso trabalho numa velocidade vertiginosa. 48 horas e esse teria sido um episódio completamente diferente. Ótimo episódio, como já é padrão de vocês, mas acho que cabe um contraponto ao dito pelo Matias no início do episódio, sobre as opiniões do filósofo esloveno. À luz dos acontecimentos, a recepção e assentamento de refugiados na Europa será forçosamente militarizada, ainda mais na França, onde os serviços policiais e de inteligência são muito ligados às forças armadas. Neste momento aliás, muita gente na inteligência francesa deve estar brigando pra manter seu emprego. Se as investigações comprovarem uma infiltração extremista nas levas de refugiados (com já pelo menos uma confirmação, ao que parece http://www.express.co.uk/news/world/619447/Paris-terrorist-Syrian-refugee-Greece-government-official ), não haverá outra solução que justamente essa triagem e investigação e controle contínuos para o reconhecimento da condição de refugiado, por mais brutal e injusta que pareça a nós, tão distantes dos fatos ora ocorridos. Eu não sei como se dará, mas creio que estamos assistindo, desde 2001, aos primeiros tiros do que será o grande conflito do século XXI.

  • Boa noite Marcos e queridos colegas do xadrez.
    Sigo a mesma linha referente a questão levantada pelo Marcos, historicamente o mundo não consegue passar por tantas mudanças sem um grande conflito, já podemos notar os sinais disto a algum tempo e agora eles se intensificam com a nova corrida armamentista das potencias.
    Torço sinceramente que nada deste tipo ocorra mas acredito que será inevitável.

  • ola, gostaria de fazer um pedido tecnico:
    poderia deixar o arquivo do podcast que baixamos aqui ou na central 3, com o mesmo nome do titulo do post aqui no site?
    obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s