Xadrez Dominical – Halloween e antropofagia

Caros leitores, motivado e baseado no tradicional texto do dia 31 de Outubro, Pratique a antropofagia no Halloween, divulgado nas mídias do blog nesse ano, decidi juntar referências tanto do Helloween “importado” quanto do folclore nacional e fazer um Xadrez Dominical sobre Halloween.

A primeira dica é um livro, antropofágico. A Utopia Antropofágica, de Oswald de Andrade, publicado pela Editora Globo. O livro é uma coletânea de manifestos, ensaios e depoimentos de Oswald de Andrade sobre o Movimento Antropofágico, um dos mais importantes da cultura brasileira. O Manifesto Antropófago de 1928, que iniciou o movimento, pode ser lido na íntegra aqui.

A segunda dica é um filme. O estranho mundo de Jack, dirigido por Henry Selick com roteiro e influência de Tim Burton. Feito em stop motion, seu protagonista, Jack, vive da Cidade do Halloween. O filme possui o visual característico das obras de Tim Burton e tem a nota de 94% no Tomatômetro.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O’Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.

A terceira dica é um livro. Com um tema bem brasileira, o Saci. Não custa relembrar que, oficialmente, o dia 31 de Outubro é o Dia do Saci, no Brasil, como abordado no texto anterior. Obviamente, temos uma miríade de referências sobre o Saci, decidi buscar algo diferente. Além da literatura infantil de Monteiro Lobato (em que o Saci é personagem central), ele organizou uma coletânea de depoimentos e estudos sobre o folclore brasileiro no livro O Saci-Pererê – Resultado de um inquérito.

O Saci-Pererê no traço de Ziraldo

O Saci-Pererê no traço de Ziraldo

A quarta dica é musical. A banda alemã de power metal Helloween. O nome da banca supostamente faz um trocadilho entre Halloween e Hell (inferno, em inglês); as más línguas dizem que foi um erro de grafia mesmo. O mascote da banda é, obviamente, um Jack da Lanterna, a abóbora com rosto típica do folclore do Halloween. A banda possui três grandes fases. O início, entre 1984 e 1986, com Kai Hansen nos vocais; sucedido por Michael Kiske, com Kai Hansen apenas na guitarra, fase que vai de 1987 até 1994. A voz da banda então é assumida por Andi Deris, que segue até hoje. Deixo aqui a justamente a música Halloween, com Michael Kiske.

A quinta e última dica é literária. Outra obra nacional. Cobra Norato, de Raul Bopp e editada pela José Olympo. O poema abrange vários aspectos do folclore amazônico e é considerado uma das principais obras do modernismo brasileiro.

argentinaA menção do post vai para as recentes eleições na nossa vizinha Argentina, cobertas aqui no Xadrez Verbal, tanto em texto quanto no podcast, especialmente pelo sensacional Matias. Sendo assim, vou recomendar um belo filme argentino, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e um filmaço: O Segredo de seus olhos, que se passa durante a ditadura argentina e com um belo trecho sobre a definição de paixão.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s