Xadrez Verbal Podcast #21 – Atentados na Turquia, Afeganistão e Ucrânia

As explosões no atentado em Ancara deixaram dezenas de mortos, centenas de feridos e uma grande incógnita: quem realizou o atentado? Temos quatro possibilidades e nenhuma resposta, cada uma com suas possibilidades e consequências. O EI, o “Estado profundo” turco, os comunistas locais e os movimentos curdos, como o PKK. Um programa com um pouco de teoria da conspiração.

Obama anuncia a permanência de tropas no Afeganistão e o envio de soldados para o Camarões, nós aproveitamos e discutimos o significado disso, geopolítico e eleitoral. A Ucrânia voltou a comprar gás da Rússia, o trunfo das negociações de Putin. Jerusalém, Brasil, Irã, Conselho de Segurança da ONU, fugas de cérebro, dicas culturais, semana na História, peões e um Menino Neymar fronteiriço.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

Placards reading

Dicas do Sétimo Selo

Filme O Grande Ditador, na íntegra no Youtube como domínio público

Filme Get on the Bus, trailer aqui

Música People get ready, de The Impressions

Textos e links

Museu da Pessoa

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

15 Comentários

  • Filipe,
    Esqueceu de incluir “estrela da podosfera” na descrição de vosso perfil.

  • me tornei um ouvinte regular do xadrez verbal, desde que ouvi falar dele(por causa do nerdcast)estou me interessando por politica internacional(coisa que nunca dei importância)já ate “converti” minha família a ouvir também,

    Alem do fato(não relevante) que também nunca fui um estudante(só passei no colégio) e esse programa me devolveu aquela vontade de estudar historia (e o seriado vikings também kkk)

    deixo aquele abraço, e que o xadrez verbal cresça mais para que alcance mais pessoas.

    Ps: o que Felipe quer dizer “não fazer comunistas como antigamente” ?

  • Menino Neymar pro Filipe: a RAF abastecia os aviões p/ atacar as Malvinas na Ilha da Ascenção, onde tem uma base dela. Santa Helena nem aeroporto tem e tá bem mais próximo da áfrica. Ascenção tá no meio do caminho entre áfrica e américa.

    • Poxa, não é que eu chamei a Turquia de Peru né. Vou falar do seu recado no próximo programa, um abraço!

      • Nem foi tão feio assim, ninguém é obrigado a saber de cor e salteado as ilhas no meio do atlântico. Vai ter de piorar muito pra alcançar o Peru que na real é Turquia. E eu ainda escrevi Ascensão com ç pra “melhorar” a situação. Abraço.

  • A Rússia e a Polônia possuem fronteira direta hoje em dia sim, pelo Oblast de Kaliningrado.

  • Po, se no próximo programa tiver “olha como sou petralha” ou “vao me chamar de esquerdista” eu desisti de ouvir, vcs querem fazer o programa para os ouvintes ou para os haters??.

    • Mário, entendo o propósito de seu comentário e sei que sua pergunta foi retórica, mas vou responder.

      Fazemos o programa. Ponto. Eu e o Matias temos uma amizade de dez anos já, não temos nada ensaiado. Todas esses comentários nós fazemos fora do ar, fazemos muito tempo antes de sequer pensarmos em ter um podcast. É natural de nós dois.

      Além disso, trabalhando com política já tem um tempo e, progressivamente, com o blog, o canal e o podcast, sei que sempre ao menos uma pessoa ficará descontente com algo dito ou escrito.

      Então, enquanto vc faz esse comentário, alguém pode ter dado risada com essas brincadeiras. E se nos vigiarmos para não falar isso, outro pode reclamar posteriormente, de que sentiu falta.

      Concluindo, vamos continuar agindo de forma natural. Espero que o conteúdo mantenha sua atenção.

      Um abraço

  • Excelente podcast como sempre!
    Essa explosão na Turquia foi uma bela surpresa, sempre achei que eles fossem mais ou menos blindados contra esse tipo de atrocidade; pelo jeito vocês ainda vão ter bastante assunto com o Erdogan e os curdos no meio daquele liquidificador de desgraças que é a região.

    Sobre as eleições americanas, concordo que a Hillary Clinton é a favorita do lado dos democratas, no entanto, não acho que a comparação do Plínio com o Bernie Sanders seja muito justa — Bernie Sanders tem subido bastante nas pesquisas, chegando até a ultrapassar a Hillary em alguns poucos estados ( http://www.theguardian.com/us-news/2015/aug/12/new-poll-bernie-sanders-ahead-hillary-clinton-new-hampshire ) e ter mais doadores de campanha do que o Obama tinha 8 anos atrás ( http://time.com/4056925/bernie-sanders-obama-fundraising/ ) . Concordo que ele seja o azarão da corrida, mas ainda tem muito tempo até as primárias de fato e com certeza ele não é a mula manca que o Plínio era nas eleições daqui.

    Já os republicanos, não vejo razão para acreditar que o Bush ainda seja o favorito, o emblemático Clinton Vs Bush está bem distante. Nas pesquisas nacionais dos EUA tem 3 na frente dele, e a tendência é cair mais, conforme os eleitores descobrem os candidatos menos conhecidos ( http://elections.huffingtonpost.com/pollster/2016-national-gop-primary ) . Por mais incrível que soe, creio que o Trump deve mesmo vencer pelo lado dos republicanos, parece haver um sentimento bem forte anti-establishment por lá, e eu aqui também estarei esperando ansiosamente pelo Reality Show da Casa Branca.

    Mais uma vez, ótimo programa, continuem fazendo o que vocês fazem sem mexer um fio de cabelo!

  • Mais um ótimo programa, parabéns Felipe e Matias.

    Não serei chato novamente e me ausentarei de qualquer comentário sobre o processo para a elaboração de uma nova constituição no Chile.

    Mas deixo esse notícia, porque tô sentindo cheiro de Nobel de economia para o Maduro:
    http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/66362-governo-da-venezuela-eleva-salario-minimo-em-30

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.