Xadrez Dominical – Doze de Outubro

Caros leitores, amanhã, dia Doze de Outubro, é feriado para a maioria das pessoas. Dependendo da sua opção religiosa e da sua faixa etária, pode ser o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ou o Dia das Crianças. Em outras palavras, não poderia ser outro tema para o Xadrez Dominical de hoje.

A primeira dica é um livro. Aparecida – A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil conta a história da adoração e dos diferentes aspectos da padroeira. O autor é o jornalista Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo em Jerusalém.

APARECIDA_capa.pdfA segunda dica é uma música. Anos atrás um episódio muito conhecido foi quando um pastor chutou a imagem da santa, no ar, na Rede Record. Obviamente, o ato foi alvo de muitos protestos e críticas. O episódio é parte da música Guerra Santa, de Gilberto Gil, que fala dos crescentes choques religiosos no Brasil.

A terceira dica é um filme. Baseado numa minissérie. Baseada em uma peça de teatro. O Auto da Compadecida, dirigido por Guel Arraes. Além das atuações dos protagonistas Chicó e João Grilo, interpretados por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, Fernanda Montenegro foi muito premiada pela sua interpretação justamente da Padroeira. O filme e a minissérie são a mesma produção, e o leitor também pode aproveitar o original, de Ariano Suassuna, recém-falecido.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: As aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

A quarta dica é o “santuário virtual” de Nossa Senhora Aparecida, da Basílica de Aparecida, cuja foto ilustra esse post. Independente da opção religiosa do leitor, o site contém informações, fotos, dados do museu e parte da História de uma das maiores adorações marianas do mundo. O leitor pode acessar o santuário virtual aqui.

A quinta dica é outro livro. Um guia rápido, um compêndio de informações, dados, imagens e curiosidades. Nossa Senhora Aparecida, de Carolina Chagas, editado pela Publifolha.

criancasAgora, se todas as dicas foram sobre a Padroeira do Brasil, então, a menção do post é sobre o Dia das Crianças. E não faltam dicas sobre desenhos animados, filmes familiares, esse tipo de coisa, por aí. Que tal algo um pouco mais reflexivo? Sobre justamente o papel que estão colocando nas crianças? Criança – A alma do negócio é um documentário sobre a publicidade direcionada ao público infantil.

Documentário na íntegra

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.