Xadrez Dominical – Assembleia Geral da ONU

Preâmbulo de debate na Assembleia Geral da ONU, o tema do Xadrez Dominical não poderia ser outro. Você pode também acessar outras colunas de domingo e ter algumas boas dicas que envolvem, diretamente ou não, as Nações Unidas, como o post sobre a Iugoslávia, o post sobre Israel e Palestina e, especialmente, o sobre Sérgio Vieira de Mello. Vamos ao Xadrez Dominical de Assembleia Geral da ONU.

A primeira dica é um filme. Hotel Ruanda, que trata de um dos episódios mais bárbaros da História recente, o genocídio em Ruanda, que teve diversas consequências no âmbito da ONU, seja a criação do Tribunal Criminal Internacional para Ruanda, seja o dano em sua imagem e sua missão, pela omissão da comunidade internacional em responder ao genocídio; tal dilema está presente no filme. Teve três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Ator para Don Cheadle.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

A segunda dica é outro filme. A Intérprete, o último filme dirigido por Sydney Pollack. Se esse thriller não tem a mesma força que Hotel Ruanda (mas ainda é um bom filme), compensa pelo cenário e pela localidade, primeira grande produção a ter acesso autorizado ao prédio das Nações Unidas em Nova Iorque.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Silvia Broome (Nicole Kidman) é uma intérprete das Nações Unidas que, por acaso, ouve uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para ocorrer em plena Assembléia das Nações Unidas. Como a conversa ocorreu em um raro dialeto africano, poucas pessoas seriam capazes de compreendê-lo. A ameaça faz com que a vida de Silvia se transforme totalmente, passando a receber proteção do agente federal Tobin Keller (Sean Penn). Keller por sua vez vasculha o passado de Silvia, encontrando cada vez mais motivos para desconfiar dela. Ele fica então em dúvida se deve realmente protegê-la ou se Silvia está envolvida em uma conspiração internacional.

A terceira dica é um documentário. Forte, impactante, um soco no estômago: Timor Lorosae – O Massacre que o Mundo Não Viu trata da História do Timor-Leste até sua então recém-independência, conquistada com o apoio da ONU, focado principalmente na ocupação pela Indonésia.

Na íntegra

A quarta dica é um livro. Sexto membro permanente: O Brasil e a criação da ONU; o título do livro da editora Contraponto é quase autoexplicativo. Relata e analisa a relação do Brasil com a comunidade internacional no período do fim da Segunda Guerra, e também o papel brasileiro na fundação das Nações Unidas.

A quinta e última dica é outro livro, um clássico. Um livro fino e fácil de achar, escrito por um tal Immanuel Kant, um dos maiores filósofos modernos. À paz perpétua não é um livro difícil, ao contrário do que pensamos em relação a qualquer obra de Kant. Marco do pensamento idealista das relações internacionais, o livro trata sobre cooperação entre as nações e do benefício de uma comunidade internacional, além de ações necessárias para uma convivência pacífica. É nesse pensamento idealista que se baseou a fundação da Liga das Nações, que se baseia a fundação da ONU e sua Carta e a Declaração Universal dos Direitos Humanos; ou seja, se você quiser entender algumas coisas de hoje, aqui está a fonte.5194834A menção do post de hoje é uma dica do caro Matias no último podcast do Xadrez Verbal (já ouviu? vai ouvir!). No último 20 de setembro tivemos os 180 anos do início da Revolução Farroupilha, ou da Guerra dos Farrapos, como preferirem. E o Matias recomenda o livro História regional da infâmia, da L&PM. Espero que gostem!

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s