Xadrez Dominical – Cineastas mexicanos

Caros leitores, no último dia 16 de setembro tivemos os 205 anos do Grito de Dolores, a data simbólica da independência do México. O país somente seria livre de fato onze anos depois, em 1821. Os ouvintes do podcast do Xadrez Verbal já sabiam da data; para celebrar, vamos falar do importante cinema mexicano. Mais ainda, da crescente presença dos artistas desse país na maior indústria cinematográfica do mundo, com reconhecimento da crítica e das bilheterias. Vamos ao Xadrez Dominical de cineastas mexicanos.

A primeira dica é o atual ganhador do Oscar de Melhor Diretor. Alejandro González Iñárritu é também o primeiro mexicano indicado ao prêmio, em 2007, por Babel; ganharia em 2015, com Birdman. Clicando no link de cada nome de cineasta, você pode acessar seu perfil no IMBd, conferindo toda sua cinematografia. Minha indicação é um filme de cada nome citado; no caso, 21 Gramas, de 2003, um filmaço e um belo trabalho de Benicio del Toro.

Trailer

A segunda dica é o rosto mexicano mais conhecido no momento. Gael García Bernal, ator e diretor, conhecido por diversos trabalhos, como sua interpretação de Che Guevara em Diários de Motocicletas e seu despontar em Amores Brutos, dirigido justamente por Iñárritu. A dica vai para Má Educação, dirigido por Almodóvar e estrelado por Gael García Bernal.

Trailer

A terceira dica é o primeiro mexicano vencedor do Oscar de Melhor Diretor. Alfonso Cuarón ganhou a estatueta em 2014, com Gravidade, estrelado por Sandra Bullock. O filme venceu sete Oscars, muitos em categorias técnicas, e também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme. Considerando que gostei bastante do filme e do seu estilo, a dica é o próprio Gravidade.

Trailer

A quarta dica é um dos principais nomes atuais da fantasia. Guillermo del Toro é diretor e roteirista, escrevendo os roteiros originais da adaptação cinematográfica d’O Hobbit. Conta-se que o estúdio, por razões de marketing, tirou a direção do mexicano, colocando Peter Jackson no lugar, o diretor da trilogia d’O Senhor dos Anéis. Del Toro foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 2007, pelo filme O Labirinto do Fauno, a sugestão sobre o cineasta.

Trailer

A quinta e última dica é um mexicano-americano. Justamente para demonstrar a presença dos mexicanos na cultura dos EUA, vamos com o diretor, roteirista e produtor Robert Rodriguez, nascido no Texas de pais mexicanos. Um amigo e “discípulo” de Quentin Tarantino, Rodriguez teve seu despontar dirigindo um filme escrito por Tarantino e a nossa dica: Um drink no inferno, estrelado por George Clooney e com o próprio Tarantino.

Trailer

urlA menção do post vai para outra data presente no podcast do Xadrez Verbal. Os oitenta anos das Leis de Nuremberg, que positivaram a segregação, a eugenia e o darwinismo social na Alemanha Nazista. As leis são um dos temas principais do filmaço, já presente aqui, A Conspiração; uma produção da HBO, de 2001, estrelado por Kenneth Branagh. Wilhelm Stuckart, um dos principais juristas responsáveis pelas leis, é interpretado no filme por Colin Firth.

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s