Xadrez Dominical – Independência do Brasil

Caros leitores, amanhã, dia Sete de setembro, é a data em que se celebra a independência brasileira. Sendo assim, o tema de hoje não poderia ser outro, vamos ao Xadrez Dominical da Independência do Brasil.
A primeira dica é o filme mais conhecido sobre o período é Independência ou Morte, de 1972, que estrela Tarcísio Meira no papel de D. Pedro I. O filme é ufanista e segue uma tradicional saga do herói. Assisti tem muito tempo, no Canal Brasil. Sinceramente, vale apenas pela produção.
Filme na íntegra
Sinopse do AdoroCinema: Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira), é traçado um perfil do monarca desde quando ainda menino veio da Europa, enquanto sua família fugia das tropas napoleônicas, até sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI (Manoel da Nóbrega) retorna para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores, gerando um inevitável desgaste político.
A segunda dica é uma obra bem completa sobre o tema. Independência: História e historiografia, organizado por István Jancsó, um dos maiores acadêmicos da história brasileira. Talvez seja a principal obra sobre o assunto de forma absoluta. Como ela está esgotada e trata-se de um livro muito grande, uma coletânea de artigos de quase mil páginas, recomendo pegar em uma biblioteca, ler aos poucos, ou apenas os artigos que ache mais interessantes.
A terceira dica é uma reportagem. No estilo documental, embora não sejam documentários propriamente ditos, recomendo esta reportagem que, embora tenha alguns momentos triviais, envolve bons nomes, como José Murilo de Carvalho.
Na íntegra
A quarta dica é uma leitura fácil e tranquila. O livro de bolso A Independência do Brasil, da série Descobrindo o Brasil da editora Jorge Zahar, escrito por Iara Carvalho Souza, que é um resumo de sua própria tese de doutorado.
A quinta e última dica é um curso. O Curso Livre da UnivespTV com o professor Dr. João Paulo Pimenta, professor do Departamento de História da FFLCH-USP e pesquisador da área. São quatro partes e o melhor dos três vídeos que posto aqui.
Na íntegra
A menção do post vai para os trinta e cinco anos da fundação do Solidariedade na Polônia, primeiro movimento autônomo em um país da antiga Cortina de Ferro, fora do escopo do Partido Comunista local. Existem muitos filmes e referências culturais sobre o sindicato-partido e sobre seu principal líder, Lech Wałęsa. Vamos ficar com uma musical, a música New Year’s Day, do U2, inspirada pelo Solidariedade.
Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.