Xadrez Verbal Podcast #13 – Renúncia grega, Dilma e Merkel e imigração

Tsipras traiu o movimento, véi? A notícia da semana é a renúncia do primeiro-ministro grego e seus motivos. Também falamos de imigração pelo mundo todo, já que essa crise só piora. E uma análise da visita de Angela Merkel à Dilma e o que pretendem Brasil e Alemanha ao estreitar suas relações.

Briga de família na direita francesa, censura e grana na China, Egito, vulcão no Equador, recados aos ouvintes, a Semana na História de sempre e dicas culturais, e, pra encerrar, um Menino Neymar septuagenário!

TSIPRASVocê nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Ready or Not, de The Fugees

Die Toten Hosen Rock

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

25 Comentários

  • Novamente, mais um ótimo historycast. Um abraço ao Filipe e o Matias (Y)

  • A questão migratória é um buraco negro sem resposta, o choque cultural é o pior de todos, esses imigrantes são a população de menor edução possível, bastante religiosos e não se adaptam aos países europeus formando guetos, é fácil julgar os países europeus como insensíveis, mas a verdade é que os países africanos e árabes estão em plena explosão demográfica e já Europa acabou, hoje eles são 10% da população desses países ricos, nesses próximos 50 anos aumentarão exponencialmente se a Europa continuar a recebe-los, fico me colocando na posição de um europeu, laico, a favor da liberdade de expressão, liberdade sexual, secular, vendo seu países sendo inundado de conservadores islâmicos. No Brasil praticamente dão asilo pra qualquer um deles, mas não eles usam a Europa pobre apenas como ponte, visam os países mais ricos e não se adaptam aos valores deles, a arabia saudita é rica, dubai, catar, mas não, eles vão pra onde não gostam. Ou os europeus são imorais e param essa imigração pra manter os valores de sua sociedade ou eles são humanos e arquem com as consequência com um futuro de grandes conflitos de valores.

  • Olá senhores!

    É a primeira vez que comento aqui e já quero parabenizá-los por mais um podcast excelente. Eu descobrir vocês pelo Nerdcast e fiquei realmente curiosa, quando o Filipe explicou a temática do Xadrez Verbal. E acabei fazendo maratona para me atualizar nos fatos mundiais e fico muito feliz por ter me tornado sua leitora/ouvinte, porque, como estou me preparando para o vestibular, o Xadrez Verbal e vocês me ajudam muito no quesito Atualidades e ter mais argumentos para as minhas redações.

    Continuem com o trabalho excelente e até sábado que vem.

    Abraços!

  • No podcast de hoje comentaram que um engenheiro (usuário de buscara), passou a a se manter informado sele seu podcast, bom aqui vai mais um. Sou da área de TI, (programação e infra de servidores é minha área), e hoje espero todo pod cast na sexta para escutar, comecei por uma indicação do canal no youtube pelo video do “Pirula” e hoje velho o canal o site e o podcast. Vocês são de mais. As vezes programo escutando o podcast. Parabéns a todos os envolvidos.

  • Detenho o titulo de ouvinte mais novo? tenho -2 anos do que a outra ouvinte que disse que era a mais nova

  • Esse podcast é incrível pois é apresentado com bom humor e além disso explica muito sobre politica e historia, assim os termos que não sabemos pesquisamos acrescentando muita cultura.
    testemunho de um ouvinte agradecido S2.

  • fala galera do Xadrez Verbal , sou estudante de Arquitetura , tenho 28 anos e um mais ouvinte que conheceu vc´s através do Nerdcast.
    Tenho que dizer que… sempre durmo ouvindo vc´s .kkkkk
    Não por serem chatos e sim pq acho que os dois tem um tom de voz e jeito de falar bastante tranquilo . Ouço o podcast no meu dia de descanso que é ou aos sábados ou aos domingos , então já estou previamente disposto a dormir e vc´s contribuem com isso .
    Por dormir no meio do programa tenho que ouvir duas vezes e na segunda ouço o programa todo.
    Acho o programa muito bom e, embora eu goste muito de história , o tema ‘política internacional’ eu sempre deixei passar batido .Mas graças a vc´s estou me interessando mais pelo assunto .
    Adoro as músicas do programa principalmente War Pigs na coluna Match , já que Black Sabbath é minha banda favorita e curto muito as músicas que o Matias coloca ao final do programa , pois sou um ouvinte eclético.

    Parabéns pelo programa , continuem que estão no caminho certo .

    Abraço

  • Olá! Meu nome é Maria Candida, sou estudante de Engenharia Mec. Aeronáutica e há algum tempo venho acompanhando os Podcasts do Xadrez Verbal. Gostaria de parabenizá-los pelo ótimo trabalho e pela maneira descontraída que lidam com temas que muitos por aí tem receio de discutir. Eu, como uma pessoa que não gosta de entrar em assuntos políticos por falta de paciência, estou adorando ouví-los semanalmente. Um forte abraço e até a próxima!

  • Olá Filipe e Matias! Apesar do comentário feito neste podcast (o qual devo admitir, superou minhas expectativas relacionadas ao Matias), devo relatar que já sou acostumado a tais trocadilhos, e até eventuais cantadas (como, “não sou nenhuma asa, mas posso te levar aos céus”), haha. E que na verdade, recebi este nome, porque nasci com pés tortos congênitos, e meu sonha era andar ao invés de voar.

    Mas colocando este papo de lado, gostaria novamente de elogiar o Xadrez Verbal sua qualidade, e trazer uma dúvida pessoal, e que se possível gostaria de entender. Se quando o mercado Chinês relata uma queda no seu mercado financeiro, e isto afeta em mais de U$1 bi a economia Europeia, o mesmo fato poderia influenciar drasticamente o mercado do Brasil? E se isto acontecesse após tais investimentos prometidos da China, o Brasil se tornaria um país possivelmente dependente do mercado Chinês?

    E Filipe, não lembro se citei o nome do projeto no meu último comentário, mas ele se chama “Share”, com o intuito de compartilhar posicionamentos dos demais países e saber entender-los. Darei uma espécie de aula sobre a Guerra do Golfo, no dia seguinte a publicação do podcast, portanto agradeceria um pedido de boa sorte enquanto enfio a cara nos estudos e tento disseminar o conhecimento sobre o tal assunto que é pouquíssimo tratado na escola, se tratado.

    Grande abraço! Obrigado pelo apoio, é de extrema importância vinda do Xadrez Verbal!

  • Olá Filipe e Matias, meu nome é Bruno tenho 21 anos e sou graduando do quarto ano do curso de farmácia, um novo ouvinte mas já assíduo.
    Meu comentário é só para pegar no pé do Filipe que disse para afastar quaisquer substâncias que em overdose pode causar problema, isso daria definitivamente impossível, e já descrito por um dos “Padroeiros” da farmácia, Paracelso que disse ‘Dosis sola facit venenum, que traduzindo diz que a dose que faz o veneno, ou como ficou conhecido popularmente como “Todas as substâncias são venenos; não existe uma que não seja veneno. A dose certa diferencia um veneno de um remédio”
    pois qualquer substância no universo de todas as conhecidas podem causar problemas em overdose, alguns exemplos do cotidiano para ilustrar: 6 litros de água, algumas dezenas de cachos de bandas por esta possuir Cloreto de potássio que causa arritmia, alguns baldes de maçã ou uma boa quantidade de tapioca pois ambas contém cianureto de hidrogênio nosso conhecido das câmaras de gás tanto nazistas como também de alguns estados americanos que a usavam para pena de morte.
    Uma última curiosidade é que a pena de morte utilizada por algumas tribos indígenas brasileiras era fazer o condenado consumir apenas banana e água, levando a um desequilíbrio hidroeletrolítico no organismo.
    Um grande abraço e obrigado por trazerem um pouco de política internacional para um estudante que vive afogado por livro e debruçado em bancadas de laboratório.

  • Olá Filipe e Matias!

    Mais um ótimo podcast, apesar de ser pesado e abalar ainda mais a confiança na humanidade. Essas noticias me fazem cada dia mais gostar do meu cachorro…

    Continuando em imigração, não sei se caberia aqui ou não, mas hoje o Donald Trump foi um pouco mais além nas suas babaquices. Expulsou um jornalista latino de uma coletiva de imprensa por fazer perguntas sobre sua proposta de politica de imigração, especialmente contra o México. Ele está em primeiro lugar nas pesquisas das primárias do partido republicano, mas muito provavelmente isso não se sustentará. Até que ponto esse discurso extremista contra os imigrantes é uma jogada política para atrair votos de um eleitorado mais a direita, ou uma politica sistemática contra imigrantes parecida com a do Beijamim Netanyahu? O interessante é que não houve nenhuma manifestação da mídia sobre restrições a liberdade de expressão nesse caso.

    Um grande abraço!

    • Só para complementar, um imigrante latino fez um protesto sobre as declarações do Trump. Bem interessante.

    • Rafael, no caso do Trump, acredito ser babaquice pra chamar a atenção e, quem sabe, viabilizar uma candidatura independente justamente por chamar a atenção e gerar interesse midiático. O Partido Republicano sabe que apoiar esse tipo de discurso é um tiro no pé, ainda mais com outros pré-candidatos de origem latina e cubana.

      Um abraço

  • Olá Felipe, conheci seu canal do Youtube, depois o blog e o podcast, e gostaria de parabenizá-lo, pelo excelente conteúdo, informativo e relevante, em meio ao mar de chorume e futilidades que é a “grande imprensa” brasileira.

  • Saudações Filipe e Matias! Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo excelente podcast, que mantém uma regularidade impressionante no que se refere ao alto nível das discussões, da relevância das notícias escolhidas e também do bom humor já praticamente inerente ao podcast, o que é bastante positivo, ao meu ver. Conheci o podcast, também, através da primeira participação do Filipe no Nerdcast, onde seu notável conhecimento sobre a Batalha de Stalingrado me fez ter uma grande curiosidade sobre o Xadrez Verbal, ainda mais sendo eu um estudante de Relações Internacionais e grande interessado em Política Internacional. Divulguei para alguns colegas e continuo divulgando o excepcional trabalho que semanalmente vocês desenvolvem, então saibam que a galera do IRI-USP (Instituto de Relações Internacionais) está sintonizado em vocês rs

    Grande abraço aos dois e parabéns mais uma vez! Se possível, mandem um salve para meu colega de curso e grande amigo Hamilton Gomes, que, assim como eu, também é um assíduo ouvinte do Xadrez Verbal!

    • Leonardo, obrigado pelos elogios e por divulgar o trabalho. Quem sabe um dia volto a frequentar o IRI, fiz duas matérias lá durante a graduação e fiz alguns bons amigos e amigas na RI.

      A Maria Hermínia ainda é a coordenadora do curso?

      Um abraço!

      • Que bacana, Filipe! Sinta-se mais do que bem-vindo a retornar ao IRI a qualquer momento, que, há quase dois anos, tem, enfim, um prédio próprio rs A Maria Hermínia, famosa “MH”, deixou de ser a diretora do instituto em 2013, espaço ocupado desde então pelo Pedro Dallari.

        Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s