Xadrez Dominical – Dia dos Pais

Caros leitores, acredito que o tema do Xadrez Dominical de hoje dispense maiores necessidades de explicações. São cinco filmes com a temática da relação paterna, com o critério de serem filmes relativamente recentes, excluindo alguns antigos clássicos sobre o tema propositalmente. Vamos ao Xadrez Dominical de filmes de Dia dos Pais.

A primeira dica é Jogada Decisiva, de 1998, dirigido por Spike Lee. Nome traduzido de He got game, conta a história de um pai, interpretado por Denzel Washington, condenado à prisão por assassinar sua esposa, mãe de seu filho, talento de basquete, vivido por Ray Allen, duas vezes campeão da NBA e dez vezes eleito para o All Star Game, evento que reúne os melhores jogadores de cada temporada.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Jake Shuttlesworth (Denzel Washington) esta na prisão cumprindo pena por ter assassinado sua esposa, mãe de seu filho Jesus (Ray Allen), após uma violenta briga doméstica. Jesus, ao longo dos anos, tornou-se um excelente jogador de basquete, procurado por vários times profissionais para seguir a carreira. Mas ele sente-se ofuscado por seu pai, que acaba recebendo liberdade condicional com uma condição: convencer o filho a assinar um contrato para jogar basquete pela universidade Big State.

A segunda dica é Minha Vida, de 1993, com Michael Keaton e Nicole Kidman. Keaton, recentemente indicado ao Oscar por Birdman, estava no auge da carreira, lembrado como Batman. O filme conta a história de um pai que está em estágio terminal de câncer e decide deixar lembranças e conselhos para seu filho que está para nascer.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Bob Jones (Michael Keaton), proprietário de uma empresa de relações públicas, tem um casamento sólido e feliz. Gail Jones (Nicole Kidman), sua mulher, espera um filho, mas ele é portador de um câncer inoperável e tem os dias contados Com isso, decide então gravar um vídeo para o filho, se apresentando e passando para ele toda sua experiência, desejando muito estar vivo no dia de seu nascimento.

A terceira dica é A vida é bela, de 1997, filme italiano que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro além de ter sido indicado para o Oscar de Melhor Filme. Roberto Benigni foi indicado como Melhor Diretor, Melhor Roteirista e Melhor Ator, vencendo o último prêmio, mesmo em uma interpretação em italiano. O filme conta a história de um pai e seu filho que são presos em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

A quarta dica é Estrada para Perdição, de 2002, dirigido por Sam Mendes e estrelado por Tom Hanks. Inspirado em uma graphic novel, o filme conta a história de uma relação entre um pai que trabalha como assassino para a máfia e seu filho, que aos poucos descobre sobre o trabalho do pai.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Durante a Depressão, mais exatamente no inverno de 1931, Michael Sullivan (Tom Hanks) é um zeloso pai de família, que ama muito sua esposa, Annie Sullivan (Jennifer Jason Leigh), e seus filhos, Michael Sullivan Jr. (Tyler Hoechlin) e Peter Sullivan (Liam Aiken). Porém, ele vive moralmente em conflito, pois trabalha como assassino profissional para um irlandês, John Rooney (Paul Newman), um idoso chefe de quadrilha que criou Sullivan como se fosse seu filho. Michael Jr., o filho mais velho, fica curioso sobre a profissão misteriosa do seu pai, então se esconde no automóvel dele e acaba testemunhando a execução de Finn McGovern (Ciarán Hinds), que foi morto por Connor Rooney (Daniel Craig), o filho biológico de John. Michael vê seu pai e outros capangas ajudarem a terminar o “serviço”, ficando tão apavorado que tenta fugir. Rapidamente seu pai entende que o filho viu tudo, mas Sullivan tentou acalmar Connor, dizendo que seu filho não diria nada. Aparentemente ele teve sucesso, mas Connor é na verdade bem paranóico e instável. Connor acredita que só terá segurança quando Sullivan e toda a sua família estiver morta, logo ele mesmo mata a mulher de Sullivan e Peter, o caçula. Porém Sullivan, que seria morto em outro local, consegue escapar e rapidamente pega Michael e foge. Enfurecido com estas traições, Sullivan decide se vingar, mas antes pretende deixar o filho com parentes em Perdição, uma cidade rural. Quando o perigo eminente passa, ele acaba expondo para Michael os aspectos mais sangrentos de sua profissão, mas logo Harlen Maguire (Jude Law), um assassino profissional, está no seu encalço. Sullivan tenta então atingir os mafiosos, roubando altas quantias que eles têm em bancos, pois pretende forçar as quadrilhas que ofereçam Connor em sacrifício para ele, em troca, terminar com os roubos.

A quinta e última dica é o mais recente dos filmes listados, Os Descendentes, de 2011. Indicado aos Oscar de Melhor Filme e de Melhor Ator, para George Clooney, venceu como Melhor Roteiro Adaptado. O filme é uma mistura de drama com comédia, com toques de humor negro, e conta a história de um pai que tenta se reaproximar de suas duas filhas após um acidente de sua esposa.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Havaí. Há 23 dias a vida de Matt King (George Clooney) mudou completamente. Foi nesta data que sua esposa Elizabeth (Patricia Hastie) sofreu um sério acidente de barco e entrou em coma. Desde então cabe a Matt cuidar das filhas Scottie (Amara Miller) e Alexandra (Shailene Woodley), que estuda e vive em outra ilha do arquipélago. Quando é informado pelos médicos que sua esposa irá morrer em breve, Matt resolve trazer Alexandra de volta. Ele conta com a ajuda dela para contar a triste notícia aos amigos e familiares, de forma que eles possam se despedir de Elizabeth ainda em vida. Desbocada e de gênio difícil, Alexandra surpreende o pai ao contar que sua mãe o estava traindo. A notícia afeta profundamente Matt, que passa a querer saber quem era o amante de sua esposa e se ela o amava.

HIROSHIMA MUSHROOM CLOUD NUCLEAR BOMB EXPLOSIONA menção do post vai para os setenta anos da bomba atômica de Hiroshima, lembrada na última semana. A dica vai para o filme Império do Sol, de 1987, dirigido por Spielberg, com John Malkovich e estrelado por um pequeno Christian Bale, então com doze anos. O filme conta a história do menino sob domínio japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Anúncios

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s