Xadrez Verbal Podcast #8 – Irã nuclear, BRICS e Grécia

O acordo nuclear do Irã foi uma boa? Tsipras traiu o movimento? O que teve no BRICS? O Filipe fala muito “querido”? Discutimos a dívida da Grécia, quem ganhou e quem perdeu com o acordo do Irã, a Declaração de Ufá, Oriente Médio, Papa, Bálcãs, Giro de Notícias, semana na História, Menino Neymar e o MERCOSUL, dicas culturais e uma nota de pesar.
Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, 18 horas, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.
Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Como sempre, programa muito bom! Parabéns pela participação no Nerdcast, foi muito bem no programa. Gosto muito do seu trabalho e sempre recomendo. Abraço!
Obrigado Murilo, um abraço!
“a Austeridade não funcionou na Grécia”, primeiro q eles não fizeram uma austeridade de verdade, a conta não fecha a décadas e alguém tem que pagar essas despesas, e segundo que a economia grega é fraca e uma das mais reprimidas do mundo. É fácil culpar os outros pelo seus erros.
Um exemplo da perspectiva de que a austeridade não funcionou: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/paul_krugman_diz_que_austeridade_foi_completamente_inutil_na_grecia.html
Era de se esperar da opinião de um Keynesiano, mas uma coisa concordamos, melhor coisa seria a Grécia sair da zona do Euro, cujo por sinal ela mentiu pra entrar. Ainda está muito cedo pra falar se algo foi completamente inútil pra um país como a Grécia que ainda continua com gastos excessivos e uma economia ruim que tem. A Irlanda ta se recuperando, a Inglaterra também e estão fazendo austeridade, sem contar na Alemanha que começou a conter gastos bem antes de todos. E acredito que estão supervalorizando a Grécia na saída do euro, seria melhor pra todos, talvez pra Grécia durante uma década. É lindo viver num mundo onde podemos gastar o que não temos e depois culpar por todos nossos erros aqueles que nos emprestaram dinheiro mesmo que estes fora o capeta.
A Grécia não mentiu para entrar, pressionaram a Grécia, pelo custo político do projeto, o que também está ligado a sua permanência na zona do Euro. Falamos um pouco disso no podcast anterior. Um abraço.
Ok, mas como eu disse, ele é Keynesiano e sabe quando um Keynesiano vai falar mal de gasto publico? NUNCA, fica difícil levar a sério uma pessoa dessas quando a sua análise está pondo em balança sua ideologia. É questão de matemática, austeridade não está ai porque querem, inocentar a Grécia é uma cegueira ideológica gritante. Uma coisa é certa, uma moeda unica pra economias tão diferentes para povos que não estão dispostos a ajudarem um ao outro é ingenuidade, logo, os países que não estão no mesmo ritmo das economias mais fortes sofrerão no caminho. Vamos ver os próximos capítulos dessa novela.
Primeiro, termos como NUNCA ou SEMPRE costumam ser perigosos, recomendo que os evite (e escrevo isso numa boa).
Segundo, ok, se for pra seguir o seu raciocínio, eu poderia dizer “e quando um liberal vai falar bem de gasto público? NUNCA”. É a mesma coisa, também é uma perspectiva ideológica. O que não dá, e é muito comum por parte dos liberais e dos autodeclarados libertários brasileiros, é o monopólio da racionalidade. O liberalismo é racional e o resto é “ideologia’. Não, liberalismo também é ideologia.
E, terceiro, uma pauta de texto que tenho faz tempo. Sabe pq Economia não é um curso universitário de “exatas”? Exatamente pq não é mera “questão de matemática”, pra usar suas palavras. O caso da Grécia e do Euro tem seus maiores componentes em elementos políticos, não matemáticos.
O processo do Euro pré e pós-2008 mostra isso, a entrada da Grécia e a consolidação do Euro mostram isso, os esforços pra manutenção da Grécia dentro do Euro mostram isso. O que está em risco não é um balanço fiscal ou uma carteira de investimentos, mas um projeto político ambicioso.
Um abraço.
Por isso que quando um liberal da sua opinião eu também fico com pé atrás, tipo os Mises da vida, qualquer assunto que eles falarem já sei a introdução, desenvolvimento e conclusão. Eu tento ser pragmático, nem sempre consigo mas tento, uma pessoa, empresa, nação por anos gastar mais que arrecada é matemática, é insustentável, foi apenas nesse ponto que enfatizei, e essa matemática vai dar resultado com muitos outros países ainda com dividas absurdas. Um problema pode ter mais de uma resposta, não necessariamente a austeridade é necessária, só que a Grécia passou a muito tempo de começar a pensar numa resposta, e o partido do Tsipras já pegou o bonde andando querendo mudar a direção, faltou tempo, agora é tarde.
Todo o projeto de vocês é fantástico, continuem que tem futuro brilhante. Abrs.
Paul Krugman não tem mais moral nenhuma, virou piada entre os economistas, começou a enloquecer, não é porque alguem ganhou o nobel que tera credibilidade até a morte…
Vc me critica por uma leitura ideológica. E faz uma leitura ideológica.
Me critica por supostamente “desqualificar” Netanyahu. Além de não entender a análise feita, vai lá e…desqualifica o Krugman.
Seu comentário inicial foi praticamente um espelho.
Um abraço
Seria ideológica se eu nao tivesse dito que paul krugman ficou completamente maluco, virou uma piada, e Netanyahu luta pela sobrevivência de se país, nao vejo ideologia, vejo sim relativismo na sua comparação
Deixo aqui uma analise realmente útil, perfeita e direta a tsipras https://youtu.be/G_28J5fXrhk
“Realmente útil” e “perfeita”. Adjetivos também denunciam uma leitura ideológica.
E não tem nenhum problema em uma leitura ideológica, só critico sua…contradição, no mínimo.
Caraca, a faculdade de historia embute realmente o esquerdismo na mente das pessoas, não ouvi nenhuma analise sobre os absurdos e insustentáveis gastos do governo gregos, insustentável (o diheiro uma hora acaba) ao invés disso usaram a figura hoje totalmente caricata, paiul krugman (que pediu investimento em combate a alienigenas) para pedir um perdão da divida, e quem sofre são os cidadãos, esquece que os mesmos cidadãos se beneficiaram dessa fartura sem se preocupar com quem pagaria a conta, bom a onta uma hora chega; sobre o acordo com o Irã, só desqualificaram netanyahu, é claro e óbvio que o Irã será um grande problema, mas todo esquerdista não liga e mais tarde vão coçar a cabeça sem saber o que aconteceu, mas não farão a meia culpa e vão dizer que sempre acharam que o acordo não deveria ter sido feito, sem claro dar os créditos a Netanyahu, continuarao a desqualifica lo, sobre o site opera mundi é um verdadeiro lixo, poderia ser facilmente confundida com um site do PT, pois tem as mesmas ideias ultrapassadas, da até coceira quando acidentalmemte clico em um link do facebook e cai la.
Aff foram pro nerdcast, agora vcs vão ficar mainstream e eu como um ouvinte das antigas vou ter que começar a falar mal de vcs.
Tive o mesmo pénsamento hue
Felipe poucos sabem que o NetFlix pagando-se o plano padrão são permitidos dois pontos simultâneos em HD. Curiosamente um ponto somente é mais caro. E há um plano de 4 pontos. Então usar dois pontos não é ilegal. Se passar de dois Block!
De resto mais um podcast show de bola, descontraído e informativo.
Gostaria de saber qual música é o Tango ou a banda/cantora ao menos. Já enjoei de ouvir somente as versões do Libertango!
Perguntarei para o Matias, ele que manja de tango!
Aumenta o som ai Xadrez.
É que eu falo um pouco longe do microfone, hábito (negativo, no caso).
Eu só não fiquei tão órfã pq conheci na semana passada, através do Nerdcast. Mas confesso que larguei todos os podcasts para ouvir um por um do Xadrez. Eu faço história e “não tenho medo de falar a verdade”, rs, sempre tive dificuldade em ler sobre política e até de encontrar o que eu queria ler, vcs são perfeitos, me atualizam, eu me divirto e fico mais empolgada com a faculdade e querendo muito trabalhar com vocês!!!! 🙂 Ta aí a dica!
#sonhando Eu amo esse podcast!!! Beijo Matias e Filipe!!!
Carolina, a Mayra, esposa do Matias, vai ficar com ciúmes. Obrigado pelos elogios!
Fala pra Mayara não ficar com ciúmes, sou casada tbm. Mas agora vcs tem fãs e eu sou uma. Espero vocês na sexta!
Vcs podiam colocar em mp3 pra baixar.
O link de download não está funcionando aí?
Acabei de descobrir seu podcast. Temática excelente e bons comentários.
Um comentário sobre forma, e não conteúdo: Tem de dar uma padronizada no som aí. Um dos mics variava entre baixo e muito baixo e o outro variava entre alto e muito alto.
Cheguei aqui pelo Nerdcast. Finalmente achei um bom podcast sobre politica sem a seriedade a nível chato.
Já baixei tudo e to fazendo maratona hehe
Bom trabalho!!
Sou mais um vindo do Nerdcast e, nossa, finalmente encontrei algo que vinha há tempos procurando… um podcast de notícias, mas que não seja de jogos e filmes. Extremamente informativo, e na medida certa no aprofundamento do assunto, sem pegar demais em nomes pra quem não está muito por dentro. Parabéns, vou ouvir todos do arquivo e acompanharei religiosamente de hoje em diante! Já está ali pra mim junto ao Mamilos nos podcasts essenciais, de utilidade pública mesmo.
Finalmente achei mais um podcast com uma proposta parecida com a do NBW, 20Centavos e o Mamilos. O conteúdo do podcast está redondo, excelente. O único problema é o áudio, em muitas partes está baixo demais ou alto demais, e as transições podem melhorar.
Já participei do Mamilos, em breve teremos a reciprocidade, espero eu!
Para quem possui uma vida corrida com pouco tempo para acompanhar os noticiários, seu podcast é p e r f e i t o !
Juliana, pare para respirar também, mas o b r i g a d o!
mais uma vindo do nerdcast 🙂