Xadrez Verbal Podcast #8 – Irã nuclear, BRICS e Grécia

O acordo nuclear do Irã foi uma boa? Tsipras traiu o movimento? O que teve no BRICS? O Filipe fala muito “querido”? Discutimos a dívida da Grécia, quem ganhou e quem perdeu com o acordo do Irã, a Declaração de Ufá, Oriente Médio, Papa, Bálcãs, Giro de Notícias, semana na História, Menino Neymar e o MERCOSUL, dicas culturais e uma nota de pesar.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, 18 horas, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

34 comentários

  • Como sempre, programa muito bom! Parabéns pela participação no Nerdcast, foi muito bem no programa. Gosto muito do seu trabalho e sempre recomendo. Abraço!

  • “a Austeridade não funcionou na Grécia”, primeiro q eles não fizeram uma austeridade de verdade, a conta não fecha a décadas e alguém tem que pagar essas despesas, e segundo que a economia grega é fraca e uma das mais reprimidas do mundo. É fácil culpar os outros pelo seus erros.

      • Era de se esperar da opinião de um Keynesiano, mas uma coisa concordamos, melhor coisa seria a Grécia sair da zona do Euro, cujo por sinal ela mentiu pra entrar. Ainda está muito cedo pra falar se algo foi completamente inútil pra um país como a Grécia que ainda continua com gastos excessivos e uma economia ruim que tem. A Irlanda ta se recuperando, a Inglaterra também e estão fazendo austeridade, sem contar na Alemanha que começou a conter gastos bem antes de todos. E acredito que estão supervalorizando a Grécia na saída do euro, seria melhor pra todos, talvez pra Grécia durante uma década. É lindo viver num mundo onde podemos gastar o que não temos e depois culpar por todos nossos erros aqueles que nos emprestaram dinheiro mesmo que estes fora o capeta.

        • A Grécia não mentiu para entrar, pressionaram a Grécia, pelo custo político do projeto, o que também está ligado a sua permanência na zona do Euro. Falamos um pouco disso no podcast anterior. Um abraço.

          • Ok, mas como eu disse, ele é Keynesiano e sabe quando um Keynesiano vai falar mal de gasto publico? NUNCA, fica difícil levar a sério uma pessoa dessas quando a sua análise está pondo em balança sua ideologia. É questão de matemática, austeridade não está ai porque querem, inocentar a Grécia é uma cegueira ideológica gritante. Uma coisa é certa, uma moeda unica pra economias tão diferentes para povos que não estão dispostos a ajudarem um ao outro é ingenuidade, logo, os países que não estão no mesmo ritmo das economias mais fortes sofrerão no caminho. Vamos ver os próximos capítulos dessa novela.

          • Primeiro, termos como NUNCA ou SEMPRE costumam ser perigosos, recomendo que os evite (e escrevo isso numa boa).

            Segundo, ok, se for pra seguir o seu raciocínio, eu poderia dizer “e quando um liberal vai falar bem de gasto público? NUNCA”. É a mesma coisa, também é uma perspectiva ideológica. O que não dá, e é muito comum por parte dos liberais e dos autodeclarados libertários brasileiros, é o monopólio da racionalidade. O liberalismo é racional e o resto é “ideologia’. Não, liberalismo também é ideologia.

            E, terceiro, uma pauta de texto que tenho faz tempo. Sabe pq Economia não é um curso universitário de “exatas”? Exatamente pq não é mera “questão de matemática”, pra usar suas palavras. O caso da Grécia e do Euro tem seus maiores componentes em elementos políticos, não matemáticos.

            O processo do Euro pré e pós-2008 mostra isso, a entrada da Grécia e a consolidação do Euro mostram isso, os esforços pra manutenção da Grécia dentro do Euro mostram isso. O que está em risco não é um balanço fiscal ou uma carteira de investimentos, mas um projeto político ambicioso.

            Um abraço.

          • Por isso que quando um liberal da sua opinião eu também fico com pé atrás, tipo os Mises da vida, qualquer assunto que eles falarem já sei a introdução, desenvolvimento e conclusão. Eu tento ser pragmático, nem sempre consigo mas tento, uma pessoa, empresa, nação por anos gastar mais que arrecada é matemática, é insustentável, foi apenas nesse ponto que enfatizei, e essa matemática vai dar resultado com muitos outros países ainda com dividas absurdas. Um problema pode ter mais de uma resposta, não necessariamente a austeridade é necessária, só que a Grécia passou a muito tempo de começar a pensar numa resposta, e o partido do Tsipras já pegou o bonde andando querendo mudar a direção, faltou tempo, agora é tarde.
            Todo o projeto de vocês é fantástico, continuem que tem futuro brilhante. Abrs.

      • Paul Krugman não tem mais moral nenhuma, virou piada entre os economistas, começou a enloquecer, não é porque alguem ganhou o nobel que tera credibilidade até a morte…

        • Vc me critica por uma leitura ideológica. E faz uma leitura ideológica.

          Me critica por supostamente “desqualificar” Netanyahu. Além de não entender a análise feita, vai lá e…desqualifica o Krugman.

          Seu comentário inicial foi praticamente um espelho.

          Um abraço

  • Caraca, a faculdade de historia embute realmente o esquerdismo na mente das pessoas, não ouvi nenhuma analise sobre os absurdos e insustentáveis gastos do governo gregos, insustentável (o diheiro uma hora acaba) ao invés disso usaram a figura hoje totalmente caricata, paiul krugman (que pediu investimento em combate a alienigenas) para pedir um perdão da divida, e quem sofre são os cidadãos, esquece que os mesmos cidadãos se beneficiaram dessa fartura sem se preocupar com quem pagaria a conta, bom a onta uma hora chega; sobre o acordo com o Irã, só desqualificaram netanyahu, é claro e óbvio que o Irã será um grande problema, mas todo esquerdista não liga e mais tarde vão coçar a cabeça sem saber o que aconteceu, mas não farão a meia culpa e vão dizer que sempre acharam que o acordo não deveria ter sido feito, sem claro dar os créditos a Netanyahu, continuarao a desqualifica lo, sobre o site opera mundi é um verdadeiro lixo, poderia ser facilmente confundida com um site do PT, pois tem as mesmas ideias ultrapassadas, da até coceira quando acidentalmemte clico em um link do facebook e cai la.

  • Aff foram pro nerdcast, agora vcs vão ficar mainstream e eu como um ouvinte das antigas vou ter que começar a falar mal de vcs.

  • Felipe poucos sabem que o NetFlix pagando-se o plano padrão são permitidos dois pontos simultâneos em HD. Curiosamente um ponto somente é mais caro. E há um plano de 4 pontos. Então usar dois pontos não é ilegal. Se passar de dois Block!
    De resto mais um podcast show de bola, descontraído e informativo.
    Gostaria de saber qual música é o Tango ou a banda/cantora ao menos. Já enjoei de ouvir somente as versões do Libertango!

  • Aumenta o som ai Xadrez.

  • Eu só não fiquei tão órfã pq conheci na semana passada, através do Nerdcast. Mas confesso que larguei todos os podcasts para ouvir um por um do Xadrez. Eu faço história e “não tenho medo de falar a verdade”, rs, sempre tive dificuldade em ler sobre política e até de encontrar o que eu queria ler, vcs são perfeitos, me atualizam, eu me divirto e fico mais empolgada com a faculdade e querendo muito trabalhar com vocês!!!! 🙂 Ta aí a dica!
    #sonhando Eu amo esse podcast!!! Beijo Matias e Filipe!!!

  • Vcs podiam colocar em mp3 pra baixar.

  • Acabei de descobrir seu podcast. Temática excelente e bons comentários.

    Um comentário sobre forma, e não conteúdo: Tem de dar uma padronizada no som aí. Um dos mics variava entre baixo e muito baixo e o outro variava entre alto e muito alto.

  • Cheguei aqui pelo Nerdcast. Finalmente achei um bom podcast sobre politica sem a seriedade a nível chato.

    Já baixei tudo e to fazendo maratona hehe
    Bom trabalho!!

  • Sou mais um vindo do Nerdcast e, nossa, finalmente encontrei algo que vinha há tempos procurando… um podcast de notícias, mas que não seja de jogos e filmes. Extremamente informativo, e na medida certa no aprofundamento do assunto, sem pegar demais em nomes pra quem não está muito por dentro. Parabéns, vou ouvir todos do arquivo e acompanharei religiosamente de hoje em diante! Já está ali pra mim junto ao Mamilos nos podcasts essenciais, de utilidade pública mesmo.

  • Finalmente achei mais um podcast com uma proposta parecida com a do NBW, 20Centavos e o Mamilos. O conteúdo do podcast está redondo, excelente. O único problema é o áudio, em muitas partes está baixo demais ou alto demais, e as transições podem melhorar.

  • Para quem possui uma vida corrida com pouco tempo para acompanhar os noticiários, seu podcast é p e r f e i t o !

  • mais uma vindo do nerdcast 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s