Xadrez Verbal Podcast #7 – Grécia, LGBT e Moçambique

Óia o plebiscito! Não é mentira! Óia o FMI! Também não é mentira! Nos despedimos de Junho com a crise na Grécia, a volta de Dilma pro Brasil e homossexualidade deixando de ser crime em Moçambique. Além dos giros de notícias, convite para uma pesquisa, semana na História, dicas culturais e uma nova sessão em homenagem ao menino Neymar. Tudo isso com a culinária da avó do Obama.

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, 18 horas, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

12 Comentários

  • Pingback: Xadrez Dominical – Plebiscito na Grécia | Xadrez Verbal

  • Curti o podcast, estou ansioso para o de semana que vem com toda a repercussão da vitória do não e parabéns ao broder q vai ser pai 😀

  • Mais uma vez, podcast foda! Já está entre os meus favoritos. Recomendadíssimo e cada vez melhor. Parabéns.

  • Bom dia! Tarde! Noite ou Madrugada meus historiadores prediletos!
    Parabéns pelo trabalho, por me atualizarem politicamente e me dar boas indicações para o fim de semana.
    Parabéns ao Matias pelo herdeiro que vem aí “virado no trem”!
    Sobre o patreon a resposta é sim, e sim.
    Gostaria de apontar um momento e fazer uma correção ao nosso querido Matias.
    O momento em questão é a voz embargada e cheia de sentimentos de Filipe ao falar sobre a causa gay pelo mundo. Emocionante.
    E quanto ao nosso querido Matias, aos 24:04 fala que é uma lenda que as rádios piratas derrubam aviões.
    Pois bem, elas podem tirar uma aeronave de rota, prejudicar o rumo e até mesmo levar as aeronaves a colidirem com alguma formação geológica.
    A pergunta a seguir após uma alegação dessas é, como?
    A navegação aérea pode se dar através de vários auxílios à navegação, sendo um deles conhecido como o NDB (Non Directional Beacon, algo como radiofarol não direcional). O NDB consiste em uma antena que emite ondas de rádio de baixa a média frequência, onde uma aeronave que possui um equipamento para “sentir” e captar essas ondas, conhecido por ADF (Automatic Direction Finder, algo como localizador automático de direção).
    De modo simples funciona assim, você sintoniza o ADF com a frequência do NDB, vai até ele e depois que passar sintoniza no próximo como se você fosse de ponto a ponto.
    Em resumo se você quer ir do aeródromo A até o aeródromo B, você pode se guiar pelos NBD’s do caminho de ponto a ponto.
    A questão é quando você não tem um NDB em sua rota, então você pode sintonizar o ADF com as frequências de rádios locais entre uma cidade e outra, procedimento este descritos em cursos de aviação,ou controle de tráfego aéreo, inclusive as rádio locais estão catalogadas no ROTAER, uma publicação da aeronáutica sobre aeródromos e auxílios a navegação de todo o país.
    Quando uma rádio pirata emite ondas na mesma frequência de uma rádio de outra cidade, isso pode causar uma confusão ao piloto, que passará a seguir o sinal da rádio pirata pensando em estar seguindo a rádio local.
    Pode parecer uma confusão boba e até inocente, mas imagine estar na pele do piloto, sem GPS e sem ter a mínima noção de onde está, podendo pegar um mal tempo e colidir com um morro ou algo do tipo, e o pior se o combustível restante não der para ele corrigir e ir para o destino ou voltar para a origem, invariavelmente esse piloto terá de realizar um pouso forçado, um eufemismo para “cair da melhor maneira”.
    Lógico que o NDB é um recurso antigo, que os aviões modernos utilizam a tecnologia RNAV, ou GNSS (GPS), mas não devemos esquecer que o NDB ainda é utilizado, por pilotos com menos grana para comprar equipamentos para utilizarem essa tecnologia mais avançada.

    Desculpem-me pelo extenso comentário, sei que o mesmo sai do foco do podcast, bem como está muito enxuto sobre o tema.

    Forte abraço para vocês!

  • Grandes oráculos da política internacional, excelente programa mais uma vez. A semana e os debates são deveras enriquecidos depois de ouvir e ler o Xadrez Verbal. Continuem com o excelente trabalho! Abraço!

  • Sobre a questão do financiamento perguntado sobre experiências fica algumas informações:
    Um sujeito que não lembro mais quem é fazia uma revista de jogos de tabuleiros muito boa. Fazia sozinho e distribuia de graça.
    Um dia inventou assinatura (depois de umas 15 edições!) para ter acesso. Não durou três meses.
    Na minha área de informática tenho visto muito o ícone do PayPal para as pessoas poderem fazer doações. O problema do podcast é que poucos talvez queira ir ao site. Para isso é preciso uma âncora e não somente um apelo.
    A solução provável seja anúncios pagos como faz o Café Brasil (mas é o Café brasil, muita audiência)
    Outra dica é que descobri vocês para meus estudos para o concurso IRB-MRE. Ta ai um bom público alvo que necessitam de informações históricas e recentes sobre RI, história e geografia. Basta arrumar a página para que o google tragam eles para vocês.

  • Só pra registrar, faz falta no final de semana. Aprecio muito o trabalho de vocês. Abraço.

  • Conheci o programa de vocês essa semana e já escutei todos, independente de Patrion ou Paypal, irei contribuir com certeza, ou opção anunciante também só não pode acabar o programa.

  • Gostei muito do novo quadro Filipe! Sou muito fã do Neymar Jr! Rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.