Xadrez Dominical – 60 anos do Desastre de Le Mans

Caros leitores, em Onze de junho de 1955 ocorreu o maior desastre do automobilismo, nas 24 Horas de Le Mans. Oitenta e três espectadores morreram, além do piloto Pierre Levegh. Mais de cento e vinte ficaram feridos e o acidente fez com que a empresa alemã Mercedes abandonasse o esporte motorizado por décadas. O Xadrez Dominical de hoje é sobre os sessenta anos do desastre e sobre a tradicional corrida de 24 Horas de Le Mans.
A primeira dica é o acidente. As imagens são fortes, mas o registro histórico deve ser feito.
A segunda dica é o filme Le Mans, de 1970, dirigido por Lee H. Katzin e estrelando Steve McQueen. Um dos grandes filmes de automobilismo, com muitas cenas de corrida.
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: Michael Delaney (Steve McQueen) é um americano que é piloto de corridas. Ele retorna ao circuito de Le Mans, na França, determinado a vencer, a despeito de ter quase morrido um ano atrás. Lá sente-se atraído por Lisa Belgetti (Elga Andersen), a viúva de um piloto que morreu no mesmo acidente, sendo que há uma grande possibilidade de Delaney ter sido causador do trágico acidente.
A terceira dica é o filme Um homem, uma mulher, de 1966. O filme é um drama e um romance, mas com eventos reais do automobilismo mundial como pano de fundo, incluindo a tradicional prova das 24 Horas de Le Mans. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Trailer
Sinopse do AdoroCinema: Durante uma tarde de domingo, visitando seus filhos no colégio interno, o piloto de corridas Jean-Louis Duroc e Anne Gauthier se encontram. Assim continua nos próximos fins de semana, eles vão conhecendo um ao outro e logo descobrem que ambos são viúvos, perderam seus parceiros recentemente. Depois de uma grande amizade, eles começam um relacionamento, mas a memória dos amores perdidos ainda é muito forte…
A quarta dica é o documentário da BBC The Deadliest Crash (A batida mais mortal), sobre o desastre de 1955. Infelizmente, não encontrei o documentário legendado.
Documentário na íntegra e no idioma original
A quinta e última dica é para o leitor que queira simular as 24 Horas de Le Mans. Quando digo simular, vários jogos de computador e de videogame permitem recriar as corridas de Le Mans, mas um deles permite a reprodução sem comprimir o tempo. Isso mesmo, você pode jogar as 24 Horas de Le Mans por vinte e quatro horas no jogo GRID.
Gameplay em Le Mans
A menção do post de hoje vai para o dia 10 de junho, Dia de Camões, 435 anos do nascimento do poeta português. Sua obra, hoje, é de domínio público. Exemplo é o que é talvez sua principal obra, Os Lusíadas, disponível na íntegra, em PDF, para download, aqui.
Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Me deixa impressionado ver como as pessoas não percebiam o quanto era arriscado assistir o automobilismo naquela distância da pista. E o pior que esse tipo de acidente, que ocorreu em 55 nas 24h, se repetiu em outros circuitos pelo mundo. Vlw pelas dicas.