Xadrez Dominical – 60 anos do Desastre de Le Mans

Caros leitores, em Onze de junho de 1955 ocorreu o maior desastre do automobilismo, nas 24 Horas de Le Mans. Oitenta e três espectadores morreram, além do piloto Pierre Levegh. Mais de cento e vinte ficaram feridos e o acidente fez com que a empresa alemã Mercedes abandonasse o esporte motorizado por décadas. O Xadrez Dominical de hoje é sobre os sessenta anos do desastre e sobre a tradicional corrida de 24 Horas de Le Mans.

A primeira dica é o acidente. As imagens são fortes, mas o registro histórico deve ser feito.

A segunda dica é o filme Le Mans, de 1970, dirigido por Lee H. Katzin e estrelando Steve McQueen. Um dos grandes filmes de automobilismo, com muitas cenas de corrida.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Michael Delaney (Steve McQueen) é um americano que é piloto de corridas. Ele retorna ao circuito de Le Mans, na França, determinado a vencer, a despeito de ter quase morrido um ano atrás. Lá sente-se atraído por Lisa Belgetti (Elga Andersen), a viúva de um piloto que morreu no mesmo acidente, sendo que há uma grande possibilidade de Delaney ter sido causador do trágico acidente.

A terceira dica é o filme Um homem, uma mulher, de 1966. O filme é um drama e um romance, mas com eventos reais do automobilismo mundial como pano de fundo, incluindo a tradicional prova das 24 Horas de Le Mans. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Durante uma tarde de domingo, visitando seus filhos no colégio interno, o piloto de corridas Jean-Louis Duroc e Anne Gauthier se encontram. Assim continua nos próximos fins de semana, eles vão conhecendo um ao outro e logo descobrem que ambos são viúvos, perderam seus parceiros recentemente. Depois de uma grande amizade, eles começam um relacionamento, mas a memória dos amores perdidos ainda é muito forte…

A quarta dica é o documentário da BBC The Deadliest Crash (A batida mais mortal), sobre o desastre de 1955. Infelizmente, não encontrei o documentário legendado.

Documentário na íntegra e no idioma original

A quinta e última dica é para o leitor que queira simular as 24 Horas de Le Mans. Quando digo simular, vários jogos de computador e de videogame permitem recriar as corridas de Le Mans, mas um deles permite a reprodução sem comprimir o tempo. Isso mesmo, você pode jogar as 24 Horas de Le Mans por vinte e quatro horas no jogo GRID.

Gameplay em Le Mans

camoesA menção do post de hoje vai para o dia 10 de junho, Dia de Camões, 435 anos do nascimento do poeta português. Sua obra, hoje, é de domínio público. Exemplo é o que é talvez sua principal obra, Os Lusíadas, disponível na íntegra, em PDF, para download, aqui.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Anúncios

um comentário

  • Me deixa impressionado ver como as pessoas não percebiam o quanto era arriscado assistir o automobilismo naquela distância da pista. E o pior que esse tipo de acidente, que ocorreu em 55 nas 24h, se repetiu em outros circuitos pelo mundo. Vlw pelas dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s