Xadrez Verbal Podcast #1 – A semana na política internacional

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira, 18 horas, em menos de uma hora, você se atualiza e se informa.
Na estreia do podcast do Xadrez Verbal, discutimos os imigrantes resgatados no Mediterrâneo, a crise política com a Rússia refletida na Parada da Vitória, o Banco Central Brasileiro e o Banco dos BRICS, além de giro de notícias, a semana na História e dicas culturais, para você se manter atualizado.

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa. 

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

central3A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.

 


assinaturaFilipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

Anúncios

21 comentários

  • Gostei! Ótima ideia, facilita muito a vida ter alguém pra explicar com um pouco mais de profundidade o noticiário de politica!

  • Nossa Filipe, muito obrigada, de verdade!
    Há no Brasil uma extrema dificuldade informativa: nos habituamos a receber os conteúdos prontos e acabados, e custamos entender a origem de tudo o que vem acontecendo. Na verdade, acho até que são poucos os que QUEREM saber a origem, isso na verdade pouco está importando nos dias de hoje.
    Percebo isso pelos meus colegas de escola (estou no segundo ano do Ensino Médio), que simplesmente não entendem o porquê de se estudar História: argumentam que ”já foi a muito tempo, e que este estudo não faz diferença nenhuma em nossa vida”, e isso está sendo um problema hoje em dia.
    Acredito que a ignorância seja a pior de todos os defeitos. E pode parecer clichê, mas só entendemos o presente olhando para o passado (você entende isso melhor do que eu, com certeza).
    Não que eu não seja uma ignorante (e nem me ache melhor, longe disso), mas eu tento o máximo o possível entender essas coisas que estão ocorrendo agora. Tenho o hábito de assistir o Jornal da Cultura no próprio Youtube, que apesar de um pouco tendencioso (o que é inevitável), me estimula a debater e procurar saber ainda mais.
    E agora (para minha enorme felicidade), tem o seu canal e seu blog (obrigada Pirulla!), que está também cumprindo esse papel (e que ideia fantástica do podcast!).
    E além de toda essa contribuição social e acadêmica que você nos proporciona, ver todo esse seu trabalho me faz ter cada vez mais certeza de que irei lecionar História.
    É frustrante estudarmos a História e percebermos que estamos sempre repetindo os mesmos erros. E é muito difícil evitar de repeti-los. Sempre buscamos soluções, e quando a encontramos dificilmente saem dos papéis (quase a colocamos como impraticáveis). E você está conseguindo mudar alguma coisa, não tenha dúvidas!
    Muito obrigada mesmo e tudo de bom pra você!
    Mariana Alves

    • Cara Mariana, até tentei te achar numa rede social, para poder responder melhor. Muito obrigado por seu comentário, fico lisonjeado e comovido pelo carinho demonstrado.

      Se eu puder ajudar em qualquer coisa sobre eventuais perguntas sobre seu futuro, estou ao dispor.

      Um abraço e tudo de bom para você, em dobro

    • Acho que achei minha versão feminina kkkkkk
      Pensei que eu era o único estudante de ensino medio nesse Brasil que entrava no youtube pra assistir o Jornal da Cultura, que também acaba tomando partido em vários temas, o que é inevitável, mas só pelo fato de possui dois comentaristas, pessoas que entendem do assunto, debatendo sobre as reportagens é incrível. Há muito tempo desisti de assistir esses jornais que só passam a informação, sem nenhum tipo de aprofundamento.
      Também reparo muito isso na minha sala, e chegar a dar desespero ver essa falta de interesse das pessoas.
      E quero dizer que tenho todos esses mesmos elogios feito pela Mariana para vc Filipe, e também ao Pirula (por quem conheci seu canal) e ao canal do slow, que são os únicos canais que conheço desse estilo, mas através dos quais já aprendi muito!
      Se alguém tiver mais alguns canais e puder me indicar, ficaria muito grato. Inclusive estou procurando algum canal em inglês desse estilo, que trate sobre esses temas, para além de treinar meu inglês, aprender mais sobre a visão das pessoas em outros lugares do mundo.

  • Filipe, o RSS não está funcionando no Podkicker (não sei se está funcionando em outros agregadores de podcast). Acho que não está reconhecendo a url para o arquivo mp3 no post. Ainda não ouvi o episódio, assim que ouvir volto aqui pra comentar sobre ele. Seu trabalho é excelente! Abraço.

  • Só uma dica para o podcast: coloca uma vinheta entre um tópico e outro. Dessa maneira não fica muito confuso entre um tópico e outro. Vocês estão muito bons, mas a falta de um elemento que dê pausa entre um assunto e outro torna um pouco confuso.
    Outra coisa se não for pedir muito, tem como vocês criarem podcast com um tema central? Tipo: hoje o podcast vai falar sobre a questão da reforma agrária. Dessa maneira vocês podem ter a notícia, mas uma discussão central que pode ser do interesse de vocês mesmo.

    • Anderson, ele terá vinhetas, feitas com as músicas utilizadas. Decidimos colocar no ar antes das vinhetas prontas.

      Sobre um tema central, faremos isso quando tivermos convidados. Um abraço

  • Gostei muito do podcast. Curti muito os comentários de vocês das notícias e é muito legal ter um programa mais longo do que os vídeos no Youtube, possibilitando ter mais discussão sobre os temas. Aguardo os próximos!

  • Excelente Podcast! Canal no youtube está perfeito! Seria ótimo ter uma leitura de comentários também(no podcast). Forte abraço, Filipe! Aguardando ansiosamente pelos próximos 🙂

  • Muito bom ter um podcast do xadrezverbal… gostaria de deixar uma critica construtiva de ter un link para os podcasts no barra de menu principal.

  • Filipe, não achei o podcast no itunes não, mas excelente ideia, pra mim a melhor mídia que existe é o podcast! Abração.

  • Que trabalho excepcional o podcast de vcs! Olha, parabéns… Conteúdo inteligente com humor na medida certa!
    Keep going… Nota 10!

  • NAO EH CRITICA !!! APENAS OPINIAO…
    A HP DO PODCAST ESTA MUITO POLIUDA ….
    PARABENS

  • Não consegui achar o Podcast pelo Itunes, ele está com o nome diferente? quando será disponibilizado?

  • Nossa, estava atrás de um podcast voltado as relações políticas internacionais e o xadrezverbal me aparece e põe fim a minha procura. Muito bom, ri e me informei bastante com os comentários nesse primeiro áudio e, com certeza, virarei mais um ouvinte assíduo dos podcasts.

  • Não estou conseguindo baixar este podcast.Os links disponíveis somente permite ouvi-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s